Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

03/09/2023

Woodstock Festival (1969)

Woodstock Music & Art Fair (conhecido informalmente como Woodstock ou Festival de Woodstock) foi um festival de música realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos. Anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música", o festival deveria ocorrer originalmente na pequena cidade de Woodstock, mas os moradores locais não aceitaram, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.
 


O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música popular. 

O evento foi capturado em um documentário lançado em 1970, Woodstock, além de uma trilha sonora com os melhores momentos. 

História.

O Festival de Woodstock surgiu dos esforços de Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld. Roberts e Rosenman, que entrariam com as finanças, colocaram um anúncio sob o nome de Challenge International, Ltd., no New York Times e no Wall Street Journal ("Jovens com capital ilimitado buscam oportunidades de investimento legítimas e interessantes e propostas de negócios"). Lang e Kornfeld responderam o anúncio, e os quatro reuniram-se inicialmente para discutir a criação de um estúdio de gravação em Woodstock, mas a ideia evoluiu para um festival de música e artes ao ar livre. 

Mesmo considerado um investimento arriscado, o projeto foi montado tendo em vista retorno financeiro. Os ingressos passaram a ser vendidos em lojas de disco e na área metropolitana de Nova York, ou via correio através de uma caixa postal. Custavam 18 dólares (aproximadamente 75 dólares em valores atuais), ou 24 dólares se adquiridos no dia. Aproximadamente 186.000 ingressos foram vendidos antecipadamente, e os organizadores estimaram um público de aproximadamente 200.000 pessoas. Não foi isso que aconteceu, no entanto. Mais de 500.000 pessoas compareceram, derrubando cercas e tornando o festival um evento gratuito. 

O Primeiro Dia do Festival.

Este influxo repentino provocou congestionamentos imensos, bloqueando a Via Expressa do Estado de Nova York e eventualmente transformando Bethel em uma "área de calamidade pública". As instalações do festival não foram equipadas para providenciar saneamento ou primeiros socorros para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene. 

Embora o festival tenha sido reconhecidamente pacífico, dado o número de pessoas e as condições envolvidas, houve duas fatalidades registradas: a primeira resultado de uma provável overdose de heroína, e a outra após um atropelamento de trator. Houve também dois partos registrados (um dentro de um carro preso no congestionamento e outro em um helicóptero), e quatro abortos. 

A Multidão Reunida.

Ainda assim, em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 60, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude de seu imenso público. 

32 Apresentações Foram Realizadas nos 4 Dias do Evento:

Sexta-feira, 15 de Agosto.

Richie Havens.
Swami Satchidananda - deu a invocação para o festival.
Sweetwater.
The Incredible String Band.
Bert Sommer.
Tim Hardin.
Ravi Shankar.
Melanie.
Arlo Guthrie.
Joan Baez.

Sábado, 16 de Agosto. 

Quill, quarenta minutos para quatro músicas.
Keef Hartley Band.
Country Joe McDonald.
John Sebastian.
Santana.
Canned Heat.
Mountain.
Grateful Dead.
Creedence Clearwater Revival.
Janis Joplin com a The Kozmic Blues Band.
Sly & the Family Stone.
The Who começou às 4 da manhã, dando início a um conjunto de 25 músicas, incluindo Tommy.
Jefferson Airplane.

Domingo, 17 de Agosto para Segunda, 18 de Agosto.

The Grease Band.
Joe Cocker.
Country Joe and the Fish.
Ten Years After.
The Band.
Blood, Sweat & Tears.
Johnny Winter e seu irmão, Edgar Winter.
Crosby, Stills, Nash & Young.
Paul Butterfield Blues Band.
Sha-Na-Na.
Jimi Hendrix.
 

Convites Recusados.

The Beatles: O site woodstockstories.com apresenta duas alternativas para a recusa dos Beatles. A primeira é que os organizadores teriam contactado John Lennon, e ele disse que a banda só tocaria se a Plastic Ono Band de Yoko Ono também pudesse se apresentar. O site afirma que a explicação mais plausível é que Lennon queria tocar, mas sua entrada nos Estados Unidos a partir do Canadá foi bloqueada pelo presidente Nixon. De qualquer modo, os Beatles estavam prestes a se separar, e inclusive não tocavam ao vivo fazia três anos, desde de agosto de 1966. 

