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21/06/2024

Tool - Discografia.

Tool é uma banda de metal alternativo e metal progressivo, norte-americana, vencedora de Grammy Awards, que foi formada em 1990 em Los Angeles, Califórnia. A banda vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, e é constituída pelo vocalista Maynard James Keenan, o guitarrista Adam Jones, o baixista Justin Chancellor e o baterista Danny Carey. A banda fez turnê mundiais e produziram álbuns que obtiveram excelentes resultados nas tabelas musicais internacionais.

Tool emergiu com um som heavy metal no seu primeiro álbum, Undertow, num momento em que o gênero era dominado pelo thrash metal, e mais tarde atingiram o topo do movimento de metal alternativo com o lançamento do segundo LP, Ænima, em 1996. Os seus esforços para unificar a experimentação musical, artes visuais e uma mensagem de evolução pessoal continuou com Lateralus (2001) e seu último álbum, 10,000 Days (2006), oferecendo à banda aclamação e sucesso a nível mundial.

Devido à incorporação de artes visuais e álbuns relativamente longos e complexos, a banda é geralmente descrita como um grupo com um estilo transcendente, parte do rock progressivo e do art rock. A relação entre a banda e a indústria musical é ambivalente, por vezes marcada por censura pela insistência dos membros da banda em ter privacidade.

História.

Lacrimologia, sexo e rock 'n roll (1990-1995).


A história do Tool começa em 1990, quando Maynard James Keenan, aluno da Kendall College of Art & Design, conheceu Adam Jones, técnico em efeitos especiais do estúdio de Stan Winston. Eles descobriram ter outra coisa em comum fora a fascinação por arte contemporânea: a música. Maynard e Adam começaram a compor juntos e chamavam dezenas de músicos para ensaiar. Eles usavam o estúdio de ensaio pessoal de Danny Carey, vizinho de Maynard e amigo de Adam. Danny foi apresentado a Adam por Tom Morello (guitarrista do Rage Against the Machine), com quem Adam havia tocado baixo numa banda chamada Electric Sheep. Por indicação de Morello, Danny Carey se ofereceu para tocar bateria com Maynard e Adam, pois ao mesmo tempo sentia pena dos dois por não acharem ninguém para tocar (as pessoas que eles chamavam nunca retornavam ou então sequer apareciam).

Na mesma época, Paul D'Amour tinha se mudado para Los Angeles para trabalhar no meio cinematográfico, realizando efeitos especiais para dos filmes O Exterminador do Futuro, Jurassic Park e Predador 2, e já estava desistindo de ser músico quando conheceu Adam, que o convidou para tocar, sendo Paul um excelente baixista. Uma curiosidade: D'Amour estava sempre de mau-humor, e seu estado de espírito influenciou muito a sonoridade das músicas, que encaixaram perfeitamente com sua personalidade. Com a banda formada, eles começaram a ensaiar regularmente na casa de Danny Carey.

Depois de quase se chamarem Toolshed, eles escolheram a alcunha de ser simplesmente Tool, pelo fato de quererem que sua música fosse uma "ferramenta" para a compreensão da Lacrimologia, a "ciência do choro" como terapia, que consiste em evoluir explorando sua dor física e emocional. Os temas mais comuns nas composições são críticas à religiosidade, à sociedade americana e à sexualidade.

Mesmo sendo uma banda de sonoridade alternativa e incomum, o Tool ganhou as paradas de sucesso, em parte, pela polêmica, em parte por seus clipes, obras lapidadas a esmo e elevadas ao status de "curta metragens". Após certo tempo, eles começam a abrir shows para Rollins Band, Rage Against the Machine e Fishbone. Nessa época, eles gravam demos de quatro canais das canções Cold & Ugly, Hush, Part of Me, Jerk-Off, Crawl Away e Sober. Apenas as quatro primeiras entrariam no EP Opiate, lançado em Abril de 1992, pela Silvertone Records, da Virgin.

Opiate, que continha apenas as composições mais pesadas e curtas, fez com que todos achassem que se tratava de uma banda de thrash metal. Assim, a banda conseguiu uma certa exposição e boa vendagem com Opiate. Gravaram um clipe para Hush (dirigido por Ken Andrews, do Failure), onde todos da banda aparecem amordaçados e nus, com uma placa escrita: "Parental Advisory: Explicit Parts" cobrindo suas partes íntimas, pois a música fala sobre censura. O vídeo não foi lançado de maneira oficial, e mesmo sendo boicotado pela MTV americana, não impediu sua repercussão, e a faixa Sweat foi adicionada à trilha sonora do filme Scape From L.A.

Chega às lojas Undertow, em uma versão censurada do primeiro álbum original. Algumas lojas trocaram a capa original (um desenho de uma escultura de Adam Jones, uma espécie de caixa torácica vermelha com costelas em forma de tentáculos) por um código de barras gigante. A parte interior e traseira do encarte ainda traziam fotos como uma mulher extremamente obesa nua, sozinha, e uma outra foto da mesma mulher com um homem nu deitado sobre ela, além de uma radiografia com um enorme vibrador dentro de uma cavidade anal. Em edições não censuradas, existem também fotos de uma vaca lambendo suas genitálias e um porco empalado por uma série de garfos - esta, real. Como a arte gráfica do álbum sugere, Undertow é um álbum cru, com nuances mais melódicas e densas, faixas beirando os cinco minutos.

Com o álbum catapultado pelos vídeos de Sober (dirigido por Adam Jones e Fred Stuhr, ganhou as categorias de "Melhor Artista Novo" e "Melhor Clipe De Hard Rock/Metal" na MTV) e Prison Sex (primeiro clipe totalmente dirigido por Adam), o Tool conseguiu ser uma das atrações principais do Festival Lollapalooza '93. O álbum traz também Intolerance - que claramente faz alusões ao período em que Maynard serviu o Exército Americano nas linhas "You lie, cheat and steal" em oposição a "I will not lie, cheat or steal", principais princípios ensinados aos soldados). A enorme Bottom tem participação especial de Henry Rollins. Swamp Song e a faixa título fazem alusão a uso de drogas, o tema principal do álbum. A última faixa, Disgustipated é uma narrativa sarcástica sobre o que seria o apocalipse que as cenouras enfrentam em todos os dias de colheita, com o som de machados e marretas marcando o tempo.

MTV, satanismo e especulações (1996-1997).

Turnês intermináveis, especulações de que a banda era adepta do satanismo, aumentam sua popularidade a cada show. A banda não se sente ameaçada por isso, pois o que queriam era que as pessoas ficassem perturbadas e excitadas com a sua música. Na letra de Prison Sex, por exemplo, trata de abusos sexuais que Maynard teria sofrido na infância. Isso pode te - ló tornado uma pessoa mórbida e sadomasoquista - segundo as especulações. Mas nada disso foi comprovado, e o que sabemos é que Maynard teve uma educação extremamente religiosa e opressora, que espelha sua revolta contra as novas religiões e as antigas ortodoxas.

Ænima, lançado em 1996, ganhou um título que é a junção das palavras "Anima" (termo cunhado por Carl Jung) e "Enema" (inimigo). Durante o processo de composição, Paul D'Amour anuncia sua saída da banda. Paul resolveu dar vazão a sua paixão por outros estilos musicais. O grupo então começa a testar outros baixistas, entre eles Frank Cavanagh do Filter, Scott Reeder do Kyuss, e Shepherd Stevenson, do Pigmy Love Circus. O escolhido foi Justin Chancellor, do Peach, banda que excursionou com o Tool na Europa em 1994. Justin não aceitou o convite de imediato, pois estava montando um novo projeto com o guitarrista de sua antiga banda (com quem tocava desde os 14 anos de idade). Percebendo que não poderia deixar a oportunidade para trás, ele entrou para o Tool. Quando o single Ænima foi lançado, o Tool logo sofreu novamente uma represália: o clip de Stinkfist (primeiro single do disco) foi rejeitado pela MTV, que alegou que o título da música era ofensivo. Depois de inúmeros protestos por parte dos fãs, a emissora passou a exibir o vídeo com o nome de Track #1, por ser a primeira faixa do álbum.

Ænima é um álbum recheado de mensagens subliminares. Em quase todas as faixas, Maynard está sussurrando algo, inteligível ou não. Faixas como Eulogy, Forty-Six & 2, Hooker With A Penis, Pushit e Ænema dividem espaço com músicas que são quase como vinhetas: Useful Idiot, Message To Harry Manback, Intermission e Die Eier Von Satan (discurso me alemão que é nada mais do que uma receita de um tipo de biscoito cookie). Sendo o design gráfico da capa de Ænima primoroso, recheado de holografias estranhas e soturnas, este rendeu ao grupo um prêmio por "Melhor Embalagem de Álbum" no Grammy de 1996. Foram indicados ainda a categoria de "Melhor Vídeo Clip e Curta-Metragem" por Stinkfist.

Maynard começara a se apresentar em shows totalmente careca, com o corpo inteiramente pintado ou então vestido de mulher, adicionando ainda mais estranheza à performance do Tool. Em meio à imensa turnê, a banda lança o single e o clipe de Ænema, concorrendo a prêmios na MTV - que desta vez não censurou a criatividade do grupo. Ænema ganhar então um Grammy de "Melhor Performance de Metal", em 1997.

Após o estouro dos shows de promoção de "Ænima", o Tool resolve dar um tempo. Maynard grava a música You Can't Kill The Revolution com o Rage Against The Machine, faz um dueto num show com Tori Amos, cantando Muhammad My Friend e forma o a banda Shandi's Addiction, com Billy Gould (Faith No More), Tom Morello e Brad Wilk (guitarrista e baterista do Rage Against the Machine) para participar do disco tributo à banda Kiss gravando a música Calling Dr. Love. A Volcano Entertainment, gravadora do Tool, processou a banda por ter violado cláusulas do contrato, alegando que o grupo estaria participando de projetos em outros selos, e assim procurando novas propostas de contrato. A banda travou uma batalha com gravadora, e alegava que a mesma estaria negligenciando uma cláusula que constava no acordo original. A briga durou mais de um ano, até que no final ambas as partes resolveram fazer um novo acordo, evitando medidas judiciais. O Tool renovou o seu contrato, incluindo a gravação de mais três álbuns.

Brigas, projetos, A Perfect Circle e Lateralus (1998-2005).

Em 1998, após as batalhas judiciais, os integrantes envolveram-se em vários trabalhos paralelos com bandas amigas: Adam Jones toca em alguns shows com a banda Melvins e monta uma banda experimental com King Buzzo, chamada Noiseland Arcade. Maynard começa a ter mais contato com outros músicos, organizando o projeto Tapeworm, com Trent Reznor e Danny Lohner, ambos do Nine Inch Nails. Nesta época, tocam e compõem sem compromisso, e não há nenhum registro comprovado de gravações do projeto.

Mais tarde, Maynard restabelece contato com Billy Howerdel, técnico de som das sessões de Ænima. Howerdel mostra suas composições e Maynard se oferece para participar do projeto que ele estava montando com a baixista Paz Lenchantin. Está formada a banda A Perfect Circle, que acabaria se tornando a ocupação de Maynard durante um bom tempo.

Com o Tool paralisado por conta de problemas contratuais, Maynard pode se dedicar completamente ao A Perfect Circle. Formado por Maynard, Billy Howerdel, Troy Van Leeuwen, Paz Lenchantin e Josh Freese, o grupo começa a tocar em shows beneficentes e abre a turnê de 2000 do Nine Inch Nails.

Tentando enganar seus fãs, Maynard passa a usar uma peruca. Mas ele logo é descoberto, por causa da grande atenção que o A Perfect Circle acaba despertando com o álbum Mer De Noms.

Quando o A Perfect Circle deu um tempo, o Tool imediatamente voltou às atividades. Para acabar com os boatos de que a banda havia acabado, eles lançam, em 2000, o box Salival, que se trata de um DVD com os cinco clipes da banda e um CD com faixas ao vivo e raridades. Dentre elas, versões de No Quarter, do Led Zeppellin, You Lied (cover da banda Peach, de Justin Chancellor), a faixa escondida Maynard's Dick e Pushit, em versão ao vivo mais longa que a original onde o professor de percussão de Danny Carey, Aloke Dutta, dá uma canja. A embalagem é uma pequena caixa negra com um livreto (no mesmo estilo do álbum do show P.U.L.S.E. do Pink Floyd) com fotos de shows e cenas dos vídeos.

A banda demite o empresário Ted Gardner, que também ameaça processar a banda, alegando atraso dos honorários. Nenhuma notícia sobre o ocorrido vaza para a imprensa. Após cinco anos desde o lançamento de Ænima, Lateralus é lançado, send ele o álbum mais bem-sucedido do Tool, tendo atingindo a posição 1 na parada de maiores vendas de discos dos Estados Unidos, a Billboard 200.O grande apelo do álbum é o clipe futurista de Schism, com a música "Mantra" como introdução. A banda está agora revigorada, com Adam Jones mais refinado, mostrando mais técnica em seus riffs e Danny Carey se consagrando como um dos melhores bateristas do mundo, entrando em várias listas. Faixas como Reflection e The Patient trazem a brilhante voz de Maynard em , contrastando com as belicosas The Grudge e Ticks And Leeches (faixa que a banda evita apresentar ao vivo, devido o esforço vocal de Maynard). Neste álbum, a banda pode ter assimilado influências do Hinduísmo, filosófica e musicalmente. A banda ganha mais um Grammy, desta vez com a música Schism.

O Tool lança ainda os clipes de Parabol e Parabola - em sequência, como no álbum - resultando num enorme vídeo, que acaba dificultando a veiculação do mesmo pela mídia e pela MTV, que apesar disso passou bastante o clipe no ano seguinte. Terminada a turnê de Lateralus em 2002, Maynard volta a se reunir com o A Perfect Circle e planeja o lançamento do segundo álbum do grupo, Thirteenth Step. Danny Carey se dedica a estudar percussão com seu professor Aloke Dutta e a gravar com o Pygmy Love Circus, enquanto Adam segue sua carreira com efeitos especiais e escreve material novo para o Tool com Justin Chancellor.

Lateralus, foi o álbum mais bem sucedido da banda na critica, entrando para a lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

10,000 Days e Fear Inoculum(2006-presente).
 
Detalhes sobre o próximo álbum começaram a surgir, como a influência das bandas Fantômas e Meshuggah, com quem fizeram turnê. Em uma entrevista ao canal MTV, o baterista Danny Carey disse que o novo álbum seria mais "pesado e intenso" que o anterior, Lateralus. Especulações sobre o título do novo álbum foram feitas, porém foram descartadas quando a banda anunciou que o título será 10,000 Days. Ainda assim, algumas especulações continuaram, alegando que 10,000 Days era apenas um álbum para enganar o público. Os rumores acabaram quando uma cópia do álbum foi vazada na internet uma semana antes de seu lançamento oficial.

O primeiro single, "Vicarious", chegou ao segundo lugar da tabela Alternative Songs.10,000 Days vendeu por volta de 564,000 unidades na primeira semana nos Estados Unidos, e também chegou ao primeiro lugar na Billboard 200. Contudo, o álbum foi menos bem recebido pela crítica em comparação com o anterior, Lateralus.

Ainda em 2006, o Tool fez turnês para promover o álbum, junto com as bandas Isis e Mastodon. Em 15 de junho de 2007, a banda apareceu como atração principal no Bonnaroo Music Festival, com participação especial do guitarrista Tom Morello, da banda Rage Against the Machine, na performance da canção "Lateralus". A faixa "Vicarious" foi nomeada para o "Best Hard Rock Performance" do Grammy Awards.Em 2008, a faixa "The Pot" foi nomeada para a mesma categoria. O álbum venceu o "Best Recording Package".

Em maio de 2007, o baixista Justin Chancellor declarou que a banda provavelmente iria continuar a turnê até o começo de 2008, e que, depois disso, tirariam uma folga.

Até uma ideia de um filme "surreal" sobre a banda foi cogitada pelos membros, porém, a ideia foi abandonada, com o guitarrista Adam Jones declarando que a ideia era "apenas conversa agora".

Em 18 de julho de 2009, o Tool começou sua "turnê de verão", com seu primeiro show no Mile High Music Festival, em Commerce City, Colorado. A banda também fez uma apresentação no Lollapalooza em 8 de agosto em Chicago, e sua turnê terminou no Epicenter Festival, em Pomona, Califórnia, no dia 22 de agosto.Em janeiro e fevereiro de 2012, a banda fez sua "turnê de inverno" nos Estados Unidos e no Canadá. Ainda no mesmo ano, no dia 23 de junho, eles fizeram uma apresentação no Rivers Edge Festival, em Saint Paul, Minnesota. Em 12 de maio de 2013, a banda se apresentou no Ozzfest do Japão. Enquanto isso, Keenan fez turnês com sua banda Puscifer, que ele descreve como ideias musicais que ele não conseguiu explorar com o Tool ou com A Perfect Circle.

Ainda em 2013, Carey disse a uma rádio da Nova Zelândia que o novo álbum poderia ser lançado em algum momento do ano, apesar de Keenan ter dito a uma rádio do Chile que o álbum não viria em 2013. Mais tarde, Carey disse que seria mais provável que o álbum fosse lançado no começo de 2014. Em 6 de março de 2014, Jones disse que o álbum estava completo e que deveria ser lançado no mesmo ano. No dia seguinte, a banda desmentiu a declaração de Jones, dizendo que sua "piada de improviso foi tirada de contexto".

Em 15 de julho de 2014, Carey e Jones disseram à revista Rolling Stone que o principal motivo para o atraso do quinto álbum é um processo em andamento. Carey disse que uma faixa de quase 10 minutos ainda sem título já está pronta, e Jones a descreveu como "muito bem feita".

Em fevereiro de 2015, Jones postou um curta-metragem em sua página no Facebook, em que o baterista do Motörhead, Mikkey Dee, entra em um estúdio onde ambas as bandas estão trabalhando e pergunta a Jones o que ele está fazendo. Jones então responde que o Tool está trabalhando em "algumas músicas". Em março do mesmo ano, ele declarou que a banda ganhou o processo e que eles estão "mais inspirados" para criar do que antes.

Em janeiro de 2016, eles fizeram uma turnê nos Estados Unidos.

Em 2017, foi relatado que Keenan tinha começado a gravar os vocais para o próximo álbum, e mais tarde foi dito que o álbum não seria lançado em 2017. Em março, a banda anunciou uma turnê na América do Norte. Em junho, Chancellor disse que o álbum estava "por volta de 90%", enquanto Carey disse em dezembro que o álbum "definitivamente" seria lançado em 2018.

Em fevereiro de 2018, Jones revelou que Keenan estava trabalhando nas letras do álbum, e que a banda iria começar a gravar em março. Em junho, durante seu discurso de aceitação do prêmio "Icon Award" no Metal Hammer Golden Gods Awards, Keenan disse: "Muito trabalho está sendo feito, muito trabalho já foi feito. Vou deixar registrado agora dizendo que vocês verão músicas novas no ano que vem". Em setembro do mesmo ano, Keenan anunciou em seu Twitter que a produção do novo álbum estava progredindo. Em janeiro de 2019, Keenan disse que havia terminado a gravação de seus vocais para o álbum "há meses". Enquanto isso, Carey disse que o objetivo é lançar o álbum em meados de abril, e, mais tarde, Keenan disse que o álbum provavelmente será lançado entre maio e julho. Em 5 de maio de 2019, a banda estreou duas novas músicas chamadas "Descending" e "Invincible" no festival Welcome to Rockville, em Jacksonville, Flórida. Dois dias depois, a banda confirmou que o álbum será lançado no dia 30 de agosto de 2019. Em 29 de julho, Keenan disse oficialmente que o nome do novo álbum será Fear Inoculum. Em 2 de agosto, a discografia da banda foi disponibilizada nas plataformas digitais de streaming. Em 7 de agosto, a faixa-título do álbum foi lançada como single, a primeira música inédita da banda em 13 anos. O álbum Fear Inoculum foi lançado oficialmente em 30 de agosto.  Texto: Wikipédia. Site Oficial.

Integrantes (Wikipédia).



Bitrate: 192Kbps.
 
Álbuns.

Undertow (1993)
01. Intolerance (4:55)
02. Prison Sex (4:56)
03. Sober (5:07)
04. Bottom (7:15)
05. Crawl Away (5:30)
06. Swamp Song (5:32)
07. Undertow (5:22)
08. 4° (6:03)
09. Flood (8:46)
10. Disgustipated (15:47)
 
Link.

Ænima (1996)
01. Stinkfist (5:11)
02. Eulogy (8:29)
03. H. (6:07)
04. Useful Idiot (0:39)
05. Forty Six & 2 (6:04)
06. Message to Harry Manback (1:53)
07. Hooker With a Penis (4:34)
08. Intermission (0:56)
09. jimmy (5:24)
10. Die Eier von Satan (2:17)
11. Pushit (9:56)
12. Cesaro Summability (1:26)
13. .nema (6:40)
14. (-) Ions (4:00)
15. Third Eye (13:47)

Link.

