Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

29/08/2023

David Gilmour - Discografia.

David Jon Gilmour, CBE (Cambridge, 6 de Março de 1946) é um guitarrista e cantor britânico, vocalista da banda inglesa Pink Floyd, tendo também editado álbuns a solo bem como colaborado com outros artistas. Depois da saída de Roger Waters a meio da década de 1980 tornou-se a principal figura da banda. Foi considerado o 14º melhor guitarrista do mundo pela revista norte-americana Rolling Stone.
 


Biografia.

Nomeado Doutor em arte, nasceu em Cambridge, Inglaterra e cresceu em Grantchester Meadows. Seu pai Douglas Gilmour, foi um professor de Zoologia da Universidade de Cambridge. Sua mãe Sylvia também era professora. A sua educação teve lugar na Waldorf School e foi durante muitos anos um modelo para essa escola, tendo no entanto descrito a sua educação como “horrível”. Aos 13 anos ganhou seu primeiro violão, e foi então que tudo começou. 

Pink Floyd.

Conheceu Syd Barrett desde infância, andaram na mesma escola, Colégio de Artes e Tecnologia de Cambridge, embora não tenha pertencido a formação inicial dos Pink Floyd. Seu primeiro grupo chamava-se Joker’s Wild para quem começou a tocar em 1963. A banda mudou o seu nome para Flowers em 1967 tendo acabado nesse mesmo ano, tendo Gilmour formado os Bullitt. Juntou-se aos Pink Floyd em Janeiro do ano seguinte. A história de Gilmour com o Floyd começou em 1968, quando Dave foi convidado a integrar a banda de um antigo amigo de colégio; Roger Keith 'SYD' Barrett. Esta banda era o Pink Floyd (formado na época por Syd, Roger Waters, Richard "Rick" Wright e Nicholas "Nick" Mason). O grupo fez quatro ou cinco shows com os cinco integrantes. Logo depois, Syd, que infelizmente já apresentava sinais de grave desordem mental, foi forçado a se afastar do Floyd. Syd era aluno de guitarra de David Gilmour. 

O primeiro disco do Pink Floyd a ter Gilmour como guitarrista foi "A saucerful Of Secrets" de 1968. E o primeiro crédito de David por autoria no Pink, foi pela faixa instrumental que dá nome ao disco. O prestígio da banda cresce nos anos seguintes com os discos Ummagumma, Atom Heart Mother e Meddle, além das trilhas sonoras para dois filmes, More e Obscured By Clouds. O comando da banda havia sido assumido aos poucos com maestria por David Gilmour, que dividia com Roger Waters a responsabilidade de compor as músicas da banda. 

Em 1973 a banda grava The Dark Side Of The Moon, um dos álbuns mais bem sucedidos da história, que viria a permanecer mais de 20 anos entre os mais vendidos. Com este disco o Pink Floyd prova definitivamente que não dependia apenas do gênio de Syd Barrett e supera em todos os aspectos a obra prima que foi o primeiro disco. A EMI chegou a construir fábricas para fabricar exclusivamente este disco, que marca uma fase de trabalho conjunto e harmonia entre os membros da banda. 

Segue-se Wish You Were Here, um trabalho conceitual e um verdadeiro tributo a Syd Barret. O tema da ausência é o pretexto para indiretamente homenagear e analisar o gênio louco. Curiosamente durante as gravações deste disco Syd Barret compareceu ao estúdio, gordo, sujo e careca, com uma imagem tão degenerada que custou a ser reconhecido pelos companheiros. 

Animals, de 1977, inaugura a fase de protesto político-social da banda e também marca o início de um predomínio de Roger Waters sobre os outros músicos. O disco é baseado na peça teatral "A Revolução dos Bichos" de George Orwell e retrata as contradições e injustiças da sociedade capitalista. 

Durante as gravações de The Wall surgem os primeiros atritos entre os membros, com Roger Waters tomando para si o controle da banda. The Wall era um tratado sobre a solidão e sobre o poder esmagador do sucesso, mas era antes de tudo uma autobiografia do que Roger Waters se supunha ser. A obra, logo tachada de ópera rock, seria lançada também em forma de filme. 

Com o álbum The Final Cut agravam-se os problemas de relacionamento entre os membros, com Roger Waters tendo despedido Rick Wright e relegado os outros componentes da banda a pouco mais do que músicos de estúdio. Waters compôs o conceito e praticamente a totalidade das músicas, além de ter sido o responsável por todos os vocais. O álbum na realidade deveria ser um trabalho solo, mas a gravadora achou que seria mais lucrativo lança-lo como trabalho da banda. 

