Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

19/12/2023

The Doors - Discografia.

The Doors foi uma banda de rock americana do fim da década de 60 e princípio da década de 70. O grupo era composto por Jim Morrison (voz), Ray Manzarek (teclados), Robby Krieger (guitarra) e John Densmore (bateria). A banda ainda recebeu influências de diferentes estilos musicais, como o blues, jazz, flamenco e a bossa nova.
 


Canções como “Break on Through (To the Other Side)”, “Light My Fire”, “People Are Strange” ou “Riders on the Storm”, aliadas à personalidade e escândalos protagonizados por Jim Morrison, contribuíram de sobremaneira para o aumento da fama do grupo. 

Após a dissolução da banda no início da década 70, e especialmente desde a morte de Morrison em 1971, o interesse nas músicas dos Doors tem-se mantido elevado, ultrapassando mesmo por vezes o que o grupo teve enquanto esteve ativo. Em todo o mundo, os seus discos e DVDs já venderam mais de 75 milhões de cópias, e continuam a vender cerca de 2 milhões anualmente. 

História.

Origens (1965-1966)

As origens dos The Doors surgem de um encontro ao acaso entre dois estudantes da escola cinematográfica UCLA, Jim Morrison e Ray Manzarek, em Venice Beach, Califórnia em Julho de 1965. Morrison disse então a Manzarek que andava a escrever canções e, a pedido de Manzarek, cantou “Moonlight Drive”. Impressionado pelas letras de Morrison, Manzarek sugeriu que formassem uma banda. 

O tecladista Ray Manzarek estava numa banda chamada Rick And The Ravens com o seu irmão Rick Manzarek, enquanto Robby Krieger e John Densmore tocavam com os The Psychedelic Rangers e conheciam Manzarek das aulas de yoga e meditação. Em agosto, Densmore juntou-se ao grupo e juntamente com os membros dos Ravens e o baixista Patty Sullivan, gravaram uma demo de seis canções em setembro de 1965. A demo foi bastante pirateada e acabou por surgir completa mais tarde, em 1997, na coletânea dos Doors. 

Nesse mesmo mês o grupo recrutou o guitarrista Robby Krieger e o alinhamento final estava formado — Morrison, Manzarek, Krieger e Densmore. A banda retirou o seu nome do título de um livro de Aldous Huxley, “The Doors of Perception”, que por seu turno havia sido ‘emprestado’ do verso de um poema do artista e poeta do século XIX, William Blake: “If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is: infinite” (em pt: Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria como realmente é: infinito). 

Os Doors não tinham uma formação comum à maioria dos grupos rock porque não possuíam qualquer baixo quando atuavam ao vivo. Deste modo, Manzarek tocava as seções de baixo com a sua mão esquerda no recentemente inventado Fender Rhodes bass keyboard, uma variação do conhecido piano elétrico Fender Rhodes, enquanto tocava as partes de teclado com a sua mão direita. Já nos álbuns de estúdio, os Doors usaram diversos baixistas, tais como Jerry Scheff, Doug Lubahn, Harvey Brooks, Kerry Magness, Lonnie Mack, Larry Knechtel, Leroy Vinegar e Ray Neapolitan. 

Muitas das canções originais dos Doors eram compostas pelo grupo, com Morrison ou Krieger a contribuírem com a letra e melodia inicial, e os restantes com as sugestões rítmicas e harmônicas ou até seções inteiras (por exemplo, a introdução de Manzarek em “Light My Fire”). 

Em 1966, o grupo tocava no clube The London Fog, tendo pouco tempo depois passado para o Whisky a Go Go. A 10 de agosto, foram vistos pelo presidente da Elektra Records, Jac Holzman, que se encontrava presente a recomendação do vocalista dos Love, Arthur Lee, que estava ligado à Elektra. Após Holzman e o produtor Paul A. Rothchild verem duas performances da banda no Whisky a Go Go, os Doors assinaram contrato com a Elektra Records a 18 de agosto, tendo marcado aí o início da longa e bem sucedida parceria com Rothchild e o engenheiro de som Bruce Botnick. 

A hora foi fortuita, pois a 21 de agosto o clube despediu a banda após tocarem a canção “The End”. Num incidente que serviu de presságio para a polêmica que seguiria o grupo, um Morrison pedrado recitou a sua própria interpretação do drama grego “Oedipus Rex” no qual o protagonista Oedipus mata o seu pai e faz sexo com a sua mãe. A versão de Morrison consistia em “Father? Yes son? I want to kill you. Mother? I want to fuck you” (em pt: Pai? Sim filho? Eu quero matar-te. Mãe? Eu quero foder-te). 

The Doors (1967)

The Doors, o álbum de estreia da banda, foi gravado em agosto de 1966 e lançado na primeira semana de janeiro de 1967. Incluía a maioria das principais canções das suas atuações, incluindo o drama musical de 11 minutos, “The End”. A banda gravou o disco em poucos dias entre finais de agosto e início de setembro, com várias canções a serem capturadas num único take. 

Morrison e Manzarek dirigiram um filme promocional para o primeiro single, “Break On Through”, o que constituiu um importante avanço para o desenvolvimento dos vídeos musicais. 

O segundo single, “Light My Fire”, tornou-se um grande sucesso no verão de 1967, e colocou o grupo, juntamente com Jefferson Airplane e The Grateful Dead, como uma das principais bandas contracultura da América. Para a rádio AM, os solos de órgão e piano foram retirados da canção. 

Em maio do mesmo ano, os Doors fizeram a sua estreia televisiva ao gravarem uma versão de “The End” para a CBC nos estúdios de Yorkville, em Toronto. Permaneceu inacessível desde a sua transmissão original até ao lançamento do DVD The Doors Soundstage Performances em 2002. 

Os Doors ganharam reputação de artista com performances ao vivo polêmicas. Com a sua presença em palco e as calças de ganga justas, Morrison tornou-se um sex symbol, embora depressa se tenha cansado desta condição de estrela. Uma das mais míticas polêmicas ocorreu quando os censores da rede ed TV Columbia Broadcasting System (CBS) exigiram que Morrison mudasse a letra de “Light My Fire” através da alteração do verso, “Girl, we couldn’t get much higher”, antes da banda tocá-la ao vivo a 17 de setembro de 1967, no Ed Sullivan Show. O verso foi trocado para, “Girl, we couldn’t get much better”. Contudo, Morrison cantou o verso original, e pelo facto de ter sido transmitido em direto sem atraso, a CBS não pode fazer nada para o travar. Furioso, Ed Sullivan recusou-se a cumprimentar os membros da banda, e nunca mais voltaram a ser convidados para atuar no programa. De acordo com Manzarek, a banda foi informada que nunca mais tocaria no Ed Sullivan Show novamente. Sobre o assunto, Morrison disse, “E daí? Nós já tocamos no Ed Sullivan Show”. Na época, uma aparição nesse programa era considerada um grande impulso para o sucesso. Manzarek afirma que a banda concordou com o produtor de antemão, mas não tinha qualquer intenção em mudar o verso. Nesta altura, também tocaram um novo single, “People Are Strange”, para o “DJ Murray The K’s TV show” a 22 de setembro. 

Morrison cimentou o seu estatuto de rebelde a 10 de dezembro quando foi preso em New Haven, Connecticut, por insultar a polícia perante a audiência. Morrison afirmou que havia sido atacado com spray por um agente após ter sido apanhado nos bastidores com uma rapariga. 

A 24 de dezembro, os Doors gravaram “Light My Fire” e “Moonlight Drive” ao vivo para o “Jonathan Winters”. Entre 26 e 28 de dezembro, o grupo atuou no “Winterland Ballroom” em San Francisco. Num excerto retirado do livro de Stephen Davis sobre Jim Morrison, pode-se ler: 

Na noite seguinte em Winterland, uma TV foi colocada em palco durante a actuação dos Doors para que estes pudessem ver a sua própria performance no Jonathan Winters Show. Eles pararam de tocar a “Back Door Man” quando a sua canção começou a dar. O público assistiu aos Doors a verem-se na TV.

Continuaram o concerto quando a sua parte no programa tinha acabado, tendo Ray desligado a TV. A noite seguinte seria a última de sempre em Winterland. 

— Jim Morrison: Life, Death, Legend de Stephen Davis em 2004. 

Após isto, atuaram em Denver a 30 e 31 de dezembro, e terminaram quase um ano de constante digressão. 

Strange Days (1967)

Em Outubro de 1967, foi lançado o segundo trabalho dos Doors, intitulado Strange Days e considerado menos espontâneo que seu antecessor, ainda que tenha também ficado creditado pela sua atmosfera e letras. A faixa final, “When the Music’s Over”, era, tal como “The End”, longa e dramática, e contribuiu para aumentar a reputação de Morrison como figura do rock. O álbum incluiu canções clássicas dos Doors como “People Are Strange” e “Love Me Two Times”. 