The Doors: considerado como uma alternativa, cancelou sua aparição no último momento; de acordo com o guitarrista Robbie Krieger, eles recusaram pois pensaram que aquela seria mais uma "imitação de segunda categoria do Monterey Pop Festival", mais tarde se arrependendo da decisão. Outro fator foi que o vocalista Jim Morrison estaria inseguro quanto a se apresentar fronte a grandes plateias. O baterista John Densmore no entanto compareceu ao festival, e no filme pode ser visto no palco durante a apresentação de Joe Cocker. 

Led Zeppelin: também foi convidado, de acordo com seu empresário Peter Grant: "Fomos chamados pra tocar em Woodstock e a Atlantic gostou da ideia, assim como nosso promoter nos EUA, Frank Barsalana, mas eu disse não pois em Woodstock seríamos apenas mais uma banda". Ao invés disso o grupo embarcou em uma bem-sucedida turnê de verão, tocando naquele mesmo final de semana no Asbury Park Convention Hall em New Jersey. 

Jethro Tull: recusou o convite, de acordo com Ian Anderson, pois seu empresário lhe disse que haveria montes de drogas, lama e hippies. Embora a banda não tenha se apresentado no festival, sua música foi tocada pelo sistema sonoro de utilidade pública. No filme, durante entrevistas com os organizadores (quando eles discutem quanto dinheiro estão perdendo com o evento), as canções "Beggar's Farm" e "Serenade to a Cuckoo", do álbum This Was, podem ser ouvidas ao fundo. 

The Byrds: foram convidados, mas escolheram não participar pensando que Woodstock não teria nada de diferente dos outros festivais musicais que estavam acontecendo naquele verão. Também estavam preocupados com o cachê, de acordo com declarações do baixista John York: "Estávamos indo pra um show e Roger McGuinn chegou e disse que um cara estava organizando um festival no norte de Nova York, mas que naquele ponto já não estavam mais pagando as bandas. Ele perguntou se queríamos ir, e todos responderam, 'Não, queremos descansar'. Não fazíamos ideia de como aquilo seria. Estávamos esgotados, e também cansados daquela coisa de festivais. Então recusamos, e perdemos o melhor festival de todos". 

Bob Dylan: estava negociando para tocar, mas desistiu depois que seu filho ficou doente. Ele também estava insatisfeito com o número de hippies acampando perto de sua casa, no local onde o festival ocorreria originalmente. 

Joni Mitchell: estava agendada para tocar, mas cancelou pois seu empresário temia que ela perdesse uma participação no programa de TV The Dick Cavett Show. 

The Moody Blues: apareceram no primeiro pôster de divulgação do evento, mas desistiram de participar após agendarem um show em Paris naquele mesmo final de semana. Texto: Wikipédia.
Woodstock Festival (1969) 4 CD’S: Melhores Momentos.
CD 1.

Richie Havens.
01. Handsome Johnny
02. Freedom
Country Joe McDonald.
03. The ‘Fish’ Cheer/I-Feel-Like-I’m-Fixin’-To-Die Rag
John B. Sebastian.
04. Rainbows All Over Your Blues
05. I Had A Dream
Tim Hardin.
06. If I Were A Carpenter
Melanie.
07. Beautiful People
Arlo Guthrie.
08. Coming Into Los Angeles
09. Walking Down The Line
Joan Baez.
10. Joe Hill
11. Sweet Sir Galahad
12. Drug Store Truck Drivin’ Man
Carlos Santana.
13. Soul Sacrifice
Mountain.
14. Blood Of The Sun
15. Theme For An Imaginary Western

CD 2.

Canned Heat.
01. Leaving This Town
02. Going Up The Country
Creedence Clearwater Revival.
03. Commotion
04. Green River
05. Ninety-Nine And A Half (Won’t Do)
06. I Put A Spell On You
Janis Joplin.
07. Try
08. Work Me Lord
09. Ball & Chain
10. Medley:
Dance To The Music
Music Lover
I Want To Take You Higher (Sly & The Family Stone)

The Who.
11. We’re Not Gonna Take It

CD 3.