Brigas entre os componentes restantes levaram Roger Waters a deixar o grupo em 1985 assumindo que sem ele o Pink Floyd se desmembrariam. Em vez disso, David Gilmour assumiu por completo o controle da banda e criou A Momentary Lapse Of Reason. Ele explica:

"Eu tinha vários problemas com a direção da banda no passado recente, antes de Roger sair. Eu achava que as músicas tinham muitas palavras, e que devido ao significado dessas palavras serem tão importantes, a música tinha-se tornado um mero veículo para as letras, o que não era muito inspirador...The Dark Side Of The Moon e Wish You Were Here tiveram um enorme sucesso, não apenas devido à contribuição de Roger, mas também porque havia um equilíbrio maior entre a música e as palavras do que em álbuns mais recentes. É isso que estou tentando fazer em A Momentary Lapse Of Reason focar mais na música, restaurando o equilíbrio." 

Em 1994, num clima de volta triunfal, após alguns anos sem gravar e sem se apresentar ao vivo, a banda volta com The Divison Bell, disco que teve excelente aceitação por parte da crítica e do público. Pouco mais tarde, em 1995 é lançado Pulse, uma outra gravação ao vivo. 

Concerto em Veneza.

Apesar dos vários protestos da vizinhança, e de representantes do patrimônio cultural local, o Pink Floyd arquitetou tal apresentação em um palco flutuante construído sobre uma balsa atracada no grande canal de Veneza. O concerto foi realizado no dia 15 de Julho de 1989 para 200 mil Pessoas e transmitido ao vivo pela TV para mais de 23 países, com um público de quase 100 milhões de pessoas. Os Fãs presentes no show assistiam tudo na praça em frente ao palco. Esse ambicioso projeto quase foi cancelado: dois dias antes, os responsáveis pelos monumentos históricos do município de Veneza tentaram impedir a apresentação, alegando que o altíssimo volume das caixas de som, emitiriam vibrações que poderiam danificar prédios históricos e outras obras esculturais. Tentando colocar panos quentes, organizadores, críticos e alguns políticos se responsabilizaram pela redução dos decibéis junto aos músicos, técnicos, e engenheiros de som. Com o contorno da situação, o show foi realizado com o Pink Floyd se apresentando imaculável como sempre, para uma multidão que ovacionava à cada música. O espetáculo com efeito de luzes sobre às águas foi magnifico. No dia seguinte os jornais não somente noticiavam a grandeza do concerto, como também contabilizavam os prejuízos. O estrago foi gigantesco: a cidade afundara duas polegadas devido ao peso das pessoas e a potencia descomunal do som no evento. Estátuas de mármore e prédios foram trincados, vidraças quebradas, postes de iluminação pública destruídos por pessoas que os escalavam para uma melhor visualização, além das 300 toneladas de lixo removidas com a ajuda do exército. Horas depois, autoridades vieram à público se desculpar com os moradores pelo transtorno, prometendo que jamais um evento igual se repetiria. No mesmo encontro, o vereador Silvan Siccarelli após manifestar suas desculpas, pediu seu afastamento do cargo, explicando ter sido ele um dos responsáveis pela realização do show. O fato é que, realmente um acontecimento musical como esse, nunca mais foi realizado nas águas do canal de San Marco. Feito único que coube somente ao Pink Floyd. 

Carreira solo.

Durante os intervalos musicais dos Pink Floyd, passava o tempo tocando como músico de estúdio, produzindo discos e até fazendo às vezes como engenheiro de som de palco para uma enorme variedade de espetáculos incluindo, Roy Harper, Kate Bush, The Dream Academy, Grace Jones, Arcadia, Bryan Ferry, Robert Wyatt, Hawkwind, Paul McCartney, Ringo Starr, Sam Brown, Jools Holland, Propaganda, Pete Townshend, The Who, Supertramp (juntos criaram o êxito "Brother where you bound" do álbum com o mesmo nome), vários "supergrupos" de solidariedade e muito mais. 

Lançou o seu primeiro álbum, na Primavera de 1978 simplesmente chamado de David Gilmour. O seu segundo álbum About face foi editado em 1984. 

Em 2002 fez uma série de concertos acústicos em Londres e Paris, juntamente com Rick Wright (tecladista do Pink Floyd) e uma pequena banda e coro, e que foi documentado na edição de David Gilmour in Concert. 

Recentemente em 2006 lançou mais um trabalho solo, "On An Island", considerado por ele o seu melhor trabalho em 30 anos. O álbum contou com um elenco de nomes de ouro na música, os quais já conhecidos pela maioria dos fãs de Gilmour como Guy Pratt, Jon Carin e Richard Wright , além das participações de David Crosby e Graham Nash, e a co-produção do guitarrista Phil Manzanera. 

No ano de 2008, Gilmour lançou o DVD Duplo "Remember That Night - Live at the Royal Albert Hall" que sintetizou os grandes shows deste seu, até aqui, último trabalho. No segundo semestre do mesmo ano, David lançou o álbum "Live In Gdànsk", gravado na Polônia no ano de 2006, em comemoração aos 26 anos do partido Solidariedade. Assim como em "Remember That Night", este disco traz raridades e clássicos do Pink Floyd, além de seus recentes trabalhos. 