Como resultado do seu sucesso, os Doors deixaram o seu estatuto de heróis do underground. Permitiram que a revista Sixteen os usasse como ídolos de adolescentes e as suas “espontâneas” performances em palco já não eram assim tão espontâneas. Um artigo de Jerry Hopkins da edição de 10 de fevereiro de 1968 da Rolling Stone tipificou o fim do estado de graça: 

Uma rotina, ou parte do negócio, não realizada em Shrine, foi a cuidadosamente executada queda “acidental” de Morrison palco para o público. Durante meses fez parte dos espetáculos e gerava muitos gritos por parte das adolescentes. No entanto, surgiu uma análise num jornal no qual a queda era considerada um dos atos mais falsos de sempre. Morrison, em resposta a uma pergunta sobre se ele tinha lido o artigo, disse ‘Sim, e penso que está correto.’ Morrison não fez a queda nessa noite em Shrine. 

— Jerry Hopkins – 10 de fevereiro de 1968, num artigo da Rolling Stone. 

Waiting for the Sun e o incidente de Miami (1968-1969)

Em abril, a gravação do terceiro álbum ficou marcada pela tensão resultante da crescente dependência de Morrison pelo álcool. Em aproximação do seu pico de popularidade, os Doors realizaram uma série de espetáculos ao ar livre que levaram a várias situações descontroladas entre fãs e polícia, particularmente no “Chicago Coliseum” a 10 de maio. 

A banda começou a sair do seu som original no terceiro LP, Waiting for the Sun, principalmente pelo facto de terem esgotado o seu repertório original e começado a escrever novo material. Tornou-se o seu primeiro e único LP a chegar ao primeiro lugar da Billboard e o single “Hello, I Love You” foi o seu segundo e último a atingir o primeiro lugar no Billboard Hot 100. Este novo álbum reforçou o afastamento dos Doors do panorama underground. Em 1969 na Rock Encyclopedia, Lilian Roxon escreveu que o álbum “fortaleceu as suspeitas de que os The Doors apenas estavam lá pelo dinheiro”. O LP incluiu “The Unknown Soldier”, que foi banida das rádios pelas sua controversa letra. Nesta fase, o grupo realizou outro vídeo musical. “Not to Touch the Earth” foi retirada da peça conceitual de 30 minutos “Celebration of the Lizard”, embora não tenham conseguido gravar uma versão satisfatória da peça completa para o LP. Foi eventualmente lançada numa compilação de maiores êxitos, em CD. 

Houve uma controvérsia nesta altura por causa do lançamento do single “Hello, I Love You”, com a imprensa musical a apontar semelhanças musicais da canção com o sucesso de 1965 dos The Kinks, “All Day and All of the Night”. Os membros desse grupo concordaram com os críticos e, de forma sarcástica, o guitarrista Dave Davies costumava tocar partes de “Hello, I Love You” durante os solos em performance ao vivo de “All Day and All of the Night”. Nos concertos, Morrison por vezes não cantava a canção, deixando para Manzarek essa tarefa. 

Um mês após as tumultuosas cenas de “Singer Bowl” em Nova Iorque, o grupo viajou para o Reino Unido para as suas primeiras atuações fora da América do Norte. Realizaram uma conferência de imprensa no Instituto de Artes Contemporâneas em Londres e atuaram no The Roundhouse Theatre. Os resultados da digressão foram gravados pela Granada TV com o título The Doors Are Open, que foi mais tarde lançado em vídeo. Também fizeram espectáculos noutros locais da Europa, incluindo um show em Amisterdâ sem Morrison, após este ter perdido os sentidos devido a abuso de drogas. Morrison regressou a Londres a 20 de Setembro e permaneceu lá durante um mês. 

O grupo realizou mais nove concertos nos Estados Unidos antes de começarem a trabalhar, em Novembro, no seu quarto LP. O ano de 1969 começou com um espetáculo completamente esgotado no Madison Square Garden em Nova Iorque a 24 de Janeiro e com novo single bem sucedido, “Touch Me”, lançado em Dezembro de 1968, que chegou ao terceiro lugar nos EUA. 

Em Janeiro de 1969, Morrison participou numa produção de teatro que mudou o curso da banda. No auditório da Universidade do Sul da Califórnia, ele fez uma atuação que apelava à sua busca pela liberdade pessoal. Isto resultou numa “jam” em estúdio a 25 de Fevereiro, que se tornou na lendária sessão “Rock Is Dead”, mais tarde lançada no box-set dos Doors de 1997. Serviu também de base para um episódio controverso e muito badalado. 

O incidente de Miami ocorreu a 1 de Março de 1969, num concerto no “Dinner Key Auditorium” em Miami, Flórida. Morrison tinha estado a beber desde que tinha falhado o seu voo para o concerto. Os 6.900 lugares do auditório estavam completamente lotados, havendo a estimativa de se encontrarem 13.000 pessoas. Então Morrison vociferou para o microfone: “O que quer que tu queiras, vamos fazê-lo”. Dito isto, alegadamente, expôs as suas partes íntimas. Na sua autobiografia, Manzarek afirma que tal nunca aconteceu. 

Essa é a minha opinião. Havia uma hipnotização geral. Ele [Morrison] disse-lhes que o ia mostrar e, meu Deus, eles acreditaram. Ele estava a segurar a sua camisola à sua frente, puxando-a rapidamente para a frente e para trás, para a frente e para trás, como um toureiro, enquanto dizia, “Vocês viram? Vocês viram? Eu mostrei-vos! Ele saiu. Eu não o vou deixar de fora. Agora vejam, vou fazê-lo novamente.” E ele voltaria a mexer para a frente e para trás a camisola. Estava calor e havia demasiada gente no local, e as pessoas estavam a ficar loucas, gritando, rodando e puxando este frágil palco temporário. Pensámos que ia desabar – eventualmente parte dele caiu. Foi a insanidade total. 

— Ray Manzarek em Light My Fire: My Life with the Doors. 

O incidente indignou as autoridades locais e Morrison foi preso por obscenidade. Concertos por todo o país foram cancelados. “Nós tínhamos a nossa primeira grande digressão a vinte cidades programada, e estávamos todos apreensivos por isso,” escreveu Manzarek. “Vinte cidades? Meu Deus, nós vamos fazer uma digressão de um mês? Até então, nós não tínhamos estado na estrada por mais de quatro ou cinco dias. Mas todas as cidades cancelaram, por todo o país.” 

A banda confrontou nesta altura Morrison por causa do seu alcoolismo. O incidente permanece inconclusivo. 

Morrison gravou alguma da sua poesia nesse mês e em abril começou as filmagens para HWY, um filme experimental sobre um viajante à boleia, interpretado por ele próprio. Os Doors transformaram a sessão de poesia em música para o álbum de 1978 An American Prayer. 

Embora Morrison recebesse grande parte da atenção, tendo uma maior imagem na capa do álbum de estreia do grupo, ele mantinha-se inflexível de que todos os membros da banda deviam ser igualmente reconhecidos. Antes de um concerto, quando o apresentador introduziu o grupo como “Jim Morrison and The Doors”, Morrison recusou-se a entrar em palco enquanto o grupo não fosse anunciado novamente como “The Doors”. 

Nos últimos dois anos da sua vida, Morrison reduziu o seu consumo de drogas e começou a beber bastante, o que afetou as suas performances em palco e no estúdio. Ganhou peso e deixou crescer barba, levando a Elektra a usar fotos mais antigas para a capa do LP Absolutely Live, lançado em 1970. O álbum inclui atuações gravadas durante a digressão norte-americana dos Doors em 1970 e em 1969, e inclui uma versão completa ao vivo da canção “The Celebration of the Lizard”. 

A única aparência em público foi numa gravação especial para a PBS feita em finais de Abril e transmitida no mês seguinte. O grupo tocou apenas canções do seu álbum seguinte, Soft Parade. 

Os Doors continuaram os espetáculos no auditório de Chicago a 14 de Junho e atuaram a 21 e 22 de Julho no “Aquarius Theatre” em Hollywood, tendo sido mais tarde lançado em CD. Morrison, com barba, vestiu roupas mais largas e dirigiu o grupo em volta de um som mais blues, através de canções como “Build Me A Woman”, “I Will Never Be Untrue” e “Who Do You Love”. 

The Soft Parade (1969)

O seu quarto álbum, The Soft Parade, lançado em julho de 1969, distanciou mais o grupo da sua base de fãs original, contendo arranjos mais “pop” e seções de trompetes. O primeiro single “Touch Me” também teve colaboração do saxofonista Curtis Amy. 

Enquanto que a banda tentava manter o seu ímpeto, as tentativas para expandir o seu som deram ao álbum um sentido experimental, originando críticas à sua integridade musical. Os problemas de bebida de Morrison tornavam-no imprevisível, e as sessões de gravação estenderam-se por várias semanas. Os custos de gravação dispararam, o que levaram quase à desintegração dos Doors. 

Durante a gravação do seu álbum seguinte, em Novembro de 1969, Morrison teve problemas com as autoridades após ter agido com agressividade contra o pessoal do avião, enquanto se dirigia para Phoenix, Arizona para assistir a um concerto dos The Rolling Stones. Foi libertado em Abril de 1970 após um guarda ter erradamente identificado Morrison como seu companheiro de viagem, o ator norte-americano Tom Baker. 

O grupo iniciou o ano em Nova Iorque com duas bem recebidas noites no “The Felt Forum”. 

Morrison Hotel (1970)

Os Doors regressaram ao sucesso em 1970 com o seu quinto LP, Morrison Hotel. Com um som hard rock consistente, o primeiro single do álbum foi “Roadhouse Blues”, tendo este atingido o 4º lugar nos EUA. 

A banda continuou a atuar em arenas durante o verão. Morrison enfrentou julgamento em Miami em agosto, mas o grupo ainda conseguiu fazer a sua única participação num grande festival, o Isle of Wight Festival, a 29 de Agosto. Atuaram juntamente com artistas como Jimi Hendrix, The Who, Joni Mitchell e Miles Davis. Duas canções desse concerto foram inseridas no documentário de 1995 Message To Love. 

A 16 de Setembro, Morrison voltou ao tribunal, mas o júri considerou-o culpado por profanidade e exposição indecente a 20 de Setembro. Morrison foi condenado a oito meses de prisão mas foi-lhe permitido sair em liberdade, pendente de recurso e após pagar fiança. 

Em 8 de Dezembro de 1970, no seu 27º aniversário, Morrison gravou outra sessão de poesia. 

L.A. Woman e os últimos dias (1971-1972)

Durante a última performance pública dos Doors com o alinhamento original, na “Warehouse” em Nova Orleans, Louisiana, a 12 de Dezembro de 1970, Morrison aparentemente teve um colapso nervoso, tendo deixado cair por várias vezes o microfone ao chão. 

De qualquer forma, os Doors recuperaram definitivamente, nesta altura, o estatuto que haviam perdido nos registros anteriores (exceto Morrison Hotel) com L.A. Woman, lançado em Abril de 1971. Apesar da saída de Rothchild da produção, este álbum regressava às origens R&B da banda. Rothchild recusou-se a produzir o novo repertório por o considerar “música cocktail”, tendo entregue o trabalho a Botnick. Como resultado desta mudança, os Doors produziram aquele que é considerado um dos seus registros mais históricos. Os singles “Love Her Madly” e “Riders on the Storm” tiveram sucesso nas rádios e nos tops norte-americanos, e ainda hoje em dia passam com regularidade nas programações de rádio. 

Em 1971, após a gravação de L.A. Woman, Morrison decidiu parar algum tempo para descansar e partiu para Paris com a namorada, Pamela Courson, a 11 de Março. Ele havia visitado a cidade no Verão anterior e sentia-se confiante em escrever e explorar aquele local. 

Em Junho, voltava a ter problemas de álcool. A 16 de Junho, a última gravação conhecida de Morrison foi feita quando ele travou amizade com dois músicos de rua num bar e convidou-os para ir a um estúdio. Os resultados foram lançados em 1994 num “bootleg CD” designado The Lost Paris Tapes. 

Morrison morreu em circunstâncias misteriosas a 3 de Julho de 1971. O seu corpo foi encontrado na banheira do seu apartamento. Foi concluído que morreu de ataque cardíaco, embora tenha sido revelado mais tarde que não foi realizada qualquer autópsia antes do corpo de Morrison ter sido enterrado no Cemitério de Père Lachaise a 7 de Julho. 

Ainda existem rumores persistentes de que Morrison simulou a sua morte para escapar à fama ou que morreu num clube noturno e o seu corpo foi então levado secretamente para o seu apartamento. Contudo, no seu livro Wonderland Avenue, Danny Sugerman, antigo manager de Morrison, afirma que durante o seu último encontro com Courson, que ocorreu pouco tempo antes de ela morrer de overdose de heroína, esta confessa ter feito Morrison entrar na droga e, por causa dele ter medo de agulhas, foi ela que lhe injetou a dose que o matou.

Pós - Morrison (1972-2000)

Os restantes membros dos Doors continuaram durante mais algum tempo a atuar, considerando inicialmente em substituir Morrison com novo vocalista. Chegou-se a afirmar que Iggy Pop era um dos cantores considerados para a possível entrada. No entanto, Krieger e Manzarek ficaram com os vocais, lançando mais dois álbuns, Other Voices e Full Circle, e partiram em mais uma digressão. Ambos os álbuns venderam menos que os registros da era Morrison, e por isso os Doors pararam as atuações e as gravações no final de 1972. O último álbum entrou no território do jazz. Os álbuns só foram relançados em CD na Alemanha e Rússia, num pacote 2 em 1. 

O terceiro álbum lançado após a morte de Morrison, An American Prayer, surgiu em 1978. Este consistiu na adição de música às recentemente descobertas gravações de recitação de poesia por parte de Morrison, constituindo assim os primeiros registros a serem lançados postumamente. O álbum foi um sucesso comercial e foi sucedido pelo lançamento de um mini - álbum com material ao vivo inédito. 

Em 1979, Francis Ford Coppola, que estudou com Morrison na UCLA, lançou o filme Apocalypse Now, com “The End” a ter destaque na banda sonora. Quatro anos depois, foi lançada uma apresentação ao vivo sob o título de Alive, She Cried. 

Em 1991, o realizador Oliver Stone lançou o filme The Doors, com Val Kilmer no papel de Morrison e presenças especiais de Krieger e Densmore. A interpretação de Kilmer e o próprio filme foram bem acolhidos pela crítica, apesar das suas imprecisões. Os membros do grupo criticaram o retrato feito por Stone sobre Morrison, fazendo-o passar por um sociopata descontrolado. O cantor Billy Idol fez uma aparição no filme e gravou uma cover de “L.A. Woman”. Em Janeiro de 1993, o grupo foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. Durante a apresentação, contaram com a presença de Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, para cantar “Light My Fire” e “Break on Through”. 

Reunião.

Em 2001, Ray Manzarek, John Densmore e Robby Krieger reuniram-se pela primeira vez em mais de vinte e cinco anos para tocar canções dos The Doors como parte da série VH1 Storytellers. A cantar com a banda estiveram vários vocalistas convidados, incluindo Ian Astbury dos The Cult, Scott Stapp dos Creed, Scott Weiland dos Stone Temple Pilots, Perry Farrell dos Jane’s Addiction e Travis Meeks dos Days of the New. O espetáculo foi mais tarde lançado no DVD VH1 Storytellers – The Doors (A Celebration). 

Em 2002, Manzarek e Krieger voltaram a juntar-se e criaram uma nova versão dos Doors, designada “The Doors of the 21st Century.” O alinhamento era liderado por Astbury, com Angelo Barbera da Krieger’s Band no baixo. No seu primeiro concerto, o grupo anunciou que o baterista John Densmore não participaria, e mais tarde foi reportado que não podia tocar devido a um problema de tinnitus. Densmore foi inicialmente substituído por Stewart Copeland dos The Police, mas após Copeland partir o braço numa queda de bicicleta, a parceria acabou por mútuo acordo, e entrou Ty Dennis, da Krieger’s Band. 

Densmore afirmou mais tarde que não tinha sido afinal convidado para fazer parte da reunião. Em Fevereiro de 2003, ele procede a uma ação judicial contra os seus antigos companheiros de banda, para evitar que estes usassem o nome “The Doors of the 21st Century.” A sua moção foi recusada em tribunal em maio. Manzarek afirmou publicamente que o convite para Densmore regressar ao grupo mantinha-se firme. Nesta altura, a família de Morrison juntou-se a Densmore na tentativa de evitar que Manzarek e Krieger usassem o nome “The Doors”. Em julho de 2005, Densmore e os representantes de Morrison ganharam uma acção judicial permanente, obrigando a nova banda a mudar o nome para “D21C.” Atualmente tocam sob a designação Riders on the Storm, em referência à canção da banda com o mesmo nome. Também foram autorizados a atuarem como “antigos membros dos Doors” ou até “membros dos The Doors.” 

Ray Manzarek afirmou uma vez: “Estamos todos a ficar velhos. Nós devíamos, os três, tocar essas canções porque, ei, o fim está sempre próximo. Morrison era um poeta, e acima de tudo, um poeta quer que as suas palavras sejam ouvidas.” No entanto, em 2007, Densmore afirmou que só entraria no grupo, caso o vocalista escolhido fosse “desse nível” de Jim Morrison, como Eddie Vedder dos Pearl Jam. 

Quando Jim Morrison foi questionado pelo que é que ele gostava que fosse mais lembrado, respondeu: “As minhas palavras, meu, as minhas palavras.” Morrison disse ainda: “Eu gosto de qualquer reação que possa ter com a minha música. Qualquer coisa que ponha as pessoas a pensar. Eu quero dizer que se conseguires pôr uma sala cheia de gente pedrada e bêbada a refletir e a pensar, então estás a fazer algo.” 

