Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

22/02/2024

Mr. Brown - Mellan Tre Ögon (1977)

A História desta banda Sueca tem seu início no ano de 1972, quando dois jovens amigos de escola, Hakan Andersson (Vocal e Guitarra) e Bo Carlberg (Guitarra) resolvem montar uma banda para tocar covers de Carlos Santana. Junto a eles tocavam outros jovens amigos que são Robert Svensson (Baixo) e Kjell Johnsson (Bateria). Suas fontes de inspiração no inicio além de Santana são o Led Zeppelin e Jimi Hendrix. 


No inicio fazendo apresentações em pequenos bares e em sua escola a banda começa a chamar a atenção e ganha mais um novo componente ,o tecladista Anders "Tocken" Nilsson. Com a entrada de Nilsson o grupo começa a ter novas ideias e passam a tocar em seu repertório musicas de conjuntos de Jazz e Progressivo ,especialmente Return to Forever, Pink Floyd e Genesis. Pelos músicos serem muito jovens e inexperientes a execução das musicas não ficou o ideal causando insatisfação na banda, com isso resolveram tocar material do Camel e Yes. Neste período outro amigo é chamado para integrar a banda era Jan Peter Strahle (Flautas e Clarinete). 

Com o passar dos anos a banda começa a amadurecer e definir seu som e partem para a execução de um material próprio, material este de extrema qualidade. Nos anos de 74 e 75 a banda começa a fazer shows por outras escola vizinhas. Começam aí a chamar a atenção de gravadoras, seu estilo ficou calcado entre o Space Rock do Pink Floyd (pelo clima espacial das musicas) e o sinfônico do Camel e Focus (pelo ótimo trabalho de flautas e guitarra ). 

Entre o fim do ano de 76 e inicio de 77 o MR.BROWN entra finalmente em estúdio para gravar seu único e excelente álbum chamado " Mellan Tre Ögon". O Disco é um Progressivo sinfônico muito bem executado , com musicas de extremo bom gosto, onde a flauta ,guitarras (são 3 guitarristas), Hammond e Sintetizadores ( um show a parte de Anders Nilsson)são os destaques deste grande disco. 

As musicas que são destaques são "Suicide"(belíssima, com um agradável saxofone ao fundo enquanto o hammond manda a ver quase a musica inteira), "Recall" ( Excelente, a melhor do disco em seus quase 10 minutos de duração, aqui a guitarra junto com sintetizadores,sinos e hammonds arrebentam),"Universe" ( atmosférica ao extremo),"Kharma 74"(Com excelente flauta e Hammond) e "Liv I Stad Utan Liv" ( a segunda melhor do disco e a unica cantada em Sueco, é também a mais agitada, com excelentes duelos de guitarras,flauta e Hammond). 

O Disco seria lançado no fim de 77 mais encontra resistência pois na época escutava-se muito Disco, Punk e Reagge e o fim dos anos 70 não foi um período muito bom para o Progressivo Sinfônico, pois tirando algumas exceções, e nela estava este maravilhoso álbum, o que se produzia no meio Prog era fraco nesta época. Com as baixas vendas e a dificuldade de se manter a banda acaba se separando deixando apenas esta pequena obra como registro, uma pena pois se ve neste disco que eles tinham grande potencial, este álbum é realmente excelente e mereciam uma melhor sorte com certeza, pois "Mellan Tre Ögon" é uma peça rara dentro do Progressivo Sinfônico. Aos fãs de Prog Sinfônico, um prato cheio, para deleitar-se do inicio ao fim, aconselhado sem sustos.

Integrantes.

Håkan Andersson (Guitarras, Mandolin, Vocal)
Bo Carlberg (Guitarras)
Kjell Johnsson (Bateria)
Lars Meding (Guitarra)
Anders Nilsson (Piano, Orgão, Sintetizadores, Sinos, Tabla)
Jan Peter Stråhle (Flauta)
Rovert Svensson (Baixo)

Convidados.

Övriga Medverkande & Mats Bengtsson (Congas)
Bengt Karlsson (Saxofone)
Bruno Nilsson (Saxofone)
Lennart Schander (Harmonizador)
Marie Swantezon (Vocais)

01. Suicide (6:53)
02. Recall The Future (9:25)
03. Resan Till Ixtlan (3:18)
04. Universe (3:38)
05. Kharma 74 (5:45)
06. Liv I Stad Utan Liv (6:58)
07. Tornet (0:54)
08. I'll Arise (2:34)



 
 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário