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19/08/2023

Badfinger - Discografia.

Badfinger foi uma banda britânica de power pop, pop e rock considerada uma das mais promissoras bandas de rock do final dos anos 1960, fazendo parte da Apple (que apesar do fim dos Beatles ainda manteve-se na ativa). Experimentou o gosto do sucesso tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos, mais até do que muitas outras bandas ousaram sonhar. Até 1969 chamava-se The Iveys, bem como uma das canções do álbum lançado naquele ano.
 


Contaram com uma coleção expressiva de hits como Come And Get It (composta por Paul McCartney), No Matter What, Day After Day, Baby Blue, Without You, entre muitos outros mas, apesar de tudo isso, não conseguiram desfrutar do sucesso de seu trabalho, tendo uma história atribulada e até trágica. Após anos de turnês e inúmeros processos legais (que apenas serviram para enriquecer alguns advogados), os líderes criativos da banda - Pete Ham e Tom Evans - acabaram, em momentos distintos, cometendo suicídio. 

Biografia.

Origens - The Iveys.

Pete Ham nasceu em 27 de Abril de 1947 na cidade portuária de Swansea, País de Gales, e era o mais novo de três filhos. Um jovem ativo, criativo, sua grande paixão, desde criança, sempre foi a música. Seu pai era um fã das "big bands" e seu irmão mais velho tocava trompete. Pete começou tocando gaita de boca, com apenas 4 anos, mas depois passou a tocar violão e guitarra, mostrando-se muito talentoso. Conseguiu seu primeiro violão em 1959 e já no início dos anos 60 fazia parte de um trio chamado The Panters que tocavam covers do grupo The Shadows (banda de apoio de Cliff Richards). 

Posteriormente transformaram-se num quinteto, utilizando outros nomes como Wild Ones e Black Velvets. Os integrantes iam se sucedendo, até que chegou Ron Griffiths - nascido em 2 de outubro de 1946 - para o baixo, com fortes influências musicais do The Shadows e do The Ventures. O grupo, agora com o nome de The Iveys (numa alusão à canção Poison Ivy), foi em busca do sucesso. Em 1965, Mike Gibbins - nascido em 12 de março de 1949 - tornou-se o baterista da banda e elevou ainda mais o nível do grupo com seu estilo. No final desse ano, passaram a fazer shows de abertura para outros grupos como The Who, The Yardbirds e The Moody Blues, entre outros. 

Em 1966, encontraram um novo empresário, chamado Bill Collins, e fixaram-se em Londres. Consta que foi Bill Collins quem encorajou os integrantes a escreverem suas próprias canções. Pete Ham mostrou ser o mais talentoso nesse sentido, enquanto que Ron Griffiths também arriscava algumas composições. 

Em 1967, várias gravadoras tais como Decca (que já havia dispensado os Beatles), Pye e CBS manifestaram o desejo de contratá-los. Nesse mesmo ano, Dai Jenkins deixou a banda, sendo substituído por Tom Evans - nascido em 5 de junho de 1947. Evans já havia tocado com uma banda de R&B chamada Them Calderstones, muito influenciada pelo som da Motown. 

Com seu estilo rock and roll e referências aos anos 50, conseguiram convencer Mal Evans (roadie dos Beatles) e Peter Asher (da dupla Peter And Gordon e produtor da Apple) a fazer um teste para o recém lançado selo Apple. Com isso, conseguiram chamar a atenção de ninguém menos do que Paul McCartney. 

A história do Badfinger na Apple começou como um sonho, mas uma sequência de fatos infelizes motivados principalmente pela desorganização do selo, bem como pela inexperiência de Mal Evans como produtor e deles próprios como banda, acabou não rendendo o sucesso esperado. Lançaram um compacto (Maybe Tomorrow / And Her Daddy's a Millionaire) e um LP (Maybe Tomorrow) em 1968, que não provocou o impacto desejado na Inglaterra e nos EUA, embora tenha sido muito bem recebido em países como Holanda, Itália, Japão e Alemanha. 

Paul McCartney então deu-lhes a canção Come And Get It, que deveria fazer parte do filme The Magic Christian (no Brasil, Um Beatle no Paraíso) estrelado por Peter Sellers e Ringo Starr. Essa canção acabou alcançando o 4º lugar na lista de vendagem da Grã-Bretanha, o que fez da banda, que ainda se intitulava Iveys, o grupo de maior sucesso a assinar com os Beatles. Entretanto, Ron Griffiths teve que deixar a banda, pois sua então namorada estava grávida.
Surge o Badfinger. 

No final de 1969, para evitar confusões com uma banda mais antiga, chamada The Ivy League, mudaram então o nome para Badfinger, inspirados no nome original da canção With A Little Help from My Friends dos Beatles, que iria se chamar Badfinger Boogie. John Lennon chegou a sugerir que se chamassem The Glass Onion And The Grand Prix, mas resolveram ficar como Badfinger mesmo. 

Tom Evans assumiu o baixo, pois tentaram sem sucesso recrutar Hamish Stuart do Marmalade. Nesse meio tempo, chegou Joey Molland (do Gary Walker And The Rain) para ser guitarrista e estava finalmente formado o núcleo fixo da banda. 

Com a nova formação, Pete Ham e Tom Evans mostraram-se ótimos compositores e passaram a oferecer ao mundo canções como Carry On Till Tomorrow, Rock Of All Ages, No Matter What, Day After Day. Molland também começou a compor e passaram para um estilo um pouco mais "pesado", agradando em cheio aos novos fãs. Chegaram a ser a banda genuinamente britânica a ter a melhor vendagem desde os Beatles. 

Em 1970 gravaram o álbum No Dice, que incluía canções como o hit No Matter What (figurou entre as 10 mais em várias paradas do mundo inteiro), Midnight Caller (sucesso na voz de Tim Hardin), We're For The Dark, Believe Me e Without You, que se tornou mundialmente conhecida na voz de Harry Nilsson - ficou por 4 semanas em primeiro lugar nos Estados Unidos - e, posteriormente, foi regravada por artistas do calibre de Mariah Carey, Air Supply e Paul Anka. 

Ainda em 1970, Stan Polley assumiu como empresário do grupo. Polley tinha muito mais experiência do que o empresário anterior Bill Collins. Apesar disso, a banda gostava muito de Collins e tentou fazer com que continuasse gerenciando parte dos negócios, mas Collins não aceitou. 

Polley reorganizou as finanças da banda e supostamente estava garantindo o futuro deles mas, no final das contas, eles não viram a cor da "grana". 

Nessa época a banda começou a viver com esposas, filhos e namoradas em uma casa, em comunidade, vivendo com uma mesada bem curta dada por Polley.

Segundo o empresário, o grosso do dinheiro seria investido em equipamentos e na divulgação da banda e isso justificava a curta mesada. Tom Evans, Joey e Mike fizeram severas críticas a Stan por isso. Porém, Pete Ham tinha total confiança em Polley e tudo ficou por isso mesmo

Também por essa época, em paralelo à realização de seus próprios discos e composições, Ham, Evans e Molland participaram também de vários trabalhos importantes como o single It Don´t Come Easy, de Ringo Starr, o álbum All Things Must Pass, de George Harrison e o Concerto para Bangladesh, além de trabalharem no álbum Imagine de John Lennon. 

No final de 1971, gravaram o álbum Straight Up, que vendeu muito bem. Apesar disso, os produtores do disco - George Harrison e Todd Rundgren - e os próprios integrantes, especialmente Molland, acharam que não estava com o som característico da banda. Parecia mais o som do final dos Beatles, ou o material solo de George Harrison. Não que isso fosse ruim, mas eles queriam sua própria identidade. Além disso, a Apple passava por problemas internos e a falta de uma divulgação mais adequada fez esse, que era o terceiro álbum do Badfinger, não alcançasse tanto sucesso. Apesar disso, Day After Day (com direito a duelo de slide guitar entre Pete Ham e George Harrison) foi sucesso no mundo inteiro, chegando a ganhar o disco de ouro nos Estados Unidos. Tentando capitalizar em cima do sucesso de Day After Day, a Capitol lançou o single Baby Blue que chegou ao 14º lugar nas paradas americanas. 

Stan Polley fez com que o Badfinger se entregasse a turnês cansativas e a intermináveis sessões de gravação, alegando que tudo aquilo faria bem para eles, mas não foi bem assim... 

Em 1972, precisavam lançar um novo disco, e se propuseram a produzi-lo eles mesmos. Mas a Apple estava falindo e eles só conseguiram lançar o disco em 1973 (o último pela Apple), intitulado Ass. Nesse intervalo, Polley tentou assinar um contrato multimilionário com a Warner Bros., mas Allen Klein (que já havia roubado uma grana violenta dos Beatles) os pressionava, oferecendo um contrato bem menos vantajoso pela Apple. Essa briga prejudicou o disco e ele "não aconteceu", assim como o single Apple of my Eye (a despedida da gravadora por Pete Ham). Outro fator que atrapalhou foi o lançamento quase simultâneo de Badfinger (também conhecido como For Love or Money) pela Warner, fazendo com que os dois discos competissem entre si. 

Em 1974, lançaram pela Warner Bros. aquele que é considerado o seu melhor disco, Wish You Were Here. Era uma volta triunfante do Badfinger, pois esse disco foi cuidadosamente gravado e produzido. Apesar disso, problemas com a Warner fizeram com que o disco fosse recolhido. Dificuldades financeiras começaram a aparecer, com milhares de dólares indo parar nas mãos de advogados e, desta vez, era Pete Ham que ameaçava deixar a banda. 

Ainda em 1974, a banda passou a contar com mais um integrante, o tecladista Bob Jackson que ocupou o lugar de Pete durante o breve período em que ele esteve fora da banda. No fim do ano era a vez de Joey Molland deixar a banda. 

Em dezembro, já com Bob Jackson como integrante no lugar de Molland, gravaram Head First. Pete Ham assumiu todas as guitarras e compôs duas pérolas para o disco: o hit em potencial Lay me Down e o pedido de desculpas para Molland, Keep Believing. Apesar de ser um disco muito bom, Head First acabou ficando nos arquivos por 25 anos. 

Suicídio de Pete Ham.

Em 1975, apenas um ano após assinarem com a Warner, a relação entre a banda e a gravadora já estava se deteriorando. O contrato foi cancelado e Pete Ham, muito abalado com tudo o que aconteceu e sem perspectivas de melhorar, cometeu suicídio em 24 de abril, enforcando-se em sua própria casa. Com o músico foi encontrado um bilhete, onde ele pedia desculpas pela situação financeira desastrosa (um dia antes, Pete ficou sabendo que Stan Polley, o empresário do grupo, havia fugido com toda o dinheiro da banda) em que ele havia colocado os amigos e sua namorada. 

Badfinger sem Pete Ham: Instabilidade e Atritos.

Tom e Bob montaram o The Dodgers e Joey estava com o seu Natural Gas (foi a banda de apoio de Peter Frampton). 

Em 1979, a Elektra contratou Joey e Tom exigindo que eles utilizassem o nome Badfinger, independentemente da banda que eles viessem a montar. Lançaram o disco Airwaves que, apesar de canções como Lost Inside Your Love, Sail Away e Love is Gonna Come at Last, não foi bem nas paradas. Saíram em tournê com a ajuda de músicos como Tony Kaye (Yes), mas não conseguiram o sucesso esperado. 

Em 1981, ainda com Kaye na banda, lançaram Say No More. Apesar de Hold On ter entrado no top 50, o disco não decolou e nem chegou a ser realizada uma tour para sua promoção. A instabilidade entre Molland e Evans apressou o final do 'novo' Badfinger. Fortes desentendimentos entre os dois amigos fizeram com que cada um montasse seu próprio Badfinger. Joey procurou o sindicato e conseguiu impedir Evans de usar o nome da banda que ele próprio havia criado.

Os dois se encontraram pouco tempo depois e novamente entraram em forte atrito, pois Evans alegou ter assumido diversos compromissos e de ter vários contratos assinados que exigiam que ele se apresentasse como Badfinger. Joey não deu atenção a Evans, porém mal sabia que aquela seria a última vez que iria ver ou conversar com o antigo amigo e companheiro de banda. 

Em 19 de novembro de 1983 Tom Evans, em profundo estado de depressão, também cometeu suicídio, enforcando-se no quintal de sua casa. 

Em 4 de outubro de 2005, Mike Gibbins morreu de causas naturais. 

Ainda hoje, Joey Molland excursiona como Joey Molland's Badfinger mantendo viva a memória da banda. 

Em Outubro de 2013 a banda voltou às paradas graças a utilização da música Baby Blue no ato final do último episódio da última temporada da série Breaking Bad, chegando a ocupar o 13º lugar no ranking da loja digital da Apple. 

Ainda hoje, Joey Molland excursiona como Joey Molland's Badfinger mantendo viva a memória da banda. 

Legado.

Trágico como possa parecer, o legado do Badfinger continua vivo até hoje, recrutando milhares de fãs por todo o mundo. Em 1990, foi lançado um álbum ao vivo Day After Day, gravado ainda em 1974. Em 1997, foram lançados um livro e um documentário (Without You: The Tragic History of Badfinger) contando a história da banda, sob a supervisão de Joey Molland. Também em 1997, foi lançado o CD BBC In Concert 72/73. Em 2000, finalmente, foi lançado o inédito álbum gravado em 1974, Head First. Texto: Wikipédia.

Integrantes.

Última Formação. 

Joey Molland (Vocais, Guitarra, Teclados, 1969-1984)
Randy Anderson (Vocais, Guitarra, 1984)
Bob Jackson (Vocais, Guitarra, Teclados, 1984)
Al Wodtke (Vocais, Baixo, 1984)
Mike Gibbins (Vocais, Bateria, Percussão, Teclados, 1984)

Ex - Integrantes.

David Jenkins (Vocais, Guitarra, 1965)
Ron Griffiths (Vocais, Baixo, 1965-1969)
Pete Ham (Vocal, Guitarra, Teclados, 1965-1975)
Mike Gibbins (Vocais, Bateria, Percussão, 1965-1975)
Tom Evans (Vocais, Guitarra, 1967-1981)
Rob Stawinsky (Bateria, Turnê de 1972)
Bob Jackson (Vocais, Teclados, 1974-1975)
Joe Tansin (Vocais, Guitarra, 1978)
Kenny Harck (Bateria, 1978)
Bob Schell (Guitarra, 1979)
Peter Clarke (Bateria, 1979)
Ian Wallace (Bateria, 1979-1980)
Tony Kaye (Teclados, 1979-1981)
Rod Roach (Guitarra, 1980)
Glen Sherba (Guitarra, 1980-1981)
Richard Bryans (Bateria, 1980-1981)



Bitrate: 192Kbps.
 
Álbuns.

The Iveys - Maybe Tomorrow (1969)
01. See Saw Grampa
02. Beautiful & Blue
03. Dear Angie
04. Think About The Good Times
05. Yesterday Ain't Coming Back
06. Fisherman
07. Maybe Tomorrow
08. Sali Bloo
09. Angelique
10. I'm In Love
11. They're Knocking Down Our Home
12. I've Been Waiting
13. No Escaping Your Love
14. Mrs Jones
15. And Her Daddy's A Millionaire
16. Looking For My Baby

