Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

11 março 2024

Surprise - Assault On Merryland (1977)

Surprise foi uma banda obscura norte-americana de rock progressivo com Mark Biehl (vocal , flauta), Rick Bess (guitarras, baixo), Blair Blake (teclados) e Dave Kelly (percussão). Eles se reuniram em 1976, logo após o ensino médio, e começaram com covers. Fortemente influenciados pelo rock progressivo, principalmente Yes, Genesis e Gentle Gianti , Blair and Bess retiraram-se para um belo bosque, perto de onde moravam, com guitarras acústicas e cadernos para escrever uma obra musical. Depois, sentindo que o material era muito bom, a banda partiu para gravar de forma independente seu álbum.

A gravação começou no final de 1976 na Technisonics Studios e foi produzido por Bill Schulenberg e a banda. Eles fizeram 1000 cópias, que hoje obtêm enormes lucros entre os colecionadores, enquanto o CD foi relançado em abril de 1995 por Geoff Logsdon's Zarathustra Progressive Recordings. 

Lançado no outono de 1977, o álbum solitário da banda chamou-se "Assault on Merryland" e é um trabalho bonito, inspirado pelos gigantes do prog inglês. O álbum é comparado com o trabalho de grupos como Druid, Sebastian Hardie, Rousseau e Camel. Às vezes ele lembra um pouco de Wishbone Ash’s "Argus." Suas letras e melodias são repletas de sentimento, poesia e pura energia. É um álbum exuberante e sinfônico, adornado com imensa variedade e riqueza de instrumentação.

Apesar de algumas opiniões contrárias, como de ser um álbum muito extravagante ou clichê, "Assault on Merryland" foi um projeto ambicioso, que trouxe para o rock progressivo uma linha melódica otimista, e a música convincente merece sempre muito respeito. Phil Temper, amigo da banda, foi quem pintou a linda ilustração, um conto de fadas, que se tornou a capa do álbum. Se você gosta de grupos como Kansas, e do som dos anos 1970, vale a pena procurar um exemplar. A banda nunca tocou ao vivo, de acordo com sua própria biografia, e seus integrantes se separaram amigavelmente logo após o lançamento do álbum. E isto realmente é uma pena, pois havia muito talento neste álbum solitário, uma joia perdida e preciosa do rock progressivo. 

Integrantes. 

Rick Bess (Guitarras, Baixo)
Blair Blake (Órgão Hammond, Piano, Mini Moog Sintetizador, Celeste)
Dave Kelly (Bateria, Typani, Sinos de Orquestra, Gongos, Triângulos, Giroscópio)
Mark Biehl (Vocais, Flauta, Trompete, Piccolo)
 
 
01. Eve Of The Assault / Merryland (6:52)
02. The Acrobat Between The Stars (6:15)
03. Palce Of King Ferris (3:32)
04. Tyrangatang (4:59)
05. Dance Of The Tarantella (3:40)
06. Tournament Of Love (4:29)
07. March Of The Squatamaudars (2:41)
08. A Day Without Light (4:57)
09. The Wonderful Sunshiner / Grand Finale (5:31)
10. Tyrangatang (1994 Remix) (4:58)
 

(320Kbps)


 
Perguntas, avisos ou problemas no blog, entre em contato através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br
 
Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.