Jefferson Airplane.
01. Volunteers
02. Somebody To Love
03. Saturday Afternoon/Won’t You Try 
04. Uncle Sam Blues
05. White Rabbit
Joe Cocker.
06. Let’s Go Get Stoned
07. With A Little Help From My Friends
Country Joe & The Fish.
08. Rock & Soul Music
Ten Years After.
09. I’m Going Home
The Band.
10. Long Black Veil
11. Loving You Is Sweeter Than Ever
12. The Weight
Johnny Winter.
13. Mean Town Blues

CD 4.

Crosby, Stills, & Nash.
01. Suite: Judy Blue Eyes
Crosby, Stills, Nash & Young.
02. Guinnevere
03. Marrakesh Express
04. 4 + 20
05. Sea Of Madness
06. Find The Cost Of Freedom
Paul Butterfeild Blues Band.
07. Love March
Sha Na Na.
08. At The Hop
Jimi Hendrix.
09. Voodoo Chile (Slight Return) / Stepping Stone
10. Star Spangled Banner
11. Purple Haze

Woodstock: Back To The Garden, 50th Anniversary Experience (2019)
CD 1.

Richie Havens.
01. Hello!
02. From The Prison
Get Together
From The Prison

03. High Flying Bird
04. With A Little Help From My Friends
05. Handsome Johnny
06. Freedom
07. It seems there are a few cars blocking the road – John Morris
Sweetwater.
08. Look Out
09. Day Song
10. Two Worlds
Bert Sommer.
11. Jennifer
12. And When It’s Over
13. America
14. Smile
15. Let’s see how bright it can be – John Morris.
Tim Hardin.
16. How Can We Hang On To A Dream”
17. If I Were A Carpenter”
18. Reason To Believe”
19. Misty Roses”
20. We're a pretty big city right now– John Morris


CD 2.

01. Somebody, somewhere is giving out some flat blue acid – John Morris
Ravi Shankar.
02. Raga Manj Kmahaj
Melanie.
03. Momma Momma
04. Beautiful People
05. Mr. Tambourine Man
06. Birthday Of The Sun
07. It's a free concert from now on – John Morris
Arlo Guthrie.
08. Coming Into Los Angeles
09. Lotta freaks!
10. Wheel Of Fortune
11. Walking Down The Line
12. Every Hand In The Land
13. Let's just make the festival, not the other stuff – John Morris
Joan Baez.
14. The Last Thing On My Mind”
15. I Shall Be Released”
16. He already had a very, very good hunger strike going
17. Joe Hill
18. Drug Store Truck Drivin’ Man – featuring Jeffrey Shurtleff
19. That brings us fairly close to the dawn – John Morris
20. I guess the reason we’re here is music – John Morris
Quill.
21. They Live The Life
22. That’s How I Eat


CD 3.

01. Can those of you in the back hear well? – Chip Monck
Country Joe McDonald.
02. Janis
03. Donovan’s Reef
04. The Fish Cheer/I-Feel-Like-I’m-Fixin’-To-Die Rag
05. Those wishing to be lost, those wishing to be found – Chip Monck
Santana.
06. Savor
07. Jingo
08. Persuasion
09. Soul Sacrifice
10. An exciting set is understandable – Chip Monck
John B. Sebastian.
11. How Have You Been
12. Rainbows All Over Your Blues
13. I Had A Dream
14. “Darling Be Home Soon
The Keef Hartley Band
15. Halfbreed Medley:
Sinning For You
Leaving Trunk
Just To Cry
Sinning For You

16. Bring Jerry's nitroglycerin pills to the Indian Pavilion – Chip Monck


CD 4.

01. Go to Mr. Lang's office right away – Chip Monck
The Incredible String Band.
02. Invocation
03. The Letter
04. Gather ‘Round
05. When You Find Out Who You Are
06. If things aren't going well for you or whatever – Chip Monck & Hugh Romney
Canned Heat.
07. Going Up The Country
08. Woodstock Boogie
09. Can we have a little juice on this other microphone, please? – Bob Hite & Chip Monck
10. On The Road Again
11. It’s your own trip – Chip Monck


CD 5.

01. We'll take care of that right away – Chip Monck
Mountain.
02. Theme For An Imaginary Western
03. Long Red
04. Who Am I But You And The Sun (For Yasgur’s Farm)
05. Southbound Train
06. Open your eyes wide – Chip Monck & Joshua White
07. So many people have been able to participate in such a debacle – Ken Babbs
Grateful Dead.
08. Mama Tried
09. It’s a sinister plot! – Ken Babbs, Country Joe McDonald, et al
10. Dark Star
11. High Time
12. You're carrying Janis's wah-wah pedals – John Morris
Creedence Clearwater Revival.
13. Green River
14. Bad Moon Rising
15. I Put A Spell On You
16. It’s going to be a very long evening – Chip Monck


CD 6.

Janis Joplin.
01. To Love Somebody
02. Kozmic Blues
03. Piece Of My Heart
04. Usic's For Grooving, Man
05. Ball And Chain
06. ust in case you should get any ideas about leaving – Chip Monck
Sly & The Family Stone.
07. Medley:
Everyday People
Dance To The Music
Music Lover
I Want To Take You Higher

08. Are you supposed to be up there rapping? No, man. – Abbie Hoffman & stagehand
The Who.
09. I Can’t Explain
10. Pinball Wizard
11. I Can Dig It – Abbie Hoffman & Pete Townshend
12. We’re Not Gonna Take It
13. Shakin’ All Over
14. My Generation
15. Welcome This New Day – Chip Monck


CD 7.

Jefferson Airplane.
01. The Other Side Of This Life
02. Somebody To Love
03. et’s play it out of tune – Grace Slick
04. 3/5 Of A Mile In 10 Seconds
05. Won’t You Try/Saturday Afternoon
06. We got a whole lot of orange and it was fine – Grace Slick
07. Plastic Fantastic Lover
08. Volunteers
09. If you're too tired to chew, pass it on – Hugh Romney
10. The roads are fairly clear now – John Morris
11. This is the largest group of people ever assembled in one place – Max Yasgur
Joe Cocker.
12. Dear Landlord
13. Feelin’ Alright
14. Let’s Go Get Stoned
15. Hitchcock Railway
16. With A Little Help From My Friends
17. Isn’t the rain beautiful? – John Morris, Barry Melton, rainstorm & audience


CD 8.

Country Joe & The Fish.
01. Rock And Soul Music
02. Love
03. Silver And Gold
04. Rock And Soul Music (Reprise)
Ten Years After.
05. Help Me
06. I’m Going Home
07. Come down and say hello to us – Chip Monck
The Band.
08. Chest Fever
09. Tears Of Rage
10. This Wheel’s On Fire
11. I Shall Be Released
12. The Weight
13. We've just had a slight change in running order – Chip Monck


CD 9.

01. It’s really a drag – Chip Monck
Johnny Winter.
02. Leland Mississippi Blues
03. Mean Town Blues
04. Johnny B. Goode
05. It just doesn't seem to be necessary – Chip Monck
Blood, Sweat & Tears.
06. More And More
07. Spinning Wheel
08. Smiling Phases
09. You’ve Made Me So Very Happy
Crosby, Stills & Nash.
10. Tell 'em who we are, man
11. Suite: Judy Blue Eyes
12. Blackbird”
13. Marrakesh Express
Crosby, Stills, Nash & Young.
14. Sea Of Madness
15. Wooden Ships
16. Bummer!
17. 49 Bye-Byes


CD 10.

The Butterfield Blues Band.
01. No Amount Of Loving
02. Love March
03. Everything’s Gonna Be Alright
Sha Na Na.
04. Test – Chip Monck & Sha Na Na
05. Get A Job
06. Come Go With Me
07. Silhouettes
08. At The Hop
09. Duke Of Earl
10. Get A Job (Reprise)
11. Thank you for making all this possible – Chip Monck
Jimi Hendrix.
12. Hear My Train A Comin
13. Izabella
14. The Star Spangled Banner & Purple Haze   
15. Good wishes, good day, and a good life – Chip Monck


Zippyshare Pt.1 > Pt.2 > Pt.3.

Uloz.to.
 
 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário