Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

22/08/2023

The Ghost - When You're Dead ..One Second (1970)

A capa sinistra do quinteto envolto numa espécie de neblina num aparente cemitério abandonado, reflete de imediato na nossa imaginação uma espécie de banda sonora para se tocar em funerais. Como não se encontra discos dos The Ghost com um simples estalar dos dedos, tive de recorrer ao Youtube para ouvir a banda. Como adoro conjuntos com um pé no Psicodelismo e no Prog Rock (com um cheirinho de Hard Rock), senti de imediato com a banda uma sintonia muito confortante. Próximo passo, tentar encontrar o disco.
 

Com os astros alinhados a meu favor, eis que naquele preciso momento "When You´re Dead - One Second", havia sido relançado em vinil há pouco tempo pela editora Italiana Mellotron Records num pacote muito interessante. Estávamos em 2010, uma altura em que as raridades musicais estavam a vir ao de cima com muitos relançamentos interessantes, e este, não fugia à regra. 

Tendo como abertura o tema titulo, somos de imediato arrebatados pelos acordes maravilhosos do órgão de Terry Guy e da guitarra de Paul Eastment. A maestria das teclas e guitarra neste disco ganham uma dimensão astral,  "abafando" de certa forma o resto da banda e ganhando um protagonismo extra em relação aos outros instrumentos. Contudo, como em qualquer boa equipa, as estrelas só brilham se jogarem em conjunto e nunca individualmente. 

A voz de Shirley Kent, que divide as vocalizações com Paul Eastment, é poderosa Q.B. para provocar calafrios aos mais desatentos. Se é ousada em temas como "In Heaven", em "Hearts And Flowers" é intimista o suficiente para cativar o ouvinte. Sobre este último tema Shirley em 2009 escreveu o seguinte: 

"My song Hearts and Flowers from the 1970 GHOST álbum. Now being used in a film! Dear Lemom Lima. As I always say, songs have a life of their own. I still care for my song, and it reminds me of so many things about those days. I can see the people, the laughter we shared within the band. The days in Paul's house rehearsing. It is all as fresh in my memory as if it was last week. What a treasure." 

O meu tema favorito é "Too Late To Cry"onde este chega a roçar o Hard Rock com um riff contagiante e um delicioso solo por parte de Paul Eastment. Ainda neste tema as performances do baixista Daniel Macguire e do baterista Charlie Grima são soberbas! 

"Night Of The Warlock" e "Indian Maid" abrem com requinte o Lado B, envoltas num constante misticismo musical a desaguar naquilo que considero serem "momentos fúnebres ancestrais". Os restantes temas "passeiam" maestria numa marcha elegante de atributos mais que suficientes para me convencer que estou perante um grande disco. 

Como complemento, Paul Eastment esteve também ligado aos Velvett Fog, chegando a participar num disco em 1969.

Integrantes.

Daniel MacGuire (Baixo)
Charlie Grima (Bateria, Percussão)
Paul Eastment (Guitarra)
Terry Guy (Teclados, Piano)
Shirley Kent (Vocais)
 
 
01. When You're Dead (4:25)
02. Hearts And Flowers (2:54)
03. In Heaven (3:21)
04. Time Is My Enemy (4:06)
05. Too Late To Cry (5:04)
06. For One Second (5:25)
07. Night Of The Warlock (4:22)
08. Indian Maid (4:21)
09. My Castle Has Fallen (2:57)
10. The Storm (3:36)
11. Me And My Loved Ones (4:09)
12. I've Got To Get To Know You (4:02)
(320Kbps)

 
 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.