Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

21/09/2023

Don McLean - Collection.

Don McLean nasceu em 02 outubro de 1945 em New Rochelle, NY para Elizabeth e Donald McLean. Com a idade de cinco anos, ele tinha desenvolvido um interesse em todas as formas de música e passava horas ouvindo rádio e registros de seu pai. A asma infantil fez com que Don perdeu longos períodos de escola e, enquanto ele escorregou de volta em seus estudos, seu amor pela música foi permitida a florescer. Ele costumava fazer shows para a família e amigos.


Como um adolescente, ele comprou sua primeira guitarra (um furo F Harmony com um acabamento sunburst) da Casa de Música de New Rochelle e teve aulas de ópera pagos por sua irmã. Estas aulas combinadas com muitas horas na piscina, ajudaram a desenvolver Don controle da respiração, que viria a permitir-lhe para cantar longos, frases contínuas, em canções como "Crying", sem tomar fôlego. O exercício também significou sua asma melhorou.

Em 1961, Don teve suas férias só com seu pai - uma viagem para Washington DC Infelizmente, alguns meses depois, seu pai morreu. Don tinha apenas 15 anos de idade. Por esta altura, o foco musical Don era em agradecimento populares, em parte, ao marco Weavers 1955 gravação "Live at Carnegie Hall". Don estava determinado a se tornar um músico profissional e cantor e, como um jovem de 16 anos, ele já estava fazendo contatos no negócio. Depois de conseguir obter o seu número de casa a partir da lista telefônica, ligou para Don Erik Darling. Eles se tornam amigos e Don visitou o seu apartamento em Nova York.

Através de Erik Darling, Don gravou suas primeiras sessões de estúdio com Lisa Kindred e foi convidado a participar de um grupo com Darling e os outros membros dos Singers Rooftop. No entanto, mesmo naquela época, Don viu-se como um trovador e recusou a oferta.

Enquanto em Villanova University, em 1963 (ele ficou por apenas quatro meses), Don conheceu e fez amizade com Jim Croce e Kennedy Presidente foi assassinado.

Depois de deixar Villanova, Dom trabalhou seu "aprendizado" para "Harold Leventhal Management". Isto começou um período de seis anos durante os quais Don se apresentou em locais como o Bitter End e Café Gaslight em Nova York, no Newport Folk Festival, o Cellar Door, em Washington, DC, o ponto principal na Filadélfia, o Troubadour e Ash Grove, em Los Angeles e mais de quarenta escolas de toda Nova York e Nova Inglaterra. Ele apareceu ao lado de artistas como Herbie Mann, McGee Brownie e Sonny Terry, Melanie, Steppenwolf, Arlo Guthrie, Pete Seeger, Ian Janis, White Josh, Ten Wheel Drive e outros.

Don também encontrou tempo para frequentar a escola à noite em Iona College e, em 1968, graduou-se com uma licenciatura em Administração de Empresas, mas recusou uma bolsa de estudos prestigiosa de Columbia Graduate School University, em favor de tornar-se cantora residente no Caffe Lena em NY.

Enquanto residente no Caffe Lena, o Estado de Nova York do Conselho para as Artes convidou Don para se tornar o Hudson River Troubadour. Ele aceitou e passou o verão viajando de cidade em cidade no Vale do Hudson, dando palestras sobre o meio ambiente e cantando canções para quem iria transformar-se para ouvir.

Um ano depois, Don era um membro da primeira tripulação do Sloop Clearwater. Com Pete Seeger, que percorreu o litoral do Atlântico a dar concertos em cada porto, e com a notícia onde quer que fossem.

Em 1969, Don gravou seu primeiro álbum, "Tapestry", em Berkeley, CA. As revoltas estudantis foram acontecendo fora da porta do estúdio como Don estava cantando "E Eu te amo Assim," dentro. O álbum foi lançado pela Mediarts e atraiu boas críticas e alcançou algum sucesso comercial.