Em outubro de 2010, foi anunciado o lançamento do álbum Metallic Spheres, da banda de música eletrônica The Orb, com a colaboração de David. O trabalho contém músicas inacabadas de Gilmour remixadas pelo The Orb em um novo formato de áudio tridimensional. 

Em julho de 2015, David Gilmour, divulgou o novo single. Chama-se "Rattle That Lock". A música contou com a participação do guitarrista da banda Roxy Music, o pianista Jools Holland e a mulher de Gilmour, Polly Sampson, que escreveu parte da letra. 

No início de setembro de 2015, David anunciou sua primeira vinda ao Brasil. Serão 3 apresentações, sendo 12/12 em São Paulo, 14/12 em Curitiba e 16/12 em Porto Alegre. Ainda haverá shows na Argentina e Chile. 

Vida pessoal.

Casou-se por duas vezes. Com sua primeira esposa, Ginger, teve quatro filhos: Alice (1976), Clare (1980), Sara (1982) e Matthew (1985). 

Sua atual esposa é a jornalista e escritora Polly Samson. Casaram-se em 1994 durante a turnê The Division Bell. Tem neste casamento mais quatro filhos: Charlie adotivo (é filho de Polly e do poeta, ator e dramaturgo Heathcote Williams) e três biológicos: Joe, Gabriel e Romany. 

É o membro mais novo do Pink Floyd. Foi convidado pouco tempo antes da saída de Syd Barrett da banda. O primeiro trabalho do Pink Floyd liderado por David Gilmour (após a era Roger Waters) foi o disco A Momentary Lapse of Reason que foi seguido por álbum duplo ao vivo chamado Delicate Sound Of Thunder. Depois de algum tempo fora, a banda voltou a lançar um disco com canções inéditas, The Division Bell. Em 1995 foi lançado outro álbum duplo ao vivo, gravado no teatro Earls Court, Londres, chamado Pulse, com direção e liderança de David Gilmour.

Reconhecido por ações humanitárias.

Ao longo de sua vida, tem colaborado ativamente em muitas organizações de caridade. Colabora com entidades como: Greenpeace, European Union Mental Health and Illness Association e Anistia Internacional. Realizou um projeto habitacional para os sem-teto e pessoas com deficiência intelectual. 

Em 1996 foi induzido no Hall da Fama do Rock and Roll com os Pink Floyd. Em Novembro de 2003 foi-lhe atribuída a Ordem do Império Britânico. 

A aviação.

David Gilmour é também um piloto experiente. Sua empresa, Intrepid Aviation, acumulou um impressionante conjunto de aeronaves históricas. Ele decidiu vender a Intrepid, pelo seguinte motivo: 

"A Intrepid Aviation foi para mim uma forma de fazer meu hobby pagar a si mesmo , mas, gradualmente ao longo de alguns anos a Intrepid Aviation tornou-se um negócio, que tive de administrar. De repente eu percebi que em vez de ser um passatempo que desfrutava era uma empresa e por isso decidi vende-la. Não sou mais seu proprietário. Tenho apenas um bom e velho biplano no qual passeio pelo céu de vez em quando ..."  Texto: Wikipédia.



Bitrate: 192Kbps.
 
Álbuns.

Jokers Wild - Jokers Wild (1965)
01. Why Do Fools Fall in Love
02. Walk Like a Man
03. Don’t Ask Me (What I Say)
04. Big Girls Don’t Cry
05. Beautiful Delilah


David Gilmour (1978)
01. Mihalis
02. There’s No Way Out Of Here
03. Cry From The Street
04. So Far Away
05. Short And Sweet
06. Raise My Rent
07. No Way
08. It’s Deafinitely
09. I Can’t Breath Anymore


About Face (1984)
01. Until We Sleep
02. Murder
03. Love On the Air
04. Blue Light
05. Out of the Blue
06. All Lovers are Deranged
07. You Know I’m Right
08. Cruise
09. Let’s Get Metaphysical
10. Near the End


David Gilmour & Friends - In Floyd We Trust (1984)
01.  Until We Sleep
02.  All Lovers Are Derranged
03.  Money
04.  Love On The Air
05.  Short And Sweet
06.  You Know Im Right
07.  Run Like Hell
08.  Blue Light
09.  Comfortably Numb


The Who e David Gilmour - Masters Of Music (1996)
01. The Real Me
02. The Dirty Jobs
03. I’ve Had Enough
04. 515
05. Drowned
06. Love Reign Over Me


On An Island (2006)
01. Castellorizon
02. On An Island
03. The Blue
04. Take a Breath
05. Red Sky at Night
06. This Heaven
07. Then I Close My Eyes
08. Smile
09. A Pocketful of Stones
10. Where We Start


Ron Geesin & David Gilmour - Cadogan Hall (2008)
CD 1.

01. Introduction (Spoken)
02. Untitled Piece for Ten Brass
03. Ron Geesin (Spoken)
04. I’m Not As Old As I Used To Be (Grand Piano)
05. Aphorisms & Poems (Spoken)
06. Fight Or Flight (’Eastern’ Banjo & Cello)
07. Conversation Piece With Banjo
08. Blue Blackbird (Bass Marimba & Choir)

CD 2.

01. Atom ‘art Mother (Spoken)
02. Atom Heart Mother Suite
A. Father’s Shout
B. Breast Milky
C. Mother Fore
D. Funky Dung
E. Mind Your Throats Please
F. Remergence
G. Reprise

Live In Gdansk (2008)
CD 1.

01. Speak To Me
02. Breathe (In The Air)
03. Time
04. Breath (In The Air-Reprise)
05. Castellorizon
06. On An Island
07. The Blue
08. Red Sky At Night
09. This Heaven
10. Then I Close My Eyes
11. Smile
12. Take a Breath
13. A Pocketful Of Stones
14. Where We Start

CD 2.

01. Shine On You Crazy Diamond
02. Astronomy Domine (From Abbey Road)
03. Fat Old Sun
04. High Hopes
05. Echoes
06. Wish You Were Here
07. A Great Day For Freedom
08. Comfortably Numb

CD 3: Bonus.

01. Shine On You Crazy Diamond
02. Dominoes
03. The Blue
04. Take A Breath
05. Wish You Were Here
06. Coming Back To Life
07. Find The Cost Of Freedom
08. This Heaven
09. Wearing The Inside Out
10. A Pocketful Of Stones
11. Where we Start
12. On The Turning Away


The Orb Featuring David Gilmour - Metallic Spheres (2010)
CD 1.

01. Metallic Side
02. Spheres Side
 

CD 2.

01. Metallic Side (3D60™ Version)
02. Spheres Side (3D60™ Version)


Rattle That Lock (2015)
01. 5 A.M.
02. Rattle That Lock
03. Faces Of Stone
04. A Boat Lies Waiting
05. Dancing Right In Front Of Me
06. In Any Tongue
07. Beauty
08. The Girl In The Yellow Dress
09. Today
10. And Then...

Opção 1.

Opção 2.

Live At Pompeii (2017)
CD 1: Live At Pompeii.

01. 5 A.M.
02. Rattle That Lock
03. Faces Of Stone
04. What Do You Want From Me
05. The Blue
06. The Great Gig In The Sky
07. A Boat Lies Waiting
08. Wish You Were Here
09. Money
10. In Any Tongue
11. High Hopes
12. One Of These Days
13. Shine On You Crazy Diamond
14. Fat Old Sun
15. Coming Back To Life
16. On An Island
17. Today
18. Sorrow
19. Run Like Hell
20. Time / Breathe (In The Air) (Reprise)
21. Comfortably Numb

CD 2: South America December 2015.

01. Astronomy Domine
02. Us And Them
03. Today
04. Time / Breathe (In The Air) (Reprise)
05. Comfortably Numb (Jon Carin vocal)

CD 3: Wroclaw 2016, With The NFM Wroclaw Philharmonic Orchestra.

01. 5 A.M.
02. Rattle That Lock
03. Dancing Right In Front Of Me
04. The Girl In The Yellow Dress (With Leszek Możdżer)
05. In Any Tongue

Opção 1.

Opção 2.

Singles & EP'S.
 
Links no final da página.

Arnold Layne (EP 2006)
01. Arnold Layne (Feat. David Bowie)
02. Arnold Layne (Feat. Richard Wright)
03. Dark Globe


Island Jam (Single 2006)
01. Island Jam

Live Selections From On An Island (2006)
01. On An Island
02. Take A Breath
03. This Heaven


On An Island (Promo CD 2006)
01. On An Island
02. On An Island (Radio Edit)
 
Smile (CDS 2006)
01. Smile
02. Island Jam

(Promo CD)

01. Smile (Radio Edit)
 
4 Tracks Live From Abbey Road (EP 2007)
01. The Blue
02. On An Island
03. Take A Breath
04. Smile


Remember That Night 5 Live Tracks (EP 2007)
01. Wish You Were Here
02. On An Island (Feat. Crosby & Nash)
03. Comfortably Numb (Feat. David Bowie)
04. Shine On You Crazy Diamond (Feat. Crosby & Nash)
05. The Blue
(Feat. Crosby & Nash)
 
Wot's... Uh The Deal (Single 2008)
01. Wot's... Uh The Deal? (Live)


 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário