Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

04/10/2023

Tetragon - Discografia.

“Tetragon” foi uma banda de curto período de duração do norte da Alemanha. A banda foi derivada de outra, anteriormente chamada de Trikolon, formada pelos amigos de escola Hendrik Schapper (órgão, trompete), Rolf Rettberg (baixo) e Ralph Schmieding (bateria). Eles tocavam majoritariamente versões cover de músicas do The Nice, porém, algumas vezes também se aproximavam do estilo da banda holandesa Ekseption, assim como de clássicos do blues como “Spoonful” e “I’m a Man” em uma interpretação a lá “Cream”. Estas se misturavam a longas improvisações e influências do jazz de Miles Davis, do qual Schmieding era grande fã. Eles se tornaram bastante conhecidos localmente e gravaram até mesmo um álbum ao vivo do qual foram prensadas 150 cópias. Em 1971 Schmieding decidiu sair da banda para se concentrar em seu trabalho diário, deixando os dois integrantes remanescentes procurando por substitutos. Em sua escola eles encontraram o talentoso guitarrista Jürgen Jaehner e o baterista Achim Luhrmann e montaram um quarteto chamado Tetragon. A banda não tinha um estilo musical predeterminado, eles tocavam diferentes estilos ao longo do tempo, dando preferência ao blues (por seu impacto emocional), jazz e música clássica (adaptando Bach inclusive).
 


O primeiro disco do grupo, “Nature”, foi produzido de maneira bastante amadora, usando um gravador Revox A77 e sete microfones posicionados estrategicamente para capturar o som de cada instrumento. A gravação aconteceu em uma antiga fazenda que foi transformada em uma casa por alguns amigos dos pais de Luhrmann. Gravar duas vezes era impossível e muitas imperfeições tiveram de ser evitadas na gravação “ao vivo” da banda, a qual, no entanto, inspirou os membros para uma performance impressionante. Schapper tocou órgão e clavinet e simultaneamente, com uma mão em cada teclado. Enquanto isso Jürgen Jaehner trocava para o violão imediatamente após um solo de guitarra. A maioria das faixas é inteiramente instrumental, apenas a faixa título do disco possui vocais. O som varia entre o Rock Progressivo, Krautrock e Jazz Rock Fusion.

Lançaram mais um disco no mesmo ano chamado Stretch e com algumas mudanças na formação em 1973 lançaram o álbum Agape, todos os discos seguem a mesma linha musical do primeiro.

Integrantes.

Nature & Stretch (1971)

Hendrik Schaper (Teclados)
Jurgen Jaehner (Guitarras)
Rolf Rettberg (Baixo)
Joachim Luhrmann (Bateria)


Agape (1973)

Norbert Wolf (Baixo, Percussão)
Joachim Luhrmann (Bateria)
Jürgen Jaehner (Guitarra, Percussão)
Hendrik Schaper (Teclados, Percussão)


Nature (1971)
01. Fugue
02. Jokus
03. Irgendwas
04. A Short Story
05. Nature
06. Doors In Between (Bonus, Live 1972)


Zippyshare.

Uloz.to.

Stretch (1971)
01. Snowstorm
02. Listen Here
03. The Light
04. Hovering Stones 
05. Dragon Song


Zippyshare.

Uloz.to.
 
Agape (1973)
01. Stage Fright Train
02. Agape
03. Hurry On Down
04. A German Western
05. Freedom Jazz Dance
06. For Example


Zippyshare.

Uloz.to.
 
 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.