A transição para o estrelato internacional começou em 1971 com o lançamento de " American Pie "." American Pie "foi gravado em 26 de maio de 1971 e um mês depois recebeu o airplay de rádio primeiro em Nova York WNEW-FM e WPLJ-FM para marcar o encerramento O de Fillmore East, o famoso New York Concert Hall.

Trinta anos depois, "American Pie", foi votado o número 5 em uma votação dos 365 "Canções do Século", compilada pela Associação da Indústria Fonográfica da América e do National Endowment for the Arts.

Os top cinco foram:

"Over the Rainbow" de Judy Garland
"White Christmas" de Bing Crosby
"This Land Is Your Land", de Woody Guthrie
"Respect" de Aretha Franklin;
e "American Pie", de Don McLean.


"American Pie" foi lançada como um single A-side duplo em novembro de 1971 e traçou dentro de um mês. Interesse da mídia e do público enviou o único a # 1 nos EUA e Don ao estrelato internacional. Cada linha da canção foi analisada e outra vez para encontrar o significado real. Don se recusou a sancionar qualquer uma das muitas interpretações, assim que adicionar ao seu mistério.

O segundo single, " Vincent ", alcançou em 18 de março de 1972 vai para alcançar EUA # 12, # 1 no Reino Unido. O" American Pie "álbum ficou em # 1 no Reino Unido por 7 semanas em 1972, e nas paradas do Reino Unido para 53 semanas consecutivas.

Na esteira de "American Pie", Don se tornou uma atração grande concerto e foi capaz de chamar material não só de seus álbuns, mas dois de um repertório de números de concertos antigos salão e os catálogos completos de cantores como Buddy Holly, e outro McLean influência, Frank Sinatra. Os anos passaram fazendo shows em pequenos clubes e casas de café nos anos 60 foi pago com o bem passeado performances. Primeiro concerto de Don no Albert Hall em 1972 foi um sucesso triunfante.

Imagens de concertos e outros clipes de vídeo tocou músicas McLean formado o premiado filme de 1972 "Até Amanhã", produzido por Bob Elfstrom (um projeto que tinha começado a trabalhar em 1968).

Com todo esse sucesso, "Tapestry" foi reeditado pela United Artists e cartografado nos EUA em 12 fevereiro de 1972 alcançando 111 e do top-15 no Reino Unido, que inclui duas das canções mais famosas de Don: "E Eu te amo assim "e" Castelos no Ar ".

O terceiro álbum de Don, simplesmente intitulado "Don McLean", incluiu a canção "A Parada do Orgulho", que proporciona um insight sobre reação imediata de Don para o estrelato. Don disse "Melody Maker" revista em 1973, que "Tapestry" foi um álbum por alguém previamente preocupado com situações externas. "American Pie" combina externos com internos eo sucesso resultante do álbum faz o terceiro ("Don McLean") inteiramente introspectivo ".

O quarto álbum, "Playin Favoritos" se tornou um hit top-40 no Reino Unido em 1973 e incluiu o clássico "Montanhas de Mourne" e "Everyday" de Buddy Holly, a uma versão ao vivo do que retornou Don à parada de singles do Reino Unido. McLean disse: "O último álbum (" Don McLean ") foi um estudo na depressão enquanto que o novo (" Favoritos "Playin) é quase a quintessência de otimismo, com uma sensação de" Uau, eu acabei de acordar de um sonho ruim ".

1973 foi um grande ano para o compositor Don McLean e Don McLean o cantor. Como Perry gravou "E Eu te amo Assim," a partir da "Tapestry", álbum e levou-o para o Reino Unido top-5 e da American Top-30. Como versão foi nomeada para um Grammy, mas foi espancado por " Killing Me Softly com sua canção ", cantada por Roberta Flack e escrito por Norman Gimbel e Charles Fox aparentemente depois de Lori Leiberman havia assistido a um concerto McLean no Troubadour, em Los Angeles.

Ao longo da década de 1970, Don McLean permaneceu um concertista na demanda. Em 1975, 85000 fãs assistiram seu concerto London Hyde Park. 1977, viu uma ligação breve com a gravadora Arista, que rendeu o "Prime Time" álbum antes, em 1978, a carreira de Don começou novamente em Nashville, onde ele iria trabalhar com cantores Elvis Presley apoio ", O Jordanaires" E muitos dos velhos músicos de Elvis. O resultado foi "Chain Lightning" e do Reino Unido No 1, "Crying". Os anos 1980 viram sucessos gráfico com mais "Desde que eu não tenho você", uma nova gravação de "Castelos no Ar" e "É Só o Sol".

Em 1987, o lançamento do "Love Tracks" país baseado em álbum deu origem ao "Love in My Heart" hit singles (top-10 na Austrália), "Não é possível responsabilizar a destruição sobre a Train" (país EUA # 49) e "Eventualmente".

Quatro anos mais tarde, Don atingiu o Reino Unido top-10 com "American Pie", levando muitas aparições no rádio e na TV, incluindo uma hora e um especial com Nicky Campbell na BBC Radio 1, e da gravação do concerto de Manchester para o lançamento em vídeo em 1993. A memória favorito para muitos fãs é Don realizando "American Pie" ao vivo no "Top of the Pops" em 1991.

Em 1992, muitas músicas inéditas tornou-se disponível em "Favoritos e raridades", enquanto "Classics Don McLean", apresentado novas gravações de estúdio de "Vincent" e "American Pie". Em 1994, Don apareceu nas homenagens de Buddy Holly nos EUA e em Londres, e "Guns and Roses" foi uma réplica da versão de Don de "Desde que eu não tenho você" (dos EUA hit top-20 de Don em abril de 1981 ) para o Reino Unido topo-10. 1995 e "volta American Pie 'para o top-40, desta vez em" techno music formato "realizada pelo artista europeu, Just Luis.

Em 1996, "Killing Me Softly com sua canção" ', realizada pelo The Fugees, foi um dos singles mais vendidos do ano.

Don McLean credita seu desempenho de 1997 do "American Pie" no Central Garth Brooks 'Concerto (com a participação de mais de 500.000 pessoas) como o início de seu retorno terceira carreira. De acordo com Don, seu "comeback" primeiro havia sido o lançamento de "Vincent", ea segunda, a versão americana do Norte e enorme sucesso de "Crying".

"Brooks foi acompanhado no palco por duas estrelas surpresa hóspedes, Billy Joel e Don McLean, que derrubou a casa com uma versão acústica de" American Pie ". (CNN, 1997)

Dois anos depois, Garth Brooks reembolsou o favor, aparecendo como convidado especial (com Nanci Griffith) na primeira TV de Don sempre especial americano, transmitido pela PBS e agora disponível como a "Starry Starry Night" de vídeo, DVD e CD.

Um mês depois, Don McLean acabou o século 20 através da realização de "American Pie" para o presidente Clinton no Lincoln Memorial em Washington DC Gala.

Em 2000, Madonna gravou uma versão cover de "American Pie", que no lançamento no Reino Unido entrou na lista de singles no número 1 e fez o top-30 dos EUA sobre pontos de jogo do ar sozinho. Isso levou a EMI para lançar um novo "Best of Don McLean" CD que deu o seu primeiro top Don-30 entrada parada de álbuns em quase 20 anos.

McLean disse: "Madonna é um colosso na indústria da música e ela vai ser considerada uma figura histórica importante, bem Ela é uma ótima cantora, compositora e produtora musical muito bem, e ela tem o poder de garantir o sucesso de qualquer canção. ela escolhe para gravar. É um presente para ela ter gravado 'American Pie'. Eu ouvi a versão dela e eu acho que é sensual e místico. Também sinto que ela está escolhido versos autobiográficos que refletem sua carreira e história pessoal. Espero que levam as pessoas a perguntar o que está acontecendo com a música na América. Recebi muitos presentes de Deus, mas esta é a primeira vez que eu já recebi um presente de uma deusa. "

Ainda mais surpreendente do que Madonna ter sucesso com uma canção de McLean Don, foi decisão de George Michael em 2003 para gravar "The Grave" , do "American Pie" do álbum, como um protesto contra a guerra do Iraque. Ele gravou a canção para a MTV e executada ao vivo no Top of the Pops.

Don disse: "Estou orgulhoso de George Michael para defender a vida e a sanidade Estou muito satisfeito que ele escolheu uma canção minha para expressar esses sentimentos Devemos lembrar que a Wizard é realmente um homem covarde escondido atrás de uma cortina velha com.. um microfone alto. É preciso coragem e uma música para puxar a cortina abrir e expô-lo. Good Luck George. "

O século 21 tem visto uma série de homenagens novas para Don McLean e sua música. Iona College conferiu um doutorado honorário em Don em 2001 e, em fevereiro de 2002, "American Pie" foi finalmente introduzido no Hall da Fama do Grammy. Em 2004, Don McLean foi inaugurada na Academia Nacional de Música Popular Municipal Songwriters 'of Fame e em 2007 ele compartilhou sua história de vida na biografia de Alan Howard.

Don McLean continua a percorrer o mundo e lançar material novo. Em 2009 seu último álbum de estúdio, "Addicted to Black", foi lançado e em 2010 voltou à Europa para uma turnê nacional sete, incluindo o Royal Albert Hall, Londres, em 07 de maio.

2011 viu outra turnê do Reino Unido e Irlanda , incluindo uma aparição sensacional em festival o maior da Europa, música Glastonbury.

Don McLean vive no Maine, numa propriedade de 300 acres com sua esposa Patrisha e seus dois filhos. Insights sobre a vida de Don hoje pode ser encontrado no 2008 Christmas entrevista. 



Bitrate: 192Kbps.
 
Álbuns.

Tapestry (1970)
01. Castles in the Air
02. General Store
03. Magdalene Lane
04. Tapestry
05. Respectable
06. Orphans of Wealth
07. Three Flights Up
08. And I Love You So
09. Bad Girl
10. Circus Song
11. No Reason for Your Dreams



American Pie (1971)
01. American Pie
02. Till Tomorrow
03. Vincent (Starry Starry Night)
04. Crossroads
05. Winterwood
06. Empty Chairs
07. Everybody Loves Me, Baby
08. Sister Fatima
09. The Grave
10. Babylon



Don McLean (1972)
01. Dreidel
02. Bronco Bill's Lament
03. Oh My What A Shame
04. If We Try
05. The More You Pay
06. Narcisissma
07. Falling Through Time
08. On The Amazon
09. Birthday Song
10. The Pride Parade



Playin' Favorites (1973)
01. Sitting On Top Of The World
02. Living With The Blues
03. Mountains O' Mourne
04. Fool's Paradise
05. Love O Love
06. Medley: Bill Cheatham/Old Joe Clark
07. Everyday
08. Ancient History
09. Over The Mountains
10. Lovesick Blues
11. New Mule Skinner Blues
12. Happy Trails



Homeless Brother (1974)
01. Winter Has Me In Its Grip
02. La La Love
03. Homeless Brother
04. Sunshine Life For Me (Sail Away Raymond)
05. The Legend Of Andrew McCrew
06. Wondeful Baby
07. You Have Lived
08. Great Big Man
09. Tangled (Like A Spider In Her Hair)
10. Crying In A Chapel
11. Did You Know
 



Solo (Live 1976)
CD 1.