The Iveys - Someday We'll Be Known (Demos 1969)
01. I Believe 1
02. The French Song (In A Taxi)
03. Harmonizing
04. Spoken
05. Man Without A Heart
06. The Girl Next Door In A Mini-Skirt
07. Turn On Your Lovin' Mood
08. It Takes So Long
09. Unknown Instrumental
10. Handsome Malcolm
11. Hey Baby
12. The Leaves I
13. The Leaves II
14. The Leaves III
15. The Leaves IV
16. The Leaves V
17. The Leaves VI
18. Mr. Strangeways
19. I'll Kiss You Goodnight
20. Sausage And Egg
21. Handsome Malcolm
22. Another Day
23. I Believe 2
24. Love Hurts
25. For My Sympathy
26. Maybe Tomorrow (Mono)
27. And Her Daddy's a Millionaire (Mono)
28. Dear Angie (Mono)
29. No Escaping Your Love (Mono)
30. Storm in a Teacup (Mono)
31. Sali Bloo (Wah-Wah Intro)


Magic Christian Music (1970)
01. Come And Get It
02. Crimson Ship
03. Dear Angie
04. Fisherman
05. Midnight Sun
06. Beautiful And Blue
07. Rock Of All Ages
08. Carry On Till Tomorrow
09. I’m In Love
10. Walk Out In The Rain
11. Angelique
12. They’re Knocking Down Our Home
13. Give It A Try
14. Maybe Tomorrow
Bonus Tracks.
15. Storm in a Teacup
16. Arthur


No Dice (1970)
01. I Can’t Take It
02. I Don’t Mind
03. Love Me Do
04. Midnight Caller
05. No Matter What
06. Without You
07. Blodwyn
08. Better Days
09. It Had To Be
10. Watford John
11. Believe Me
12. We’re For The Dark
Bonus Tracks.
13. Get Down
14. Friends Are Hard To Find
15. Mean, Mean Jemima
16. Loving You
17. I’ll Be The One


Straight Up (1971)
01. Take It All
02. Baby Blue
03. Money
04. Flying
05. I’d Die Babe
06. The Name Of The Game
07. Suitcase
08. Sweet Tuesday Morning
09. Day After Day
10. Sometimes
11. Perfection
12. It’s Over
Bonus Tracks.
13. Money (Original Version)
14. Flying (Original Version)
15. Name Of The Game (Original Version)
16. Suitcase (Original Version)
17. Perfection (Original Version)
18. Baby Blue (US Single Mix)


Carnegie Hall (1972)
01. Better Days
02. Midnight Sun
03. Sweet Tuesday Morning
04. Were For the Dark
05. Feelin Alright
06. Take It All
07. Suitcase
08. Receiving Gold Record
09. Day After Day
10. No Matter What
11. Love Me Do
12. Lucille
13. Rip It Up
14. I Can't Take It
15. Only You Know and I Know


Ass (1973)
01. Apple Of My Eye
02. Get Away
03. Icicles
04. The Winner
05. Blind Owl
06. Constitution
07. When I Say
08. Cowboy
09. I Can Love You
10. Timeless
11. Do You Mind (Bonus Track)


Badfinger (1974)
01. I Miss You
02. Shine On
03. Love Is Easy
04. Song For A Lost Friend
05. Why Don't We Talk
06. Island
07. Matted Spam
08. Where Do We Go From Here?
09. My Heart Goes Out
10. Lonely You
11. Give It Up
12. Andy Norris


Wish You Were Here (1974)
01. Just A Chance
02. Your So Fine
03. Got To Get Out Of Here
04. Know One Knows
05. Dennis
06. In The Meantime / Some Other Time
07. Love Time
08. King Of The Load
09. Meanwhile Back At The Ranch / Should I Smoke


Airwaves (1979)
01. Airwaves
02. Look Out California
03. Lost Inside Your Love
04. Love Is Gonna Come At Last
05. Sympathy
06. The Winner
07. The Dreamer
08. Come Down Hard
09. Sail Away
Bonus Tracks.
10. One More Time
11. Send Me Your Love
12. Steal My Heart
13. Love Can't Hide
14. Can You Feel The Rain


Say No More (1981)
01. I Got You
02. Come On
03. Hold On
04. Because I Love You
05. Rock N' Roll Contract
06. Passin' Time
07. Three Time Loser
08. Too Hung Up On You
09. Crocadillo
10. No More


Day After Day, Live 1974 (1990)
01. Sometimes
02. I Don't Mind
03. Blind Owl
04. Give it Up
05. Constitution
06. Baby Blue
07. Name of the Game
08. Day After Day
09. Timeless
10. I Can't Take It


The Best Of Badfinger (1995)
01. Come And Get It
02. Maybe Tomorrow
03. Rock Of All Ages
04. Dear Angie
05. Carry On Till Tomorrow
06. No Matter What
07. Believe Me
08. Midnight Caller
09. Better Days
10. Without You
11. Take It All
12. Money
13. Flying
14. The Name Of The Game
15. Suitcase
16. Day After Day
17. Baby Blue (U.S. Single Mix)
18. When I Say
19. Icicles
20. I Can Love You
21. Apple Of My Eye

Opção 1.

Opção 2.

BBC In Concert, 1972-1973 (2000)
01. Better Days
02. Only You Know and I Know
03. We're for the Dark
04. Sweet Tuesday Morning
05. Feelin' Alright
06. Take It All
07. Suitcase
08. Love Is Easy
09. Blind Owl
10. Constitution
11. Icicles
12. Matted Spam
13. Suitcase
14. I Can't Take It
15. Come and Get It


Head First, 1974 (2000)
CD 1.

01. Lay Me Down
02. Hey, Mr. Manager
03. Keep Believing
04. Passed Fast
05. Rock 'N' Roll Contract
06. Saville Row
07. Moonshine
08. Back Again
09. Turn Around
10. Rockin' Machine

CD 2: Demos & Bonus Tracks.

01. Time Is Mine
02. Smokin' Gun
03. Old Fashioned Notions
04. Nothing To Show
05. You Ask Yourself Why
06. Keep Your Country Tidy
07. To Say Goodbye
08. Queen Of Darkness
09. I Can't Believe In
10. Thanks To You All
11. Lay Me Down (Demo)


The Very Best Of Badfinger (2000)
01. No Matter What
02. Day After Day
03. Baby Blue
04. Name of the Game
05. Maybe Tomorrow
06. Come and Get It
07. Rock of All Ages
08. Carry on Till Tomorrow
09. Midnight Caller
10. We're for the Dark
11. I'll Be the One
12. Without You
13. I'd Die Babe
14. It's Over
15. When I Say
16. Dennis
17. Lonely You
18. Love Time
19. Meanwhile, Back at the Ranch/Should I Smoke


Without You: The Tragic Story Of Badfinger (2000)
01. Man Without A Heart
02. Taxi
03. Take Good Care Of My Baby
04. She Came Out Of The Cold
05. Knocking Down Our Home
06. Clown Of The Party
07. Maybe Tomorrow
08. Midnight Sun
09. Take It All
10. Radio & Backstage interviews with Pete Ham: June 25, 1972
11. Blind Owl
12. Hotel interview with Pete Ham, Tom Evans: March 29, 1974
13. Pete Ham/Steve Craiter phone call: October 27, 1974
14. Hey, Mr.Manager
15. Ringside
16. I Believe in Love
17. Tom Evans/Steve Craiter phone call: May 1983
18. Tom Evans/Steve Craiter phone call: August 19, 1983
19. Over You


Apple Demos 1970/1972 (2003)
01. No Good At All
02. Sweet Tuesday Morning
03. Suitcase
04. I’ll Be The One
05. Baby Please
06. Mean Mean Jemima
07. Loving You
08. Name Of The Game
09. Money
10. Sing For The Song
11. Perfection (Version 2)
12. Perfection (Demo)

 
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