Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

21/08/2023

Quiet Riot - Discografia.

Quiet Riot é uma banda norte-americana de hard rock, heavy metal e glam metal, formada em Los Angeles no ano de 1973 pelo guitarrista Randy Rhoads e pelo baixista Kelly Garni. 


Inicialmente foi adotado o nome de Mach 1, em seguida mudaram para Little Women, e só a partir de 1975 a banda passou a se chamar Quiet Riot. O nome foi inspirado em uma conversa de Rick Parfitt, da banda britânica Status Quo, que em um diálogo com o vocalista Kevin Dubrow, sugeriu que a banda se chamasse Quite Right, mas o sotaque britânico e a voz grave de Parfitt fizeram com que DuBrow entendesse Quiet Riot. 

Quiet Riot foi uma das bandas de heavy metal mais importantes dos anos 80. A banda foi incluída na lista das 100 Maiores Bandas de Hard Rock de Todos os Tempos, feita pelo canal de televisão VH1, ficando na 100° posição. Eles também detêm a marca de primeira banda de heavy metal a liderar uma chart de álbuns da Billboard. 

A formação original era composta pelo guitarrista Randy Rhoads, o baixista Kelly Garni, o vocalista Kevin DuBrow e o baterista Drew Forsyth. Entretanto sua linha de frente de maior sucesso comercial consistia em Kevin DuBrow ao lado do guitarrista Carlos Cavazo, o baixista Rudy Sarzo e o baterista Frankie Banali.

Com essa formação, a partir do lançamento de Metal Health em 1983, alavancaram uma sequência de álbuns de influência no cenário do heavy metal mundial. 

Apesar das várias mudanças em sua linha de frente e breves rompimentos, Quiet Riot continuou a gravar e fazer turnês até a morte de DuBrow em 2007, ocasionada por overdose de cocaína. Porém, mesmo desacreditado, Frankie Banali retomou as atividades da banda em 2010 e a formação atual é composta por ele mesmo na bateria, o vocalista Jizzy Pearl, o baixista Chuck Wright e o guitarrista Alex Grossi. 

Após oito anos sem trabalhos inéditos, a banda lançou seu novo álbum de estúdio em 2014, intitulado 10, o primeiro com a nova formação desde a morte do Kevin DuBrow. 

História.

Primeiros anos (1973-1979)

A banda foi formada inicialmente pelo guitarrista Randy Rhoads, pelo baixista Kelly Garni e pelo vocalista Kevin DuBrow em 1975, que completou sua primeira formação com a entrada do baterista Drew Forsyth. Quiet Riot se tornou uma das bandas de rock mais ativas de Los Angeles na década de 1970, muitas vezes abrindo shows de bandas como Xciter, London e Van Halen em vários clubes da cidade, antes mesmo de assinar qualquer contrato de gravação. 

Nesse mesmo ano Quiet Riot gravou seu primeiro single pela Magic Wand Records. Este continha as faixas "Suicidal Show" que era casualmente executada em performances ao vivo; "Just How You Want It" que posteriormente foi regravada e incluída no álbum de estreia da banda; e por último a faixa "West Coast Tryouts" que também foi regravada para o álbum de estreia, porém é listada como "Back to the Coast". 

Apesar da dificuldade em encontrar um primeiro contrato de gravação, finalmente em 1977 garantiram um com a Columbia Records, concordando então em lançar seu primeiro álbum no Japão no intuito de realizar uma turnê pelo país asiático. Os quatro membros originais gravaram seu álbum de estreia Quiet Riot em 1977. 

Logo depois de lançarem seu primeiro álbum, o vocalista Kevin DuBrow e o baixista Kelly Garni mostraram desavenças entre si, não se entendiam de forma alguma. De acordo com Garni: 

"Eu procurava constantemente uma forma de tirá-lo da banda e tentar arrumar um outro vocalista. Eu o odiava, ele me odiava e não conseguíamos encontrar nenhuma forma de se dar bem, o que causou muita tensão na banda e acabou deixando Randy muito pressionado em tentar mostrar-se neutro." 

Seu segundo álbum Quiet Riot II, também foi lançado unicamente no Japão em 1978. Logo depois de concluir a gravação, Garni deixou a banda e foi imediatamente substituído por Rudy Sarzo. Garni não foi retratado nem creditado em Quiet Riot II, o álbum credita Sarzo em seu lugar. Na verdade, é possível ver o rosto de Garni riscado com um "x" em um pôster preso a um dos armários de vestiário retratados na capa do álbum. 

DuBrow afirmou que este foi o período de maior frustração da banda.
Saída de Randy Rhoads, nova formação e Metal Health. 

Frustrado pela saída de Garni, Randy Rhoads desacreditou que a banda pudesse chegar a algum lugar com tantos conflitos, o que contribuiu para que deixasse o Quiet Riot em 1979. DuBrow, Sarzo e Forsyth decidiram continuar com o guitarrista Greg Leon. Após a saída de Rhoads a banda passou a se chamar Dubrow, decisão tomada pelo próprio vocalista e que foi bem aceita pelos demais integrantes. 

Em 1979, Rhoads tentou assumir a posição de guitarrista da nova banda do músico Ozzy Osbourne, que acabara de deixar o Black Sabbath para tentar sua carreira solo. Rhoads acabou por conseguir a vaga. Há rumores de que o mesmo foi contratado sem antes fazer qualquer tipo de teste, porque segundo Ozzy ele já "parecia parte da banda". Embora a maioria dos guitarristas de heavy metal dos anos 80 tenham sido influenciados por Eddie Van Halen, Randy Rhoads foi um dos poucos a criar seu próprio estilo, incorporando música clássica em seu modo de tocar. 

Em 1981, Rudy Sarzo foi convidado a tocar como baixista de Ozzy Osbourne durante a Blizzard of Ozz Tour, que o convidou por recomendação de Randy Rhoads. 

Rhoads gravou dois álbuns com Ozzy Osbourne, sendo este o último trabalho de sua carreira, que teve um desfecho trágico. 

Em 19 de março de 1982, o guitarrista sofreu um acidente aéreo causado imprudentemente pelo motorista da banda de Ozzy Osbourne. O motorista e piloto Andrew Aycock, tinha licença para voo vencida na época e convidou Rhoads para dar umas voltas de avião. Aycock passou a dar rasantes sobre o ônibus da banda que estava estacionado próximo ao local de pouso. No decorrer da "brincadeira", uma das asas do avião se chocou com o teto do veículo. Ele perdeu o controle da aeronave, que caiu e explodiu matando ambos. Randy Rhoads faleceu aos 25 anos de idade. A morte chocou todos os membros e fãs da banda. 

No entanto, Ozzy não foi o único líder arrasado pela morte prematura de Rhoads. O vocalista Kevin DuBrow, dedicou a canção "Thunderbird" para seu grande amigo e ex-colega de banda. A canção seria lançada no próximo álbum de Quiet Riot, que ainda havia de se reestruturar. DuBrow tinha escrito a maior parte da letra antes da passagem de Rhoads, mas acrescentou um verso final após o trágico acidente de avião que levou seu amigo. Em tradução livre: 

"Quando tudo que tiver que ser for dito, tudo já estará feito, ainda que eu viva e continue. Não olhe para trás, mas pense em mim, vamos nos encontrar novamente." 

Após a tragédia, DuBrow reassumiu o nome "Quiet Riot", nesse momento a banda contava com o baixista Chuck Wright, o guitarrista Carlos Cavazo e o baterista Frankie Banali que já estavam juntos desde a saída de Sarzo em 1981, desta vez em contrato com a Pasha Records em Hollywood, já trabalhando em gravações de estúdio. 

Contudo, ainda em 1982, Rudy Sarzo voltou a fazer parte do Quiet Riot ao substituir Chuck Wright que, mesmo com gravações e composições em andamento, deixou o grupo para juntar-se ao projeto musical de seu amigo tecladista Gregg Giuffria. Coincidentemente, Sarzo já havia tocado com Banali em alguns shows da Blizzard of Ozz Tour, que se encerrou em setembro de 1981. Depois de mais de dois anos trabalhando juntos, compondo e gravando, o Quiet Riot contou com a ajuda do produtor Spencer Proffer para em fim conseguir um contrato com a distribuidora CBS Records nas Américas. 