01. Magdalene Lane
02. Masters of War
03. Wonderful Baby
04. Where Were You, Baby
05. Empty Chairs
06. Geordie's Lost His Penker
07. Babylon
08. And I Love You So
09. Mactavish Is Dead
10. Cripple Creek Muleskinner Blues
11. Great Big Man
12. Bronco Bill's Lament
13. Happy Trails
14. Circus Song
15. Birthday Song
16. On the Amazon

CD 2.

01. American Pie
02. Over the Waterfall, Arkansas Traveller
03. Homeless Brother
04. Castles in the Air
05. Lovesick Blues
06. Winter Has Me in Its Grip
07. The Legend of Andrew McCrew
08. Dreidel
09. Vincent
10. Till Tomorrow



Prime Time (1977)
01. Prime Time
02. The Statue
03. Jump
04. Redwing
05. The Wrong Thing To Do
06. The Pattern Is Broken
07. When Love Begins
08. Colour TV Blues
09. Building My Body
10. Down The Road / Sally Ann
11. When A Good Thing Goes Bad
12. South Of The Border



Chain Lightning (1978)
01. Words And Music
02. Crying
03. It's Just The Sun
04. Lotta Lovin'
05. Chain Lightning
06. Your Cheating Heart
07. Wonderful Night
08. It Doesn't Matter Anymore
09. Since I Don't Have You
10. Genesis (In The Beginning)
11. It's A Beautiful Life
12. If You Could Read My Mind



Greatest Hits Then & Now (1987)
01. He's Got You
02. American Pie
03. To Have And To Hold
04. Castles In The Air
05. But She Loves Me
07. Vincent
08. And I love You So
09. Crying
10. Don't Burn The Bridge



Classics (1992)
01. American Pie (Complete Original Version)
02. Vincent
03. And I Love You So
04. Crying
05. Since I Don't Have You
06. Castles In The Air
07. It's Just The Sun
08. Jerusalem
09. It's A Beautiful Life
10. American Pie (New Version)



American Pie: The Greatest Hits (2000)
01. American Pie
02. Castles in the Air (1981 Version)
03. Dreidel
04. Winterwood
05. Everyday
06. Sister Fatima
07. Empty Chairs
08. The Birthday Song
09. Wonderful Baby
10. La La I Love You
11. Vincent
12. Crossroads
13. And I Love You So
14. Fools Paradise
15. If We Try
16. Mountains Of Mourne
17. The Grave
18. Respectable
19. Going For Gold
20. Crying



Legendary Songs Of Don McLean (2003)
01. Words And Music
02. American Pie
03. Since I Don't Have You
04. Maybe Baby
05. Crying
06. Castles in the Air
07. If I Only Had a Match
08. Your Cheatin' Heart
09. And I Love You So
10. Vincent
11. Winterwood
12. If We Try
13. Everyday
14. Wonderful Baby
15. Crossroads
16. Jerusalem
17. Dreidel
18. Headroom
19. Have You Seen Me
20. Just to Hold My Hand
21. Empty Chairs



Rearview Mirror: An American Musical Journey (2005)
01. If You Could Read My Mind
02. Vincent
03. Wonderful Baby
04. Love Me Tender
05. (It Was) A Very Good Year
06. El Paso
07. My Saddle Pals and I
08. And I Love You So
09. Crying
10. Empty Chairs
11. Homeless Brother
12. TB Blues
13. Magdalene Lane
14. Infinity
15. Prime Time
16. American Pie
17. Run, Diana Run
18. You've Got to Share



Botanical Gardens (2018)
01. Botanical Gardens
02. The Lucky Guy
03. A Total Eclipse Of The Sun
04. Waving Man
05. When July Comes
06. You're All I Ever Had
07. Rock 'n' Roll Your Baby
08. I've Cried All The Tears That I Have
09. Ain't She A Honey
10. The King Of Fools
11. Grief And Hope
12. You've Got Such Beautiful Eyes
13. Last Night When We Were Young



 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.