Em 2004, a Rolling Stone colocou os Doors no 41º posto na sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos. No ano anterior, já havia considerado os álbuns The Doors, L.A. Woman e Strange Days os 42º, 362º e 407º melhores álbuns de sempre, respectivamente. Já as canções “Light My Fire” e “The End”, ambas do primeiro álbum do grupo, foram consideradas, respectivamente, as 35ª e 328ª melhores canções de sempre. 

Bastante atividade foi anunciada em 2006 por ocasião do 40º aniversário do álbum homônimo de estreia da banda. Para comemorar a efeméride, saiu mais um box-set com os seis primeiros álbuns de estúdio, o livro “The Doors by The Doors” e foi anunciado o início da produção de um documentário oficial sobre o grupo. 

Em 2007, os The Doors foram premiados, juntamente com os Grateful Dead e Joan Baez, com o Grammy Lifetime Achievement Award nos Grammy Awards de 2007 e, a 28 de Fevereiro, receberam uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood. Pelo meio, a 16 de Fevereiro, Ian Astbury abandona os Riders on the Storm, para relançar a sua antiga banda The Cult, sendo substituído por Brett Scallions, antigo vocalista dos Fuel. 

A 24 de Julho é lançado um álbum triplo com registros ao vivo de uma atuação dos Doors na Boston Arena a 10 de Abril de 1970. 

A popularidade dos Doors hoje em dia é demonstrada pela quantidade de cópias que os seus álbuns continuam a vender. 

Discografia.

The Doors lançou nove álbuns de estúdio, sendo três destes após a morte de Jim Morrison. Além destes, a banda possui inúmeros singles, compilações e apresentações ao vivo. 

Canções da banda foram usadas em filmes como “The End” em Apocalypse Now e Knoflíkári, “Soul Kitchen” e “Love Her Madly” em Forrest Gump, assim como “Break On Through (To The Other Side)”, que aparece também em Soldado Anônimo, Gardens of Stone e Os Que Me Amam Tomarão O Trem, “People Are Strange”, que também aparece em Os Garotos Perdido e American Pop, e “Hello, I Love You”, que consta na trilha sonora de Neighbors; “Touch Me” em Escola de Rock, “The Changeling” em Sans toit ni loi, “Riders on the Storm” em Rail Kings e Diário de um Adolescente, “Peace Frog” em The Waterboy,”Moonlight Drive” em Abaixo de Zero e Two-Lane Blacktop, “Strange Days” em Strange Days, “Light My Fire” em More American Graffit e Altered States,”The Spy” e “Maggie M’Gill” em Os Sonhadores, “Roadhouse Blues” em Garota, Interrompid e O Sonho Já Era?, “Over The River and Through The Woods” em I’ll Be Home for Christmas e “The Crystal Ship” em The X-Files, Doidas Demais e True Believer. No entanto, grande parte da sua contribuição em bandas sonoras foi no filme sobre o grupo, The Doors, onde grande parte das canções são da sua autoria. 

Também já protagonizou uma única vez, um comercial, da Pirelli na Inglaterra, já que é política da banda, particularmente de Densmore, não ceder as canções da banda para campanhas publicitárias, tendo já inclusive recusado ofertas milionárias da Apple e Cadillac com a justificativa de ser antiético para o legado do grupo e para a memória de Jim Morrison. 

As pessoas perderam a sua virgindade com esta música, ficaram chapadas pela primeira vez com esta música. Já ouvi pessoas dizerem que morreram miúdos no Vietname a ouvirem esta música, outras a afirmarem que conhecem alguém que não cometeu suicídio por causa desta música…. Em palco, quando tocávamos aquelas canções, elas pareciam misteriosas e mágicas. Isso não está à venda. 

— John Densmore para o The Nation. 

Várias séries consagradas já usaram canções dos The Doors, entre as quais se destaca Os Sopranos, Alias, Cold Case, Charmed, Os Simpsons e My Name is Earl. 

Além disso, um trecho de “Soul Kitchen” foi adaptado em uma canção de Imani Coppola intitulada “I’m a Tree”, presente na trilha sonora de Alguém Como Você e Virtual Sexuality. 

Estilo e influências.

O estilo musical dos The Doors baseia-se essencialmente numa mistura entre blues e o psicodélico. Ray Manzarek fornece elementos de música clássica e blues, Robby Krieger insere ritmos de flamenco, enquanto que Densmore usa os seus conhecimentos de jazz na bateria. 

As letras negras do grupo, compostas na sua maioria por Jim Morrison, afastam-se em boa medida das convencionadas pela pop da época. Nos primeiros discos (The Doors e Strange Days), os elementos visionários próprios da música psicodélica surgem expressos em imagens inspiradas na tradição romântica e simbolista, atualizando-a com referências ao existencialismo e à psicanálise. De destacar também a influência dos simbolistas franceses, como Arthur Rimbaud ou Charles Baudelaire, na poesia de Morrison. Nos últimos discos, em especial L.A. Woman, as letras de Morrison tornaram-se mais simples e imediatas, evoluindo assim com o som da banda em direção ao blues. 

Música Bauhaus. É limpa, é pura. De um lado há o piano, do outro uma guitarra, a bateria no meio, um tom de baixo no fundo e o vocalista à frente e tu consegues ouvir as letras. Essa é uma das razões porque o som dos The Doors continua ser importante hoje em dia. É claramente moderno. E era isso o que pretendíamos. 

— Ray Manzarek para a The World Magazine, em Fevereiro de 2007. 

Legado.

O trabalho dos The Doors serviu de inspiração para muitos artistas, entre eles Iggy Pop, Trent Reznor, Julian Casablancas, Eddie Vedder, Bruce Springsteen, Scott Weiland, Patti Smith, Glenn Danzig e Billy Idol. 

Jim Morrison, com a sua atitude e presença em palco, influenciou vocalistas de vários estilos que surgiram depois de si, permanecendo um dos mais populares e influentes vocalistas e compositores da história do rock, enquanto que o catálogo dos Doors tornou-se presença habitual nos programas de rock clássico das rádios. 

Hoje em dia, Morrison é apresentado como o protótipo da estrela rock: Arrogante, sexy, escandaloso e misterioso. As calças de ganga que usava quer em palco quer fora dele tornaram-se estereotipadas como parte do perfil de um roqueiro. Serviu de inspiração para outros vocalistas rock da época, como Roger Daltrey (The Who) e Robert Plant (Led Zeppelin). 

Instigado pelo jogador Robin Ventura, a equipe americana de basebol New York Mets adaptou a canção “L.A. Woman” como tema tocado nos alto - falantes durante os jogos, com o público a cantar a letra “Mr. Mojo Risin’” (anagrama de “Jim Morrison”) Em 2007, foi anunciado que uma campanha de caridade, a Global Cool, com vista a combater o aquecimento global, tinha encomendado uma canção a ser feita com um poema escrito por Morrison, “Woman in the Window”, que será lançada no álbum de estreia dos Satellite Party, Ultra Payloaded. Morrison inclusive já foi citado num trabalho preliminar para a Comissão Europeia, sobre telecomunicações. 

Em abril de 2010, foi lançado o documentário When You're Strange de Tom DiCillo, que conta a história da banda, é narrado pelo ator Johnny Depp. Em 20 de maio de 2013 morre Manzarek. Texto: Wikipédia. 

Integrantes.

Jim Morrison (Vocais, Harmônica, 1965-1971, R.I.P 1971)
Ray Manzarek (Vocais Secundários, Teclados, 1965-1972, 2002-2013, R.I.P 2013)
Robby Krieger (Guitarra, Vocais Secundários, 1965-1972)
John Densmore (Bateria, 1965-1972) 




Bitrate: 192Kbps.
 
 Álbuns.

The Doors (1967)
01. Break On Through (To The Other Side)
02. Soul Kitchen
03. The Crystal Ship
04. Twentieth Century Fox
05. Alabama Song (Whisky Bar)
06. Light My Fire
07. Back Door Man
08. I Looked At You
09. End Of The Night
10. Take It As It Comes
11. The End
Bonus Tracks.
12. Moonlight Drive (Version 1-Rec. 1966)
13. Moonlight Drive (Version 2-Rec. 1966)
14. Indian Summer (Vocal Version-Rec. 19.08.66)


Strange Days (1967)
01. Strange Days
02. You’re Lost Little Girl
03. Love Me Two Times
04. Unhappy Girl
05. Horse Lattitudes
06. Moonlight Drive
07. People Are Strange
08. My Eyes Have Seen You
09. I Can’t See Your Face In My Mind
10. When the Music’s Over
Bonus Tracks.
11. People Are Strange (False Starts & Dialogue)
12. Love Me Two Times (Take 3)


Waiting For The Sun (1968)
01. Hello, I Love You
02. Love Street
03. Not To Touch The Earth
04. Summer’s Almost Gone
05. Wintertime Love
06. The Unknown Soldier
07. Spanish Caravan
08. My Wild Love
09. We Could Be So Good Together
10. Yes, The River Knows
11. Five To One
Bonus Tracks.
12. Albinoni's Adagio In G Minor
13. Not To Touch The Earth (Dialogue)
14. Not To Touch The Earth (Take 1)
15. Not To Touch The Earth (Take 2)
16. Celebration Of The Lizard (An Experiment, Work In Progress)


The Soft Parade (1969)
01. Tell All The People
02. Touch Me
03. Shaman’s Blues
04. Do It
05. Easy Ride
06. Wild Child
07. Runnin’ Blue
08. Wishful Sinful
09. The Soft Parade
Bonus Tracks (40th Anniversary Remix).
10. Touch me
11. The Soft Parade


Morrison Hotel (1970)
01. Roadhouse Blues
02. Waiting For The Sun
03. You Make Me Real
04. Peace Frog
05. Blue Sunday
06. Ship Of Fools
07. Land Ho!
08. The Spy
09. Queen Of The Highway
10. Indian Summer
11. Maggie M’Gill
Bonus Tracks (40Th Anniversary Remix).
12.Roadhouse Blues
13.Waiting For The Sun


Absolutely Live (1970)
01. House Announcer
02. Who Do You Love
03. Alabama Song
04. Backdoor Man
05. Love Hides
06. Five To One
07. Build Me A Woman
08. When The Music’s Over
09. Close To You
11. Universal Mind
12. Petition The Lord With Prayer
13. Break On Through (To The Other Side No. 2)
14. Lions In The Street
15. Wake Up
16. A Little Game
17. The Hill Dwellers
18. Not To Touch The Earth
19. Names Of The Kingdom
20. The Palace Of Exile
21. Soul Kitchen


L.A. Woman (1971)
01. The Changeling
02. Love Her Madly
03. Been Down So Long
04. Cars Hiss By My Window
05. L.A Woman
06. L’America
07. Hyacinth House
08. Crawling King Snake
09. The WASP
10. Riders On The Storm
Bonus Tracks.
11. Orange County Suite
12. (You Need Meat) Don't Go No Further


Other Voices (1971)
01. In The Eye Of The Sun
02. Variety Is The Spice Of Life
03. Ships White Sails
04. Tightrope Ride
05. Down On The Farm
06. I’m Horny, I’m Stoned
07. Wandering Musician
08. Hang On To Your Life


Full Circle (1972)
01. Get Up And Dance
02. 4 Billion Souls
03. Verdilac
04. Hardwood Floor
05. Good Rockin’
06. The Mosquito
07. The Piano Bird
08. It Slipped My Mind
09. The Peking King And The New York
 


Jim Morrison & The Doors - An American Prayer (1978)
Awake.
01. Awake
02. Ghost Song
03. Dawns Highways
04. Newborn Awakening
To Come Of Age.
05. To Come Of Age
06. Black Polished Chrome
07. Latino Chrom
08. Angels And Sailors
09. Stoned Immaculate
The Poet's Dream.
10. The Movie
11. Curses Invocation
World On Fire.
12. American Night
13. Roadhouse Blues
14. The World On Fire
15. Lament
16. The Hitchhiker
An American Prayer.
17. An American Prayer
18. Hour For Magic
19. Freedom Exists
20. A Feast Of Friends
Bonus Tracks.
21. Babylon Fading
22. Bird Of Prey
23. The Ghost Song (Extended Version)


Alive, She Cried (1983)
01. Gloria
02. Light My Fire
03. You Make Me Real
04. The WASP
05. Love Me Two Times
06. Little Red Rooster (Willie Dixon)
07. Moonlight Drive


The Best Of The Doors (1985)
CD 1.

01. Break On Through
02. Light My Fire
03. The Crystal Ship
04. People Are Stranged
05. Strange Days
06. Love Me Two Times
07. Alabama Song
08. Five To One
09. Waiting For The Sun
10. Spanish Caravan
11. When The Music’s Over

CD 2.

01. Hello, I Love You
02. Roadhouse Blues
03. L.A. Woman
04. Riders Of The Storm
05. Touche Me
06. Love Her Madly
07. The Unknown Soldier
08. The End


Live At The Hollywood Bowl, 68 (1987)
01. Wake Up
02. Light My Fire
03. Unknown Soldier
04. A Little Game
05. The Hill Dwellers
06. Spanish Caravan
07. Light My Fire (Edit Of Studio Version)


In Concert, 1970 (1991)
CD 1.

01. House Announcer
02. Who Do You Love?
03. Alabama Song
04. Back Door Man
05. Love Hides
06. Five To One
07. Build Me A Woman
08. When The Music’s Over
09. Universal Mind
10. Petition The Lord With Prayer
11. Dead Cats, Dead Rats
12. Break On Through
13. The Celebration Of The Lizard: Lions In The Street
14. The Celebration Of The Lizard: Wake Up
15.
The Celebration Of The Lizard: A Little Game
16.
The Celebration Of The Lizard: The Hill Dwellers
17.
The Celebration Of The Lizard: Not To Touch The Earth
18.
The Celebration Of The Lizard: Names Of The Kingdom
19.
The Celebration Of The Lizard: The Palace Of Exile
20. Soul Kitchen

CD 2.

01. Roadhouse Blues
02. Gloria
03. Light My Fire
04. You Make Me Real
05. Texas Radio & The Big Beat
06. Love Me Two Times
07. Little Red Rooster
08. Moonlight Drive
09. Close To You
10. Unknown Soldier
11. The End


Original Soundtrack Recording (1991)
01. The Movie
02. Riders On The Storm
03. Love Street
04. Break On Through (To The Other Side)
05. The End
06. Light My Fire
07. Ghost Song
08. Roadhouse Blues (Live)
09. Heroin
10. Carmina Burana: Introduction
11. Stoned Immaculate
12. When The Music's Over
13. The Severed Garden (Adagio)
14. L.A. Woman


Box Set (1997)
CD 1: Without A Safety Net.

01. Five To One (Live)
02. Queen Of The Highway (Alternate Version)
03. Hyacinth House (Demo Version)
04. My Eyes Have Seen You (Demo Version)
05. Who Scared You
06. Blakc Train Song (Live)
07. End Of The Night (Demo Version)
08. Whiskey, Mystics And Man
09. I Will Never Be Untrue (Live)
10. Moonlight Drive (Demo Version)
11. Moonlight Drive (Sunset Sound)
12. Rock Is Dead
13. Albinoni's Adagio In G Minor

CD 2: Live In New York.

01. Roadhouse Blues
02. Ship Of Fools
03. Peace Frog
04. Blue Sunday
05. The Selebration Of The Lizard
06. Gloria
07. Crawling King Snake
08. Money
09. Poontang Blues / Build Me A Woman / Sunday Tracker
10. The End

CD 3: The Future Ain't What It Used To Be.

01. Hello To The Cities
02. Break On Through
03. Rock Me
04. Money
05. Someday Soon
06. Go Insane
07. Mental Floss
08. Summer's Almost Gone
09. Adolph Hitler
10. Hello, I Love You
11. The Crystal Ship
12. I Can't See You'r Face In My Mind
13. The Soft Parade
14. Tightrope Ride
15. Orange County Suite

CD 4: Band Favorites.

01. Light My Fire (Robby)
02. Peace Frog (Robby)
03. Wishful Sinful (Robby)
04. Take It As It Comes (Robby)
05. L.A. Woman (Robby)
06. I Can't See You'r Face In My Mind (Ray)
07. Land Ho (Ray)
08. Yes, The River Knows (Ray)
09. Shaman's Blues (Ray)
10. You're Lost Little Girl (Ray)
11. Love Me Two Times (John)
12. When The Musics Over (John)
13. The Unknown Soldier (John)
14. Wild Child (John)
15. Riders On The Storm (John)

Link.

Essential Rarities (2000)
  Live On The Ed Sullivan Show, 1967 And At Cobo Hall, Detroit, 1970.
01. Hello To The Cities
Recorded Live At The Isle Of Wight Festival, England, UK, 1970.
02. Break On Through
Recorded Live At Madison Square Garden, New York City, 1970.
03. Roadhouse Blues
Demo Recorded At Robby Krieger's Home Studio, 1969.
04. Hyacinth House
Recorded At Elektra Studios, 1969.
05. Who Scared You
Recorded At Elektra Studios, 1970.
06. Whiskey, Mystics & Men
Recorded Live At The Aquarius Theater, Hollywood, Los Angeles, 1969.
07. I Will Never Be Untrue
Demo Recorded At World Pacific Studios, 1965.
08. Moonlight Drive
Alternate Version Recorded At Elektra Studios, 1969.
09. Queen Of The Highway
Recorded Live At The Seattle Center, Seattle, Washington, 1970.
10. Someday Soon
Demo Recorded At World Pacific Studios, 1965.
11. Hello, I Love You
Recorded At Elektra Studios, 1970.
12. Orange County Suite
Recorded Live On PBS Television, New York, 1969.
13. The Soft Parade
Recorded Live At Madison Square Garden, New York City, 1970.
14. The End
Recorded At Elektra Studios, 1969.
15. Woman Is A Devil


Live In Detroit, 1970 (2001)
CD 1.

01. Tuning #1
02. Roadhouse Vamp
03. Hello To The Cities
04. Dead Cats, Dead Rats
05. Break On Through (To The Other Side)
06. Alabama Song (Whiskey Bar)
07. Back Door Man
08. Five To One
09. Roadhouse Blues
10. You Make Me Real
11. Ship Of Fools
12. When the Musics Over
13. People Get Ready
14. Mystery Train
15. Away In India
16. Crossroads
 

CD 2.

01. Tuning #2
02. Carol
03. Light My Fire
04. Been Down So Long
05. Love Hides
06. Mean Mustard Blue
07. Carol (Reprise)
08. Close To You
09. I'm A King Bee
10. Rock Me Baby/Heartbreak Hotel
11. The End


Bright Midnight: Live In America 1969-1970 (2001)
01. Light My Fire
02. Been Down So Long
03. Back Door Man
04. Love Hides
05. Five To One
06. Touch Me
07. The Crystal Ship
08. Break On Through (To The Other Side)
09. Bellowing
10. Roadhouse Blues
11. Alabama Song (Whiskey Bar)
12. Love Me Two Times/Baby Please Don’t Go
13. The End


Live At The Aquarius Theatre: The First Perfomance, 1969 (2001)
CD 1.

01. Tuning
02. Jim's Introduction
03. Backdoor Man
04. Breaking On Through
05. What Do We Do Next
06. Soul Kitchen
07. You Make Me Real
08. Tuning
09. I Will Never Be Untrue
10. The Crowd Humbley Requests
11. When The Music's Over
12. Universal Mind
13. The Crowd Requests Their Favorites And Tuning
14. Mystery Train / Crossroads
15. Build Me A Woman

CD 2.

01. Tuning
02. Who Do You Love (False Start)
03. Who Do You Love
04. Light My Fire
05. The Crowd Requests More
06. The Celebration Of The Lizard


Live At The Aquarius Theatre: The Second Perfomance, 1969 (2001)
CD 1.

01. Concert Intro And Tuning
02. Jim's Introduction
03. Backdoor Man
04. Breaking On Through
05. When The Music's Over
06. Tuning
07. You Make Me Real
08. Tuning
09. Universal Mind
10. The Crowd Humbley Requests
11. Mystery Train / Crossroads
12. The Crowd Again Requests
13. Little Road Rooster
14. Tuning
15. Gloria
16. Tuning
17. Touch Me
18. The Crystal Ship

CD 2.

01. Tuning
02. Light My Fire
03. The Crowd Requests Their Favorites
04. The Celebration Of The Lizard
05. A Request Of The Management
06. Soul Kitchen
07. Jim Introdices Ray
08. Close To You
09. A Conversation With The Crowd
10. Peace Frog (Inst.)
11. Blue Sunday
12. Five To One
13. The Crowd Again Requests Their Favorites
14. Jim Introduces The Movie
15. Rock Me Baby


No One Here Gets Out Alive (2001)
CD 1: Beginning Of The Doors: Visionary Dream.

01. Segment I:
The End
Take It As It Comes
Light My Fire
Moonlight Drive
Break On Through (To The Other Side)
Strange Days

02. Segment II:
Who Do You Love
When The Music's Over
My Eyes Have Seen You

03. Segment III:
Spanish Caravan
We Could Be So Good Together
Roadhouse Blues
When The Music's Over
Who Do You Love

04. Segment IV:
Dawn's Highway
People Are Strange
I Can't See Your Face
Celebration Of The Lizard-The Hill Dwellers
Five To One
Celebration Of The Lizard-A Little Game
Soul Kitchen
Crystal Ship
 

CD 2: Exploration And Morrison's Sojourn.

01. Segment I:
Celebration Of The Lizard-Lions In The Street
Celebration Of The Lizard-Wake Up
Light My Fire
The End

02. Segment II:
Alabama Song (Whisky Bar)
Not To Touch The Earth
The End
Strange Days

03. Segment III:
The American Night
Roadhouse Blues
Celebration Of The Lizard-Wake Up
When The Music's Over
Back Door Man

04. Segment IV:
Tell All The People
Unknown Soldier
Five To One
Ship Of Fools

CD 3: Cultural Excursion Into The Void.

01. Segment I:
Riders Of The Storm
Awake
Waiting For The Sun
Dead Cats, Dead Rats
Break On Through (To The Other Side)

02. Segment II:
Peace Frog
Jim Morrison Stage Rant From Miami
Love Me Two Times

03. Segment III:
The End
Hour For Magic
Been Down So Long
Stoned Immaculate

04. Segment IV:
When The Music's Over
Shaman's Blues
The Changeling

CD 4: James Douglas Morrison: Poet.

01. Segment I:
The End
When The Music's Over
Horse Latitudes
Ghost Song
Newborn Awakening

02. Segment II:
To Come Of Age
Black Polished Chrome
Latino Chrome
Angels And Sailors
Stoned Immaculate
The Movie

03. Segment III:
The Movie
The Hitchhiker
Riders Of The Storm
Jim Morrison: Cemetery Poem

04. Segment IV:
Jim Morrison: Hitler
Wild Child
An American Prayer
Curses, Invocations
Hour For Magic
A Feast Of Friends
The End


Backstage And Dangerous: The Private Rehearsal, 1969 (2002)
CD 1.

01. We're Rolling
02. I Will Never Be Untrue
03. Peace Frog (Inst.)
04. Blue Sunday
05. Maggie Mcgill
06. Arranging (You Need Meet) Don't Go No Further
07. (You Need Meet) Don't Go No Further
08. Arranging Close To You
09. Close To You
10. Arranging Gloria
11. Gloria
12. Mystery Train (Rehearsal)
13. Mystery Train / Crossroads

CD 2.

01. Continued
02. Thousands Of Dollars Rest Upon This Day
03. I'm Your Doctor
04. Hyper Yachting
05. Build Me A Woman
06. Yachting
07. Cars Hiss By My Window
08. Money Beats Soul
09. Mental Floss
10. Jazzy Maggie Mcgill (Rehearsal)
11. Jazzy Maggie Mcgill


Live In Hollywood, 1969 (2002)
01. Welcome
02. Back Door Man
03. Break on Through (To The Other Side)
04. When the Music's Over
05. You Make Me Real
06. Universal Mind
07. Touch Me
08. Soul Kitchen
09. Jim Introduces Ray
10. Close to You
11. What You'd Like to Hear?
12. Peace Frog (Instrumental)
13. Blue Sunday
14. Five to One
15. Celebration
16. Light My Fire


Boot Yer Butt! The Doors Bootlegs (2003)
CD 1.

Sam Houston Coliseum, Houston, Tx. July 10, 1968.
01. Bootlegger's Chat
Continental Ballroom, Santa Clara, Ca. July 9, 1967.
02. Announcer Intro
Avalon Ballroom, San Francisco, Ca. March 4, 1967.
03. Moonlight Drive
04. Back Door Man (Dixon/Burnett)
Continental Ballroom, Santa Clara, Ca. July 9, 1967.
05. Break On Through (To The Other Side)
The Family Dog, Denver, Co. September 30, 1967.
06. Light My Fire
Danbury High School Auditorium, Danbury, Ct. October 11, 1967.
07. People Are Strange
Swing Auditorium, San Bernardino, Ca. December 16, 1967.
08. Alabama Song (Brecht/Weill)
Winterland Arena, San Francisco, Ca. December 26, 1967.
09. Close To You (Dixon)
10. I'm A Man (Mcdaniel)
Back Bay Theatre, Boston, Ma. March 17, 1968.
11. Love Me Two Times
Chicago Coliseum, Chicago, Il. May 10, 1968.
12. Soul Kitchen
Dallas Memorial Auditorium, Dallas, Tx. July 9, 1968.
13. The Wasp
14. Money (Strong)
Sam Houston Coliseum, Houston, Tx. July 10, 1968.
15. When The Music's Over

CD 2.

Singer Bowl, Queens, Ny. August 2, 1968.
01. Never Before In Public
02. Wild Child (Morrison)
Cleveland Public Auditorium, Cleveland, Oh. August 3, 1968.
03. Gonna Have A Real Good Time (Rap)
Philadelphia Arena, Philadelphia, Pa. August 4, 1968.
04. Spanish Caravan
The Roundhouse, London, England. September 7, 1968.
05. Five To One
Kongresshalle, Frankfurt, Germany. September 14, 1968.
06. The Unknown Soldier
07. Vince Treanor's Announcement
08. Break On Through (To The Other Side)
Minneapolis Concert Hall, Minneapolis, Mn. November 10, 1968.
09. Little Red Rooster (Dixon)
10. Wild Child (Morrison)
11. Love Me Two Times
L.A. Forum, Inglewood, Ca. December 14, 1968.
12. Touch Me (Krieger)
L.A. Forum, Inglewood, Ca. December 14, 1968.
13. The Celebration Of The Lizard
Madison Square Garden, New York. January 24, 1969.
14. The Soft Parade (Morrison)
15. Tell All The People (Krieger)
16. Who Scared You? (Morrison/Krieger)
17. Does Anyone Have A Cigarette? (Rap)

CD 3.

Madison Square Garden, New York. January 24, 1969.
01. Back Door Man (Dixon)
02. Five To One
03. Forget This Is The Square Garden (Rap)
04. Hitler Poem 
Dinner Key Auditorium, Miami, Fl. March 1, 1969.
05. I'm Talkin' About Having A Good Time (Rap)
06. No Limits, No Laws (Rap)
Varsity Stadium, Toronto, Canada. September 13, 1969.
07. The Crystal Ship 
Winterland Arena, San Francisco, Ca. February 6, 1970.
08. Carol (Berry)
09. Rock Me (Muddy Waters)
Long Beach Sports Arena, Long Beach, Ca. February 7, 1970.
10. The Spy
11. Is There Any Left (Rap)
12. Blue Sunday
13. Petition The Lord With Prayer / Maggie M'gill
Chicago Auditorium Theatre, Chicago, Il. February 15, 1970.
14. Will The Circle Be Unbroken (Carter)
Honolulu Covention Center, Honolulu, Hi. April 18, 1970.
15. Roadhouse Blues
16. Peace Frog
17. Mystery Train (Parker/Phillips)

CD 4.

Honolulu Covention Center, Honolulu, Hi. April 18, 1970.
01. Light My Fire
State Fair Music Hall, Dallas, Tx. December 11, 1970.
02. Love Her Madly
03. Ship Of Fools
04. The Changeling
05. L.A. Woman
Singer Bowl, Queens, Ny. August 2, 1968.
06. The End
Cleveland Public Auditorium, Cleveland, Oh. August 3, 1968.
07. Announcer Outro


Live In Philadelphia '70 (2005)
CD 1.

01. Announcer "Sit Down"
02. Tuning
03. Roadhouse Blues
04. Break On Through (To The Other Side)
05. Back Door Man / Love Hides
06. Ship Of Fools
07. Universal Mind
08. When The Music's Over
09. Mystery Train / Away In India
10. Wake Up!
11. Light My Fire
 

CD 2.

01. The Concert Continues
02. Maggie Mcgill
03. Roadhouse Blues (Reprise)
04. Been Down So Long / Rock Me Baby
05. The Music Capital Of The World, Philadelphia
06. Carol
07. Soul Kitchen


Live In Boston, 1970 (2007)
CD 1: First Show.

01. Start
02. All Right, All Right, All Right
03. Howling & Moaning
04. Roadhouse Blues
05. Ship Of Fools
06. Alabama Song (Whisky Bar)
07. Back Door Man
08. Five To One
09. When The Music's Over
10. Rock Me
11. Mystery Train
12. Away In India
13. Crossroads
14. Prelude to Wake Up!
15. Wake Up!
16. Light My Fire

CD 2: Second Show.

01. Start
02. Break On Through
03. I Believe In Democracy
04. When The Music's Over
05. Roadhouse Blues
06. The Spy
07. Alabama Song (Whisky Bar)
08. Back Door Man
09. Five to One
10. Astrology Rap
11. Build Me A Woman
12. You Make Me Real
13. Wait A Minute!
14. Mystery Train
15. Away In India
16. Crossroads

CD 3: Second Show Continued.

01. Band Intros
02. Adolf Hitler
03. Light My Fire
04. Fever
05. Summertime
06. St. James Infirmary Blues
07. Graveyard Poem
08. Light My Fire
09. More, More, More!
10. Ladies & Gentlemen
11. We Can't Instigate
12. They Want More
13. Been Down So Long
14. Power Turned Off
 


The Very Best Of The Doors (2007)
CD 1.

01. Break On Through (To The Other Side)
02. Strange Days
03. Alabama Song (Whisky Bar)
04. Love Me Two Times
05. Light My Fire
06. Spanish Caravan
07. Crystal Ship
08. The Unknown Soldier
09. The End
10. People Are Strange
11. Back Door Man
12. Moonlight Drive
13. End Of The Night
14. Five To One
15. When The Music's Over

CD 2.

01. Bird Of Prey
02. Love Her Madly
03. Riders On The Storm
04. Orange County Suite
05. Runnin' Blue
06. Hello, I Love You
07. The Wasp (Texas Radio And The Big Beat)
08. Stoned Immaculate
09. Soul Kitchen
10. Peace Frog
11. L.A. Woman
12. Waiting For The Sun
13. Touch Me
14. The Changeling
15. Wishful Sinful
16. Love Street
17. The Ghost Song
18. Whiskey, Mystics And Men
19. Roadhouse Blues


Pittsburgh Civic Arena, 1970 (2008)
01. Back Door Man
02. Love Hides
03. Five To One
04. Roadhouse Blues
05. Mystery Train
06. Away In India
07. Crossroads Blues
08. Universal Mind
09. Someday Soon
10. When The Music's Over
11. Break On Through (To The Other Side)
12. Push Push
13. The Soft Parade (Vamp)
14. Tonight You're In For A Special Treat
15. Close To You
16. Light My Fire


Live At The Matrix, 1967 (2008)
CD 1.

01. Break On Through (To The Other Side)
02. Soul Kitchen
03. Money
04. The Crystal Ship
05. Twentieth Century Fox
06. I'm A King Bee
07. Alabama Song (Whisky Bar)
08. Summer's Almost Gone
09. Light My Fire
10. Get Out Of My Life, Woman
11. Back Door Man
12. Who Do You Love
13. The End

CD 2.

01. Unhappy Girl
02. Moonlight Drive
03. Woman Is A Devil / Rock Me
04. People Are Strange
05. Close To You
06. My Eyes Have Seen You
07. Crawling King Snake
08. I Can't See Your Face In My Mind
09. Summertime
10. When The Music's Over
11. Gloria


Live In New York, 1970 (2009)
CD 1: First Show 17/01/70.

01. Start Of Show
02. Roadhouse Blues
03. Ship Of Fools
04. Break On Through (To The Other Side)
05. Tuning / Breather
06. Peace Frog
07. Blue Sunday
08. Alabama Song (Whisky Bar)
09. Back Door Man
10. Love Hides
11. Five To One
12. Tuning / Breather
13. Who Do You Love
14. Little Red Rooster
15. Money
16. Tuning / Breather
17. Light My Fire
18. More, More, More
19. Soul Kitchen
20. End Of Show

CD 2: Second Show 17/01/70.

01. Start Of Show 2
02. Jim "How Ya Doing?"
03. Roadhouse Blues
04. Break On Through (To The Other Side)
05. Ship Of Fools
06. Crawling King Snake
07. Alabama Song (Whisky Bar)
08. Back Door Man
09. Five To One
10. Pretty Neat, Pretty Good
11. Build Me A Woman
12. Tuning / Breather
13. Who Do You Love
14. Tuning / Breather
15. Wild Child
16. Cheering / Tuning
17. When The Music's Over

CD 3: Second Show 17/01/70.

01. Tuning / Breather
02. Light My Fire
03. Hey, Mr. Light Man!
04. Soul Kitchen
05. Jim's Fish Joke
06. The End
07. End Of Show
 

CD 4: Third Show 18/01/70.

01. Start Of Show 3
02. Roadhouse Blues
03. Ship Of Fools
04. Break On Through (To The Other Side)
05. Tuning / Breather
06. Universal Mind
07. Alabama Song (Whisky Bar) (False Start)
08. Alabama Song (Whisky Bar)
09. Back Door Man
10. Five To One
11. Tuning / Breather
12. Moonlight Drive
13. Who Do You Love
14. Calling Out For Songs
15. Money
16. Tuning / Breather
17. Light My Fire
18. More, More, More
19. When The Music's Over
20. Good Night / End Of Show

CD 5: Fourth Show 18/01/70.

01. Start Of Show 4
02. Roadhouse Lues
03. Peace Frog
04. Alabama Song (Whisky Bar)
05. Back Door Man
06. Five To One
07. We Have A Special Treat
08. Celebration Of The Lizard
09. Alright Let's Boogie
10. Build Me A Woman
11. When The Music's Over
12. More, More, More

CD 6: Fourth Show 18/01/70.

01. Soul Kitchen
02. For Fear Of Getting Too Patriotic
03. Petition The Lord With Prayer
04. Light My Fire
05. Only When The Moon Comes Out
06. Close To You
07. The Encore Begins
08. Rock Me
09. What To Do Next?
10. Going To N.Y. Blues
11. Tuning / Breather
12. Maggie Mcgill
13. Tuning / Breather
14. Gloria / End Of Show


Live In Vancouver, 1970 (2010)
CD 1.

01. Start Of Show
02. Roadhouse Blues
03. Alabama Song
04. Back Door Man
05. Five To One
06. When The Music's Over
07. Applose Jim Talk
08. Love Me Two Times
09. Applose Jim Talk
10. Little Red Rooster
11. Tuning
12. Money
13. Tuning
14. Rock Me
15. Tuning
16. Who Do You Love

CD 2.

01. Tuning
02. Petition The Lord With Prayer
03. Light My Fire
04. Tuning
05. The End
06. Thank You & Good Night


L. A. Woman: 40th Anniversary Edition (2012)
CD 1.

01. The Changeling
02. Love Her Madly
03. Been So Long
04. Cars Hiss By My Window
05. L.A. Woman
06. L’ America
07. Hyacinth House
08. Crawling King Snake
09. The WASP (Texas Radio And The Big Beat)
10. Riders On The Storm

CD 2: Previously Unreleased.

01 The Changeling (Alternate Version)
02. Love Her Madly (Alternate Version)
03. Cars Hiss By My Window (Alternate Version)
04. L.A. Woman (Alternate Version)
05. The WASP (Texas Radio And The Big Beat) (Alternate Version)
06. Been Down So Long (Alternate Version)
07. Riders On The Storm (Alternate Version)
08. She Smells So Nice
09. Rock Me


Live At The Bowl '68 (2012)
01. Show Start/Intro
02. When The Music's Over
03. Alabama Song (Whisky Bar)
04. Back Door Man
05. Five To One
06. Back Door Man (Reprise)
07. The Wasp (Texas Radio And The Big Beat)
08. Hello, I Love You
09. Moonlight Drive
10. Horse Latitudes
11. A Little Game
12. The Hill Dwellers
13. Spanish Caravan
14. Hey, What Would You Guys Like To Hear?
15. Wake Up!
16. Light My Fire
17. Light My Fire (Segue)
18. The Unknown Soldier
19. The End (Segue)
20. The End


Behind Closed Doors: The Rarities (2013)
 01. Moonlight Drive (Version 1)
02. Moonlight Drive (Version 2)
03. Indian Summer (81966 Vocal)
04. People Are Strange (False Starts & Dialogue)
05. Love Me Two Times (Take 3)
06. Albinoni’s Adagio In G Minor
07. Not To Touch the Earth (Dialogue)
08. Not To Touch the Earth (Take 1)
09. Not To Touch the Earth (Take 2)
10. Celebration of the Lizard
11. Who Scared You (Recorded At Elektra Studios, 1969)
12. Whiskey, Mystics and Men (Version #1) [At Elektra Studios, 1970]
13. Whiskey, Mystics and Men (Version #2)
14. Push Push
15. Touch Me (Dialogue)
16. Touch Me (Take 3)
17. Talking Blues
18. Roadhouse Blues (Takes 1-3)
19. Roadhouse Blues (Take 6)
20. Carol
21. Roadhouse Blues (Take 1)
22. Money Beats Soul
23. Roadhouse Blues (Takes 13-15)
24. Peace Frog (False Starts & Dialogue)
25. The Spy (Version 2)
26. Queen of the Highway (Jazz Version)
27. The Changeling (Alternate Version)
28. Love Her Madly (Alternate Version)
29. Cars Hiss By My Window (Alternate Version)
30. L.A. Woman (Alternate Version)
31. The WASP (Texas Radio and the Big Beat) [Alternate Version]
32. Been Down So Long (Alternate Version)
33. Riders On the Storm (Alternate Version)
34. She Smells So Nice
35. Rock Me
36. L.A. Woman (Take 1)
37. Crawling King Snake (Run Through and Studio Chatter)
38. Love Her Madly (Take 1)
39. Changeling (Take 9)
40. The WASP (Texas Radio and the Big Beat) [Instrumental]
41. Orange County Suite
42. (You Need Meat) Don’t Go No Further
43. Breakn’ a Sweat
44. L.A. Woman (Paul Oakenfold Remix)
45. Hello, I Love You (Adam Freeland Fabric Mix)
46. Maggie M’Gill (John DensmoreFredWreck Remix)
47. You Make Me Real (2Manzarek2 Remix)
48. Roadhouse Blues (Crystal Method Remix)
49. Hello To the Cities (On the Ed Sullivan, 1967 & At Cobo Hall, 1970)
50. Hyacinth House (Demo) At Robbie Krieger's Home Studio, 1969]
51. Queen of the Highway (Alternative Version At Elektra Studios, 1969]
52. Hello, I Love You (Demo Recorded At World Pacific Studios, 1965)
53. The Soft Parade, (Live On PBS Television, New York, 1970)
54. The Woman Is a Devil
55. Someday Soon (Live At the Seattle Centre, Seattle, 1970)
56. Roadhouse Blues (Live At Madison Square Garden, New York, 1970)
57. Break On Through (Live At the Isle of Wight Festival, England, 1970)
58. The End (Live At Madison Square Garden, New York, 1970)

Link.

Singles Box (2013)
CD 1.
01. Light My Fire (Mono)
02. The Crystal Ship (Mono)

CD 2.
01. People Are Strange (Mono)
02. Unhappy Girl (Mono)

CD 3.
01. Love Me Two Times
02. Moonlight Drive

CD 4.
01. The Unknown Soldier (Mono)
02. We Could Be So Good Together (Mono)

CD 5.
01. Hello, I Love You
02. Love Street

CD 6.
01. Touch Me
02. Wild Child

CD 7.
01. Tell All The People
02. Easy Ride

CD 8.
01. Runnin' Blue
02. Do It

CD 9.
01. Land Ho!
02. You Make Me Real

CD 10.
01. Love Her Madly
02. (You Need Meat) Don’t Go No Further

CD 11.
01. Riders Of The Storm
02. Changeling

CD 12.
01. Tightrope Ride
02. Variety Is The Spice Of Life

CD 13.
01. Get Up And Dance
02. Treetrunk

CD 14.
01. The Mosquito (Mono)
02. It Slipped My Mind
 

Link.

Tributos.

VA - Stoned Immaculate: The Music Of The Doors (2000)
01. Break on Through (To the Other Side) (Stone Temple Pilots)
02. Riders on the Storm (Creed)
03. Light My Fire (Train)
04. Peace Frog (Smash Mouth)
05. L.A. Woman (Days Of The New)
06. Love Me Two Times (Aerosmith)
07. Under Waterfall (The Doors)
08. Wild Child (The Cult)
09. Roadhouse Rap (Jim Morrison)
10. Roadhouse Blues (John Lee Hoocker & Jim Morrison)
11. Is Everybody In? (William S. Burroughs)
12. Hello I Love You (Oleander)
13. Touch Me (Ian Astbury)
14. Children of Night (Perry Farrell & Exene Cervenka)
15. Love Her Madly (Bo Diddley)
16. The Cosmic Movie (The Doors)
17. The End (Days Of The New)


V.A - Psych Tribute To The Doors (2014)
01. Elephant Stone - L.A. Woman
02. The Black Angels - Soul Kitchen
03. Psychic Ills - Love Me Two Times
04. Dark Horses - Hello, I Love You
05. Camera - People Are Strange
06. Dead Meadow - The Crystal Ship
07. Sons Of Hippies - The Soft Parade
08. Dead Skeletons - Riders On The Storm
09. Wall Of Death - Light My Fire
10. Clinic - Touch Me
11. VietNam - Roadhouse Blues
12. Geri X - Love Her Madly
13. The Raveonettes - The End


V.A - A Classic Rock Salute To The Doors: Light My Fire (2014)
01. L.A. Woman
Jimi Jamison (Survivor), Ted Turner (Wishbone Ash) & Patrick Moraz (Moody Blues)
02. Love Me Two Times
Lou Gramm (Foreigner), Thijs van Leer (Focus) & Larry Coryell
03. Roadhouse Blues
Leslie West (Mountain), Brian Auger & Rod Piazza
04. Love Her Madly
Mark Stein (Vanilla Fudge) & Mick Box (Uriah Heep)
05. Riders On The Storm
Joe Lynn Turner (Rainbow), Tony Kaye (Yes) & Steve Cropper (Booker T. & The M.G.’s)
06. The Crystal Ship
Edgar Winter & Chris Spedding
07. Intro (People Are Strange)
Keith Emerson, Jeff “Skunk” Baxter & Joel Druckman (John Fahey)
08. People Are Strange
David Johansen (New York Dolls) & Billy Sherwood (Yes)
09. Touch Me
Robert Gordon, Jordan Rudess (Dream Theater), Steve Morse (Deep Purple) & Nik Turner (Hawkwind)
10. The Soft Parade
Graham Bonnet (Rainbow), Christopher North (Ambrosia) & Steve Hillage (Gong)
11. Hello, I Love You
Ken Hensley (Uriah Heep) & Roye Albrighton (Nektar)
12. Spanish Caravan
Eric Martin (Mr. Big) & Elliot Easton (The Cars)
13. Alabama Song (Whiskey Bar)
Todd Rundgren and Geoff Downes (Yes/Asia) & Zoot Horn Rollo (Captain Beefheart)
14. Break On Through (To The Other Side)
Mark Farner (Grand Funk Railroad) & Chick Churchill (Ten Years After)
15. Light My Fire
Ian Gillan (Deep Purple), Rick Wakeman (Yes) & Steve Howe (Yes)
16. The End
Pat Travers & Jimmy Greenspoon (Three Dog Night)
 

Link.

 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.