Em 11 de março de 1983, foi finalmente lançado seu terceiro álbum de estúdio Metal Health, desta vez em escala mundial. Esta foi a estreia de Quiet Riot em seu país natal e na América do Norte. Metal Health invadiu as paradas dos EUA. Seu sucesso explosivo impressionou todos os membros da banda, mais do que seus críticos e fãs recém-descobertos. 

A faixa título, "Metal Health", que presta voz à cultura headbanger, foi lançada como o primeiro single do álbum e alcançou a 31º posição na Billboard Hot 100, fato atribuído a sua aparição no filme Footloose, cuja trilha sonora foi indicada ao Grammy. O videoclipe de "Metal Health" bateu "Synchronicity" de The Police, e ficou por uma semana em primeiro lugar na MTV. 

Seu segundo single, a canção "Cum On Feel the Noize", clássico da banda britânica Slade, permaneceu por duas semanas na 5º posição da Billboard, sendo essa a primeira música de heavy metal a entrar no top 5, até o momento nenhuma outra canção do gênero havia ocupado uma melhor posição. O videoclipe do single foi massivamente executado na MTV o que foi crucial à popularidade da banda. 

O sucesso de "Cum On Feel the Noize" e "Metal Health" ajudou a levar Quiet Riot ao topo da parada de álbuns dos Estados Unidos. Metal Health permaneceu na 1º posição durante seis semanas, batendo o álbum Thriller de Michael Jackson. Com este fato, tornou-se o primeiro álbum de heavy metal a liderar o chart da Billboard. O álbum vendeu mais de 6 milhões de cópias nos Estados Unidos e conquistou platina tripla no Canadá. 

Outro destaque ocorreu em maio de 1983, quando Quiet Riot foi convidado a fazer a abertura do US Festival, um concerto dividido em quatro dias iniciado no fim de semana de comemoração do feriado Memorial Day. Quiet Riot tocou no "Dia de Heavy Metal", este foi o dia mais popular do festival, contando com a presença de mais de 300.000 pessoas. Nesse momento, após sua passagem pelo festival, o Quiet Riot era creditada como "a maior banda de rock do mundo" pela crítica norte-americana. 

Ainda em 1983, o grupo serviu de apoio à banda Black Sabbath durante sua passagem pela América do Norte na Born Again Tour. De outubro à novembro, o Quiet Riot fez a abertura de vinte e quatro shows na primeira onda da Born Again Tour nos Estados Unidos. 

Novos trabalhos, declínio constante e saída de Kevin DuBrow.

Em menos de um ano de sua estreia no Continente Americano, o Quiet Riot lança seu quarto álbum de estúdio, Condition Critical, em 1984. Apesar de ser uma das maiores referências da banda, Condition Critical não satisfez a crítica norte-americana, apesar de atingir um número comercial relativo. O álbum vendeu cerca de 3 milhões de cópias e atingiu a 15° posição no rank de álbuns da Billboard, o que são números decadentes quando comparado ao lançamento anterior. 

No entanto, não foi só o desempenho de Condition Critical que fez com que a crítica o comparasse com o álbum antecessor. Assim como em Metal Health, o novo álbum também continha uma versão cover da banda Slade, o single "Mama Weer All Crazee Now", alargando as críticas negativas do álbum. 

Em entrevista, DuBrow comenta os motivos do regresso do álbum: 

"Bom, havia muitas coisas que desfavoreciam. Primeiro que Condition Critical foi lançado muito depressa, muitas das gravações foram baseadas em outtakes de álbuns anteriores. Acho que foi um erro ter gravado outra música de Slade [...]. Por termos estreado tão bem, eu acho que o público precisava do Quiet Riot e do meu rosto em todos os lugares, e nossa gravadora continuou a nos pressionar para gravar outro álbum, obviamente porque queriam mais dinheiro. Acabamos por lançar um mês mais cedo do que o esperado. [...] Depois saímos em turnê com shows muito mais elaborados do que deveriam ser, tocávamos em lugares maiores do que os que estávamos prontos para tocar. [...] Acho que foi apenas um exagero." Texto: Wikipédia. 

Integrantes (Wikipédia).


 
Álbuns.

Quiet Riot (1977)
01. It’s Not So Funny
02. Mama’s Little Angels
03. Tin Soldier
04. Ravers
05. Back to the Coast
06. Gald All Over
07. Get Your Knicks
08. Look In Any Window
09. Just How You Want It
10. Riot Reunion
11. Fit to Be Tied
12. Demolition Derby


Quiet Riot II (1978)
01. Slick Black Cadillac
02. You Drive Me Crazy
03. Afterglow (Of Your Love)
04. Eye For an Eye
05. Trouble
06. Killer Girls
07. Face to Face
08. Inside You
09. We’ve Got the Magic


Metal Health (1983)
01. Metal Health
02. Cum On Feel The Noize
03. Don't Wanna Let You Go
04. Slick Back Cadillac
05. Love's A Bitch
06. Breathless
07. Run For Cover
08. Battle Axe
09. Let's Get Crazy
10. Thunderbird
11. Danger Zone
12. Slick Back Cadillac (Live)


Condition Critical (1984)
01. Sign of the Times
02. Mama Weer All Crazee Now
03. Party All Night
04. Stomp Your Hands, Clap Your Feet
05. Winners Take All
06. Condition Critical
07. Scream and Shout
08. Red Alert
09. Bad Boy
10. (We Were) Born to Rock


QR III (1986)
01. Main Attraction
02. Wild and the Young
03. Twilight Hotel
04. Down and Dirty
05. Rise or Fall
06. Put up or Shut Up
07. Still of the Night
08. Bass Case
09.The Pump
10. Slave to Love
11. Helping Hands


QR (1988)
01. Stay With Me Tonight
02 . Callin’ The Shots
03. Run to You
04. I’m Fallin’
05. King of the Hill
06. Joker
07. Lunar Obsession
08. Don’t Wanna Be Your Fool
09. Coppin’a Fell
10. In a Rush
11. Empty Promises


The Randy Rhoads Years (Coletânea 1993)
01. Trouble
02. Laughing Gas
03. Afterglow (Of Your Love)
04. Killer Girls
05. Picking up the Pieces
06. Last Call for Rock & Roll
07. Breaking up Is a Heartache
08. Force of Habit
09. It’s Not So Funny
10. Look in Any Window


Terrified (1993)
01. Cold Day in Hell
02. Loaded in Gun
03. Itchycoo Park
04. Terrified
05. Rude Boy
06. Dirty Lover
07. Psycho City
08. Rude, Crude Mood
09. Little Angel
10. Resurrection


Down To The Bone (1995)
01. Dig
02. Pretty Pack O' Lies
03. All Day And All Of The Night
04. Whatever It Takes
05. Wings Of A Cloud
06. Trouble Again
07. Down To The Bone
08. Voodoo Brew
09. Monday Morning Breakdown
10. Live Til It Hurts
11. Twisted
12. All Wound Up
13. Hell Or High Water
14. Wings Of A Cloud (Revisited)
15. Slam Dunk
16. Love Can Change You


Greatest Hits (Coletânea 1996)
01. Cum On Feel The Noize (Slade Cover)
02. Bang Your Head (Metal Health)
03. Slick Black Cadillac
04. The Wild & The Young
05. Mama We’re All Crazy Now
06. Party All Night
07. The Joker
08. Stay With Me Tonight
09. Callin’ The Shots
10. Bang Your Head (Live)
11. Let’s Go Crazy (Live)


Alive And Well (1999)
01. Don’t Know What I Want
02. Angry
03. Alive and Well
04. Ritual
05. Overworked and Underpaid
06. Slam Dunk (Way to Go!)
07. Too Much Information
08. Against the Wall
09. Highway to Hell
10. Sign of the Times
11. Don’t Wanna Let You Go
12. Wild and the Young
13. Mama Weer All Crazee Now
14. Cum On Feel the Noize (Slade Cover)
15. Metal Health

Opção 1.

Opção 2.

Guilty Pleasures (2001)
01. Vicious Circle
02. Feel The Pain
03. Rock The House
04. Shadow Of Love
05. I Can’t Make You Love Me
06. Feed The Machine
07. Guilty Pleasures
08. Blast From The Past
09. Let Me Be The One
10. Street Fighter
11. Fly Too High


Live! In The 21st Century (2003)
01. Vicious Circle
02. Slick Black Cadillac
03. Terrified
04. Mama Weer All Crazy Now
05. Don’t Wanna Let You Go
06. Thunderbird
07. Danger Zone
08. Sign of the Times
09. Battle Axe (Guitar Solo)
10. Psycho City
11. Swinging Lumber (Drum Solo)
12. Cum on Feel The Noize
13. Metal Health (Bang Your Head)


Live & Rare (2005)
01. Let's Get Crazy
02. Condition Critical
03. Run For Cover
04. Swinging Lumber
05. Winners Take All
06. Cum On Feel The Noize
07. Metal Health
08. Danger Zone
09. Gonna Have A Riot
Original Demos Tracks.
10. Thunder Bird
11. Love's A Bitch
12. Let's Get Crazy


Rehab (2006)
01. Free
02. Blind Faith
03. South Of Heaven
04. Black Reign
05. Old Habits Die Hard
06. Strange Daze
07. In Harms Way
08. Beggars And Thieves
09. Don’t Think
10. It Sucks To Be You
11. Evil Woman


Extended Versions (Coletânea 2007)
01. Danger Zone
02. Run For Cover
03. Love's A Bitch
04. Anytime You Want Me (Live)
05. Cum on Feel the Noize
06. Slick Black Cadillac
07. Gonna Have A Riot
08. Breathless
09. Let's Get Crazy
10. Bang Your Head (Metal Health)

Opção 1.

Opção 2.

 Playlist: The Very Best Of Quiet Riot (Coletânea 2008)
01. Metal Health (Bang Your Head) 
02. Cum On Feel The Noize
03. Mama Weer All Crazee Now
04. Condition Critical
05. Slick Black Cadillac
06. The Wild And The Young
07. Party All Night
08. Let's Get Crazy
09. Sign Of The Times
10. Don't Wanna Let You Go
11. Breathless
12. Bad Boy
13. Twightlight Hotel
14. Winners Take All


Quiet Riot 10 (2014)
01. Rock in Peace
02. Bang for Your Buck
03. Backside of Water
04. Back on You
05. Band Down
06. Dogbone Alley
07. Put up or Shut Up
08. Free
09. South of Heaven
10. Rock 'n' roll Medley

Opção 1.

Opção 2.

Road Rage (2017)
01. Can't Get Enough
02. Getaway
03. Roll This Joint
04. Freak Flag
05. Wasted
06. Still Wild
07. Make a Way
08. Renegades
09. The Road
10. Shame
11. Knock Em Down


Opção 1.

Opção 2.

One Night In Milan (Live 2019)
01. Run For Cover
02. Slick Black Cadillac
03. Mama Weer All Crazee Now
04. Whatever It Takes
05. Terrified
06. Love's A Bitch
07. Condition Critical
08. Thunderbird
09. Party All Night
10. Freak Flag
11. Can't Get Enough
12. The Wild & The Young
13. Let's Get Crazy
14. Cum On Feel The Noize
15. Bang Your Head
 

Opção 1.

Opção 2.

Hollywood Cowboys (2019)
01. Don't Call It Love
02. In The Blood
03. Heartbreak City
04. The Devil That You Know
05. Change Or Die
06. Roll On
07. Insanity
08. Hellbender
09. Wild Horses
10. Holding On
11. Last Outcast
12. Arrows & Angels


  
 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.