Salival (Coletânea 2000)
01. Third Eye (Live) (14:05)
02. Part Of Me (Live) (3:32)
03. Pushit (Live) (13:57)
04. Message To Harry Manback II (1:14)
05. You Lied (Live) (9:17)
06. Merkaba (Live) (9:49)
07. No Quarter (11:12)
08. LAMC (10:54)

Link.

Lateralus (2001)
01. The Grudge (8:36)
02. Eon Blue Apocalypse (1:05)
03. The Patient (7:14)
04. Mantra (1:13)
05. Schism (6:48)
06. Parabol (3:04)
07. Parabola (6:04)
08. Ticks & Leeches (8:10)
09. Lateralus (9:24)
10. Disposition (4:46)
11. Reflection (11:08)
12. Triad (8:47)
13. Faaip De Oiad (2:39)

Link.


The Best Songs (Coletânea 2002)
CD 1.


01. No Quarter (11:06)
02. Sober (5:07)
03. Swamp Song (5:34)
04. Undertow (5:22)
05. Stinkfist (5:11)
06. Forty sik & 2 (6:04)
07. 4w (6:05)
08. Disposition (4:47)
09. Jimmy (5:23)
10. Parabola (5:57)
11. Pushit (9:55)
12. The Patient (7:09)

CD 2.

01. Die Eier Von Satan (2:17)
02. Aenima (6:42)
03. Prison Sex (4:50)
04. The Crudce (8:27)
05. Parabol (3:05)
06. Message To Harry Manback (1:55)
07. H (6:07)
08. Lateralus (9:24)
09. Crawl Away (5:11)
10. Eulogy (8:28)
11. Intolerance (4:56)
12. Part Of Me (3:32)
13. Schism (6:44)
14. Ticks & Leeches (8:05)

Link.

10,000 Days (2006)
01. Vicarious (7:07)
02. Jambi (7:29)
03. Wings for Marie, Part 1 (6:11)
04. 10,000 Days (Wings, Part 2) (11:14)
05. The Pot (6:22)
06. Lipan Conjuring (1:11)
07. Lost Keys (Blame Hofmann) (3:46)
08. Rosetta Stoned (11:11)
09. Intension (7:21)
10. Right in Two (8:56)
11. Viginti Tres (5:03)

Link.

Fear Inoculum (2019)
01. Fear Inoculum (10:20)
02. Pneuma (11:53)
03. Litanie Contre La Peur (2:14)
04. Invincible (12:44)
05. Legion Inoculant (3:10)
06. Descending (13:38)
07. Culling Voices (10:05)
08. Chocolate Chip Trip (4:48)
09. 7empest (15:44)
10. Mockingbeat (2:06)

Link.

Demo, Singles, EP’S & Promos.

Link no final da página.


Tool (Demo 1991)
01. Cold and Ugly (3:48)
02. Hush (2:38)
03. Part Of Me (2:58)
04. Crawl Away (4:47)
05. Sober (4:31)
06. Jerk-Off (3:58)

Opiate (EP 1992)
01. Sweat (3:46)
02. Hush (2:48)
03. Part of Me (3:17)
04. Cold and Ugly (Live) (4:09)
05. Jerk-Off (Live) (4:25)
06. Opiate / The Gaping Lotus Experience (8:29)

Prison Sex (Single 1993)
01. Prison Sex (LP Version) (4:59)
02. Undertow (Live) (5:35)
03. Opiate (Live) (6:06)
04. Prison Sex (Edit) (4:56)

Sober: Tales From The Dark Side (Single 1994)
01. Sober (Album Version) (5:08)
Live Bonus Tracks.
02. Undertow (5:36)
03. Sober (5:08)
04. Opiate (6:28)
05. Flood (3:40)
06. Prison Sex (4:51)
07. Jerk-Off (4:18)
08. Prison Sex (5:02)
09. Bottom (6:20)

Parabola (Promo & Single 2002)
Promo.

01. Parabola (Radio Edit) (6:09)
02. Parabol (Album Version) (3:05)
03. Parabola (Album Version) (6:03)

Single.
01. Parabola (Single) (10:09)
02. Parabola (Commentary With Jello Biafra) (10:09)
03. Parabola (Unreleased Audio Mix by Lustmord) (11:36)

Schism (Single 2005)
01. Schism (Single) (7:27)
02. Schism + Dual Commentary (David Yow From Jesus Lizard) (7:26)
03. Schism (Unreleased Audio Mix by Lustmord) (20:15)
 
 
 
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