Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

15/08/2023

Gamma Ray - Discografia.

Gamma Ray é uma banda de heavy metal alemã fundada por Kai Hansen no final dos anos 80. Após sua saída da banda Helloween, Kai formou o Gamma Ray junto com Ralf Scheepers (da banda Tyran' Pace), um grande fã de Judas Priest. O começo do Gamma Ray pode ser considerado, em parte, a continuação do clássico Helloween (lembrando que foi Hansen que fundou esta banda também), vagarosa e firmemente progredindo em termos de banda e de som, álbum a álbum, até finalmente se destacarem no mundo do power/speed metal.


História.

Origem (1988-1989)

Em 1988, após quatro anos com sua antiga banda, o Helloween, o guitarrista e compositor Kai Hansen decidiu sair devido à (como oficialmente anunciado) frenética atividade em termos de shows. Eventualmente, Hansen decidiu começar um novo projeto, com seu antigo amigo, Ralf Scheepers (vocalista), Uwe Wessel (baixista) e Mathias Burchard (baterista). No começo do projeto Kai não pretendia formar uma nova banda, mas as gravações dos músicos no estúdio se saíram tão bem, em um ambiente tão relaxado entre eles, que não houve outra saída: Aí nasceu o Gamma Ray.

O primeiro trabalho (1990)

Em Janeiro de 1990 aquela formação lançou o álbum Heading for Tomorrow, que alcançou grande sucesso especialmente na Alemanha e no Japão. Kai junto com sua nova banda Gamma Ray puxou justamente para o estilo de música que tornou o Helloween famoso anos atrás: melódico e bombástico, o som de power metal explosivo com letras positivas e críticas, um fantástico trabalho com as guitarras e maravilhosos vocais.

Levou algum tempo até que o Gamma Ray encontrasse reconhecimento mundial, pois logo após as gravações o baterista Mathias Burchardt decidiu abandonar a banda para se dedicar integralmente a seus estudos. Finalmente, um novo baterista de nome Uli Küsch (ex-Holy Moses, ex-Helloween, ex-Masterplan e atualmente no Mekong Delta) entrou no seu lugar. Com Uli, a formação do Gamma Ray para a estreia mundial ao vivo estava completa: Ralf Scheeper (vocais), Dirk Schlächter (guitarra), Uwe Wessel (baixo) e é claro, o mentor de tudo, Kai Hansen (guitarra e vocais). Junto com a turnê mundial um novo EP chamado Heaven Can Wait foi lançado em Setembro de 1990, incluindo - além da versão regravada da música título - uma faixa totalmente inédita chamada Who Do You Think You Are? e três músicas que não foram incluídas no álbum Heading For Tomorrow. A turnê mundial foi um grande sucesso especialmente no Japão. Como documentário um vhs ao vivo chamado Heading For The East foi filmado no show em Tóquio.

A ascensão (1991-1994)

Em Fevereiro de 1991 a banda se reúne para as gravações do segundo álbum em uma pequena e isolada casa na Dinamarca. Com algumas canções inéditas a banda entra em um estúdio sobre o controle do produtor Tommy Newton que fez um fantástico trabalho no álbum chamado Sigh No More que foi lançado em Setembro de 1991. O estilo difere vastamente do "Heading", e as letras são completamente depressivas, resultado da Guerra do Golfo que estava estourando naquela época. Uma turnê mundial de 50 dias ocorreu logo em seguida.

Após a turnê passar pelo Japão no começo de 1992, a banda aparecia nos noticiários novamente, mas não com boas notícias para os fãs: O ritmo imposto pela dupla Uli & Uwe desaparecia devido a um desentendimento pessoal e foram substituídos por Jan Rubach (baixo) e Thomas Nack (bateria), ambos de uma banda de Hamburg chamada Anesthesia. Ainda por cima, o Gamma Ray começou a construir seu próprio estúdio, o que tomou bastante tempo e resultou no atraso das gravações do próximo álbum, previstas para antes 1993. O disco chamado Insanity and Genius é finalmente lançado em Junho de 1993. O estilo do álbum volta ao Heading For Tomorrow novamente já que Kai imaginava que a melhor música que ele poderia compor seria aquele bombástico speed metal. Insanity & Genius foi presenteado aos fãs ao vivo nos festivais então chamados "Metal Melódico Contra-Ataca", tudo em todos os quatro shows com apresentações de Helicon, Conception, Rage e Gamma Ray. Um segundo vhs ao vivo intitulado Lust For Live foi filmado em Hamburg e foi posteriormente lançado em CD com o título The Power of Metal em Dezembro.

Grandes mudanças (1994-1997)

Os planos para o lançamento do quarto álbum vieram logo em seguida, mas Hansen e Schlächter estavam irritados com o fato de Scheepers morar muito longe de Hamburg, o que resultava na reunião da banda para compor músicas apenas nos finais de semana, o que era um grande obstáculo no caminho da banda. Como Scheepers se candidatou para ser vocalista do Judas Priest e suas chances eram bastante altas (ele ficou entre os três melhores candidatos), Hansen o perguntou se sua permanência na banda era a melhor opção. Os dois então decidiram que seria melhor se Scheepers deixasse a banda, e assim, sem ressentimentos entre os membros, Scheepers (atual Primal Fear) deixou o Gamma Ray. Hansen teve então que tomar a posição de vocalista e guitarrista.

Em Maio de 1995 um clássico do Metal Melódico era lançado: O estilo do álbum Land of the Free pode ser considerado uma mistura do bombástico Heading For Tomorrow com a agressividade e o peso do Walls of Jericho (primeiro álbum do Helloween). Nesse álbum, houve novamente a cooperação do vocalista Michael Kiske que vez os vocais durante toda a música chamada Time to Break Free e o refrão da faixa título do disco. As críticas ao redor do mundo se mostraram bastante positivas. Kai e Dirk então se trancaram no estúdio para gravar o EP Silent Miracles, um EP com quatro músicas mais lentas. Os fãs então disseram que Kai teria feito seu melhor trabalho como vocal na música A While in Dreamland, uma linda balada somente com o piano e o vocal de Hansen. Como a mixagem do EP não pôde ser realizada antes da turnê do álbum, Silent Miracles foi lançado somente em fevereiro de 1996. Como mencionado, a banda fez uma longa série de shows pela Europa na turnê Men on a tour em Setembro transformando bares em verdadeiras casas de shows. Os shows passaram para o CD em Maio de 1996 com o título Alive '95.

Em Setembro de 1996 a banda volta a assombrar a Espanha para atender ao pedido dos fãs com mais shows junto com Stratovarius e Rage. Mas nos preparativos para esta turnê Jan e Thomas decidiram deixar a banda. Jan o fez porque Dirk o queria de volta no baixo (ele originalmente tocava baixo) de qualquer jeito. Há boatos de que Jan gostaria de mudar para a guitarra já ele próprio se manifestou para assumir a guitarra na banda. Mas de algum modo ele não se importou e saiu. Assim também fez Thomas pois ele estava totalmente interessado em outro projeto musical que estava acontecendo há pouco tempo. Thomas foi gentil e tocou na turnê espanhola, enquanto Jan foi substituído pelo guitarrista Henjo Richter.

As composições para um novo álbum começaram no fim de 1996, mas somente com Dirk e Kai na banda. Foi só em Fevereiro de 1997 que encontraram os dois novos membros: Na pessoa de Daniel Zimmermann eles encontraram o melhor baterista que já tiveram. Henjo Richter entrou como guitarrista, profissão que ele exerceu muito bem na turnê espanhola anteriormente. O Gamma Ray final, cuja formação existe até hoje.

Com a nova formação completa a banda volta às gravações para o novo álbum em Março de 1997. O single Valley of The Kings foi lançado em Maio e o álbum Somewhere Out in Space, que marca o início da fascinação da banda pelo espaço, foi lançado em Agosto. Após dois anos de shows (Junto com Hammerfall e Jag Panzer) veio o álbum Powerplant, que é uma continuidade do tema espacial de Somewhere Out In Space, mas redirecionado musicalmente. O álbum foi enormemente aclamado mundo afora.

De Hamburgo para o mundo (1998-2010)

Chegou então a hora de fazer um "Best of…", e Hansen decidiu que as coisas seriam diferentes; A banda voltaria para o estúdio e regravaria os velhos clássicos. Blast from the Past foi o nome dado a esse álbum.

A banda então prosseguiu com as gravações para o próximo álbum, com rumores de que soaria como um clássico, assim como Iron Maiden e Judas Priest, antes de descansarem durante um ano.

Após a pausa a banda estava pronta para gravar e lançar o álbum No World Order, com muitas riffs pesadas como uma banda clássica dos anos 80, confirmando os boatos. Novamente, o álbum foi aclamado pelo público. A turnê fez a banda visitar dezenas de países europeus e com direito a alguns shows no Japão. Depois de descansar da turnê, a banda seguiu com o Skeleton in the Closet Tour que fez a banda tocar músicas que eles nunca ou raramente tocavam ao vivo. A lista das músicas dos shows foram votadas pelos fãs no site da banda. Poucos shows foram feitos mas dois deles (Barcelona e Strasburg) foram gravados para o disco ao vivo Skeletons in the Closet, o melhor álbum ao vivo deles até aquele momento. Axel Mackenrott (Masterplan) foi contratado para essa turnê como tecladista.

A última turnê contou com o Gamma Ray como banda de abertura para 10 shows do Iron Maiden pela Europa. A turnê foi nomeada That leg Rayzin' With the Beast pelos membros e expôs a banda ainda mais.

No começo de 2004 a banda começou a compor o material para o novo álbum e finalmente voltaram ao estúdio em Setembro para começar a gravação de 11 músicas, que em contraste aos últimos dois álbuns, se mostrava mais complexo e bombástico novamente. O trabalho para Majestic ficou finalmente completo em Maio de 2005 e foi lançado em 23 de Setembro desse ano. Nesse meio tempo a banda se apresentou em três festivais de verão (Bang Your Head, Tuska e Monsters Of Rock) para mostrar ao público que ainda estavam vivos. Uma turnê europeia segue junto com Nocturnal Rites e Powerwolf como bandas de apoio.

Em Outubro de 2007 a banda planejou mais um disco uma continuação do aclamado "Land of the Free" de 1995, o disco "Land of the Free II", em Novembro o disco já estava nas lojas.

Durante a turnê deste álbum, algo histórico também acontece, pois pela primeira vez a banda na Europa sai em turnê mundial com o Helloween. Em 2010 é lançado o bem comentado pela crítica "To the Metal!", onde a banda resgata neste álbum toda a sua carreira, desde o tradicionalismo oitentista como na faixa-título ao Speed/Power Metal como, por exemplo na Faixa "Rise", além da balada "No Need to Cry" feita para o pai de Dirk Schlächter, onde esse assumi os vocais e violão em um trecho folk da música. Além disso, ocorre uma nova participação de Michael Kiske na faixa "All You Need to Know".

Atividade recente (2011-presente)

Em 31 de maio de 2011, o Gamma Ray lançou um EP chamado "Skeletons and Majesties". Ele contém versões gravadas recentemente das músicas clássicas da banda,além de versões acústicas de outras canções mais antigas.

Em 1 de setembro de 2012, a banda anunciou Michael Ehre como seu novo baterista, substituindo Daniel Zimmermann após 15 anos de atividade na banda.

Kai Hansen revelou em uma entrevista a Metal Blast em abril de 2013 que o seu próximo disco até então, Empire of the Undead, a ser lançado em 2014, teria um som "mais thrash". Na mesma entrevista Dirk Schlächter anunciou que o grupo iria iniciar uma digressão após a publicação do álbum, em março ou abril de 2014.

Apesar do Hammer Studio do Gamma Ray ter tido completamente destruído por um incêndio, o último disco, Empire of the Undead, foi lançado em março de 2014, contando com a segunda Hellish Tour, novamente ao lado da banda Helloween. Texto: Wikipédia. 

Integrantes.

Atuais.

Kai Hansen (Guitarra, desde 1989, Vocal, 1994-2015)
Dirk Schlächter (Baixo, desde 1997, Guitarra, 1990-1997)
Henjo Richter (Guitarra e Teclado, desde 1997)
Michael Ehré (Bateria, desde 2012)
Frank Beck (Vocal, desde 2015)

Ex - Integrantes.

Ralf Scheepers (Vocal, 1989-1994)
Uwe Wessel (Baixo, 1989-1992)
Mathias Burchardt (Bateria, 1989-1990)
Uli Kusch (Bateria, 1990-1992)
Thomas Nack (Bateria, 1992-1996)
Jan Rubach (Baixo, 1992-1996)
Dan Zimmermann (Bateria, 1997-2012)   

Participações em Turnês.

Alessio Gori (Teclado, desde 2007)
Jorn Ellerbrock (Teclado, desde 1990)
Mike Terrana (Bateria, 1998)
Jörg Schrör (Baixo, 2000)
Markus Grosskopf (Baixo, 2001)
Dan Olding (Bateria, 2001)
Axel Mackenrott (Teclado, 2004)
Eero Kaukomies (Teclado, 2005-2007)
Kasperi Heikkinen (Guitarra, 2006, 2010)
Henning Basse (Vocal, 2008)
Michael Kiske (Vocal, 2011)
Michael Ehre (Baixo, 2011, 2012)



Bitrate: 192Kbps.
 
Álbuns.

Heading For Tomorrow (1990)
01. Welcome
02. Lust For Life
03. Heaven Can Wait
04. Space Eater
05. Money
06. The Silence
07. Hold Your Ground
08. Free Time
09. Heading For Tomorrow
10. Look At Yourself
11. Mr. Outla


Sigh No More (1991)
01. Changes
02. Rich & Famous
03. As Time Goes By
04. [We Won't] Stop The War
05. Father And Son
06. One With The World
07. Start Running
08. Countdown
09. Dream Healer
10. The Spirit
11. Sail On


Insanity And Genius (1993)
01. Tribute To The Past
02. No Return
03. Last Before The Storm
04. The Cave Principle
05. Future Madhouse
06. Gamma Ray (Edited Version)
07. Insanity & Genius
08. 18 Years
09. Your T0rn Is Over
10. Heal Me
11. Brothers
12. Heroes


Land Of The Free (1995)
01. Rebellion In Dreamland
02. Man On A Mission
03. Fairytale
04. All Of The Damned
05. Rising Of The Damned
06. Gods Of Deliverance
07. Farewell
08. Salvation's Calling
09. Land Of The Free
10. The Saviour
11. Abyss Of The Void
12. Time To Break Free
13. Afterlife


Alive '95 (1996)
CD 1.

01. Land Of The Free
02. Man On A Mission
03. Rebellion In Dreamland
04. Space Eater
05. Fairytale
06. Tribute To The Past
07. Heal Me
08. The Saviour
09. Abyss Of The Void
10. Ride The Sky
11. Future World
12. Heavy Metal Mania
13. Lust For Life

CD 2.

01. No Return
02. Changes
03. Insanity & Genius
04. Last Before The Storm
05. Future Madhouse
06. Heading For Tommorow


Somewhere Out In Space (1997)
01. Beyond The Black Hole
02. Men, Martians And Machines
03. No Stranger (Another Day In Life)
04. Somewhere Out In Space
05. The Guardians Of Mankind
06. The Landing
07. Valley Of The Kings
08. Pray
09. The Winged Horse
10. Cosmic Chaos
11. Lost In The Future
12. Watcher In The Sky
13. Rising Star
14. Shine On
15. Return To Fantasy (Bonus Track)


The Karaoke Album (Coletânea 1997)
01. Beyond The Black Hole
02. Men, Martians And Machines
03. Valley Of The Kings
04. Somewhere Out In Space
05. Shine On
06. Space Eater
07. Abyss Of The Void
08. Man On A Mission
09. Time To Break Free
10. Heading For Tomorrow (Sing Along Version)


Power Plant (1999)
01. Anywhere In The Galaxy
02. Razorblade Sigh
03. Send Me A Sign
04. Strangers In The Night
05. Gardens Of The Sinner
06. Short As Hell
07. It's A Sin
08. Heavy Metal Universe
09. Wings Of Destiny
10. Hand Of Fate
11. Armageddon


Blast From The Past (Coletânea 2000)
CD 1.

01. Welcome
02. Lust For Life
03. Heaven Can Wait
04. Heading For Tomorrow
05. Changes
06. Rich & Famous
07. One With The World
08. Dream Healer
09. Tribute To The Past
10. Last Before The Storm
11. Heal Me

CD 2.

01. Rebellion In Dreamland
02. Man On A Mission
03. Land Of The Free
04. The Silence
05. Beyond The Black Hole
06. Somewhere Out In Space
07. Valley Of The Kings
08. Anywhere In The Galaxy
09. Send Me A Sign
10. Armageddon


No World Order (2001)
01. Induction
02. Dethrone Tyranny
03. The Heart Of The Unicorn
04. Heaven Or Hell
05. New World Order
06. Damn The Machine
07. Solid
08. Fire Below
09. Follow Me
10. Eagle
11. Lake Of Tears
12. Trouble


Skeletons In The Closet: Live 2002 (2003)
CD 1.

01. Welcome (Intro)
02. Gardens Of The Sinner
03. Rich And Famous
04. All Of The Damned
05. No Return
06. Armageddon
07. Heavy Metal Universe
08. One With The World
09. Dan's Solo (Drums Solo)

CD 2.

01. Razorblade Sigh
02. Heart Of The Unicorn
03. Last Before The Storm
04. Victim Of Fate (Helloween Cover)
05. Rising Star-Shine On
06. The Silence
07. Heaven Or Hell
08. Guardians Of Mankind
09. New World Order
10. McTee (Hidden Track)
11. I Want Out (Helloween Cover)

Majestic (2005)
01. My Temple
02. Fight
03. Strange World
04. Hell Is Thy Home
05. Blood Religion
06. Condemned To Hell
07. Spiritual Dictator
08. Majesty
09. How Long
10. Revelation
11. Hellfire


Land Of The Free II (2007)
01. Into The Storm
02. From The Ashes
03. Rising Again
04. To Mother Earth
05. Rain
06. Leaving Hell
07. Empress
08. When The World
09. Opportunity
10. Real World
11. Hear Me Calling
12. Insurrection
13. Blood Religion (Live In Montreal)

Opção 1.

Opção 2.

Hell Yeah: The Awesome Foursome (Live 2008)
CD 1.

01. Welcome
02. Gardens Of The Sinner
03. New World Order
04. Man On A Mission
05. Fight
06. Blood Religion
07. Heavy Metal Universe
08. Dreamhealer
09. Heart Of The Unicorn
10. Fairytale (Accoustic)
11. The Silence

CD 2.

01. Beyond The Blackhole
02. Valley Of The Kings
03. Somewhere Out In Space
04. Land Of The Free
05. Rebellion In Dreamland
06. I Want Out
07. Send Me A Sign
08. Into The Storm
09. Empress
10. From The Ashes
11. Real World


To The Metal! (2010)
01. Emphty
02. All You Need To Know
03. Time To Live
04. To The Metal
05. Rise
06. Mother Angel
07. Shine Forever
08. Deadlands
09. Chasing Shadows
10. No Need To Cry
11. One Life
12. Wannabees

Opção 1.

Opção 2.

Live: Skeletons & Majesties (2012)
CD 1.

01. Welcome (Intro)
02. Anywhere In The Galaxy
03. Men, Martians And Machines
04. The Spirit
05. Wings Of Destiny
06. Farewell
07. Gamma Ray
08. Money
09. Time To Break Free
10. Rebellion In Dreamland (Acoustic)
11. Send Me A Sign (Acoustic)

CD 2.

01. Induction
02. Dethrone Tyranny
03. Watcher In The Sky
04. Hold Your Ground
05. A While In Dreamland
06. Rise
07. Brothers
08. Insurrection
09. Future World


Best Ballads (Coletânea 2012)
01. Pray
02. Lake Of Tears
03. Farewell
04. The Silence
05. 18 Years
06. Miracle
07. Heal Me
08. A While In Dreamland
09. No Need To Cry


Somewhere In The Galaxy (Coletânea 2013)
CD 1.

01. Who Do You Think You Are?
02. Sail On
03. Mr. Outlaw
04. The Lonesome Stranger
05. Heroes
06. Exciter
07. Heavy Metal Mania
08. Miracle
09. A While In Dreamland
10. Return To Fantasy
11. Long Live Rock'n'Roll

CD 2.

01. Victim Of Changes
02. Angel Of Death
03. Trouble
04. Hellfire
05. One Life
06. Wannabees
07. Empire Of The Undead
08. Master Of Confusion
09. Death Or Glory
10. Lost Angels


Empire Of The Undead (2014)
01. Avalon
02. Hellbent
03. Pale Rider
04. Born To Fly
05. Master Of Confusion
06. Empire Of The Undead
07. Time For Deliverance
08. Demonseed
09. Seven
10. I Will Return
11. Someday


The Best Of (Coletânea 2015)
CD 1.

01. Armageddon
02. Heaven Can Wait
03. Hellbent
04. Dream Healer
05. Land Of The Free
06. To The Metal
07. Somewhere Out In Space
08. Real World
09. Induction
10. Dethrone Tyranny
11. Rebellion In Dreamland
12. Heading For Tomorrow

CD 2.

01. Eagle
02. Avalon
03. Man On A Mission
04. The Spirit
05. Tribute To The Past
06. Empathy
07. Valley Of The Kings
08. Lust For Life
09. Master Of Confusion
10. Blood Religion
11. Time To Break Free
12. Insurrection
13. Send Me A Sign


Singles & EP'S.
 
Links no final da página.

Heaven Can Wait (EP 1990)
01. Heaven Can Wait
02. Who Do You Think You Are?
03. Sail On
04. Mr. Outlaw
05. Lonesome Stranger

Who Do You Think You Are? (Single 1990)
01. Who Do You Think You Are?
02. Heaven Can Wait (Band Version)
03. Heading For Tomorrow (Sing Along Version)

Future Madhouse (Single 1993)
01. Future Madhouse
02. Gamma Ray
03. Dream Healer
 
Rebellion In Dreamland (Single 1995)
01. Rebellion In Dreamland
02. Land Of The Free
03. H.-M. Mania
04. As Time Goes By

Future Madhouse & Silent Miracles (Single 1996)
01. Future Madhouse
02. Gamma Ray (Long Version)
03. Dream Healer
04. Miracle
05. Farewell
06. The Silence (95 Version)
07. A While In Dreamland

Silent Miracles (Single 1996)
01. Miracle
02. Farewell
03. The Silence '95
04. A While In Dreamland

Valley Of The Kings (Single 1997)
01. Valley Of The Kings
02. Somewhere Out In Space
03. Watcher In The Sky (Iron Savior Version)
04. Victim Of Changes

Heaven Or Hell (Single 2001)
01. Heaven Or Hell
02. Solid
03. Angel Of Death (Thin Lizzy Cover)

Skeletons & Majesties (EP 2011)
01. Hold Your Ground (2011)
02. Brothers (2011)
03. Send Me A Sign (Acoustic)
04. Rebellion In Dreamland (Acoustic)
05. Wannabees
06. Brothers (Extended)
07. Rebellion In Dreamland (Karaoke)

Master Of Confusion (EP 2013)
01. Empire Of The Undead
02. Master Of Confusion
03. Death Or Glory (Holocaust Cover)
04. Lost Angels (Sweet Cover)
05. The Spirit (Live)
06. Wings Of Destiny (Live)
07. Gamma Ray (Live)
08. Farewell (Live)
09. Time To Break Free (Live)
10. Insurrection (Live)
11. Sag Mir Bescheid


 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.