Quando o suíço Patrick Moraz assumiu os teclados do Yes no lugar
de Rick Wakeman, em 1974, muitos foram os fãs que torceram o nariz. Afinal,
Wakeman havia se tornado um símbolo da mudança no som do Yes (assim como o
guitarrista Steve Howe), e sua performance no palco era inigualável entre os
tecladistas da época. Porém, Moraz superou as expectativas, fazendo um belíssimo
trabalho no álbum Relayer, e apesar do desentrosamento e dificuldade em tocar as
canções que haviam sido compostas com Rick Wakeman nos teclados, fez toda a
turnê de divulgação do álbum, com algumas falhas que desagradaram principalmente
ao vocalista Jon Anderson.
Durante as férias do grupo, onde os cinco membros dedicaram-se à álbuns solos, como estamos vendo esse mês aqui no Maravilhas do Mundo Prog, Moraz veio para o Brasil. Encantado pelo som de nosso país, começou a planejar um álbum que destacasse a musicalidade brasileira, misturado com o progressivo que alavancou seu nome para o mundo. Porém, a carreira musical de Moraz influenciou bastante na gravação de seu álbum solo.
Moraz e sua paixão pela percussão quando menino.
Nascido em 24 de junho de 1948, desde pequeno, Moraz teve contato com a música clássica, aprendendo piano e também violino antes de completar 10 anos, desenvolvendo o lado dos teclados graças a diversas aulas com Clara Haskil, uma grande concertista romana que vivia na mesma casa dos pais de Moraz. Clara era a principal intérprete do mundo de canções de compositores como Mozart, Bach, Beethoven e Shubert, tornando-se referência musical para Moraz.
Aos 16 anos, Moraz recebeu o prêmio de melhor instrumentista solo, mostrando seus dotes agora em um novo estilo, o jazz. Esse prêmio foi recebido durante o Zurich Jazz Festival, onde o tecladista aprendeu diversas técnicas no estilo, que o levaram dois anos depois a ser convidado por nada mais nada menos do que o saxofonista John Coltrane para abrir seus shows em uma excursão europeia. Com Coltrane, Moraz passou a ter contato com canções de países diferentes, como Índia, África e o Oriente Médio, apaixonando-se por essas novas sonoridades, que frequentemente o levaram a viajar para esses países, até que em 1968, o tecladista decidiu tornar-se um músico profissional, estudando no Geneva’s Studio de Musique Contemporaine, com professores como Stockhausen e Pierre Boulez.
Mainhorse: Bryson Graham, Patrick Moraz, Peter Lockett e Jean
Ristori.
Pouco tempo depois, Moraz integrava o grupo Mainhorse, com quem lançou apenas um disco, o hoje cobiçado Mainhorse (1971). Em 1972, o Mainhorse acabou, mas Moraz e seu colega de Mainhorse, Jean Ristori, ingressaram em uma longa turnê pelo Japão e Ásia Oriental, ao lado de uma companhia brasileira de balé. Foi o contato com essa companhia que levou Moraz a se encantar pelos sons brasileiros, como o samba, o chorinho e o baião.
O ótimo Refugee.
No ano seguinte, Moraz chegava em Londres, onde passou a integrar o grupo Refugee, ao lado de Lee Jackson e Brian Davison, ambos ex-membros do fantástico grupo The Nice, de onde saiu Keith Emerson. O grupo fez uma brilhante turnê pela europa, lançando o aclamado Refugee (1974), fazendo com que o pessoal do Yes coloca-se o nome de Moraz na lista dos possíveis substitutos de Wakeman. Como a primeira opção (o tecladista grego Vangelis) não topou, Moraz ingressou no Yes, e o resto da história é o início dessa matéria.
Como podemos perceber, as influências na cabeça de Moraz foram diversas, desde a música clássica até o baião. Além disso, durante a extensa turnê de divulgação de Relayer, Moraz e Anderson passaram diante de uma gigantesca torre em uma cidade na Inglaterra, e começaram a vislumbrar como seria a vida no interior daquela torre, criando diversas teorias, as quais levaram Anderson a intimar Moraz para construir um álbum falando sobre a tal torre.
Moraz e sua paixão pela percussão (já adulto).
E foi isto que Moraz fez, no belo álbum Story of i, onde o “i” não refere-se a palavra “eu” (tradução de I do inglês para o português), mas sim é um símbolo do formato da Torre, algo como um triângulo deformado com uma esfera em seu topo, chamado por Moraz de Estrela da Paz. Nesse álbum, Moraz coloca para fora uma bela e envolvente história de amor, a qual ocorre no interior da Torre i. Essa Torre está construída no interior de uma densa floresta, e nela, pessoas de todo o mundo servem como cobaias, sofrendo experiências com seus desejos e fantasias mais ardentes, selvagens e perigosos. As relações entre os seres humanos dentro da Torre é uma verdadeira orgia, e a única regra é que nenhuma das pessoas apaixone-se por algum colega.
Porém, duas pessoas acabam apaixonando-se, e decidem sair da Torre para viver suas vidas de luxúria sem ter que dividir seus corpos com outras pessoas, apenas entre eles. Assim, começa uma longa batalha entre o casal contra a prisão que é a Torre, dividida em 14 canções, escritas por Moraz em colaboração com o vocalista John McBurnie.
Contando com a participação de McBurnie, Vivienne McAuliffe (vocais), Ray Gomez (guitarras), Auguste DeAnthony (guitarras), além dos monstros do jazz Jeff Berlin (baixo), Alphonse Mouzon (bateria) e Andy Newmark (bateria), e de um grupo de dezesseis percussionistas do Rio de Janeiro, Story of i envolve o ouvinte com canções intercaladas e cheias de ritmo, as quais são destacadas, junto com a história da Torre, em um belo livreto-encarte que acompanha a versão original do LP.
O lado A de Story of i (faixa 1 a faixa sete) conta como funciona a Torre, enquanto o lado B traz a fuga do casal de dentro da mesma. As pequenas canções vão intercalando-se umas com as outras, em um ritmo frenético, com destaque para canções como “Warmer Hands”, com um belo arranjo vocal, “Cachaça (baião)”, destacando instrumentos como agogô, afoxé e cuíca, “Intermezzo”, uma belíssima peça clássica no moog, “Descent”, uma peça no moog que apresenta parte do solo que Moraz fazia durante sua apresentação individual nos shows do Yes, repleta de virtuosismo, “Impressions (The Dream)”, que resgata o tema de “Descent”, porém ao piano, além de destacar o lado jazzístico de Moraz, a bela balada sessentista “Like a Child is Disguise” e a complexa “Rise and Fall”.
Mas nenhuma das canções é tão bela e encantadora quanto “Indoors”. O longo acorde de moog logo na introdução é seguido pela levada de Mouzon, característica de seus tempos ao lado do grupo The Eleventh House, com Berlin fazendo a marcação no baixo e com DeAnthony fazendo um dedilhado na guitarra. O ritmo da canção lembra muito Mahavishnu Orchestra, e o destaque inicial é para o solo de moog feito por Moraz. Gomez então passa a solar, na guitarra, e assim, começa uma longa batalha entre moog e guitarra, um instrumento com mais virtuosismo que o outro, repetindo-se durante quatro vezes, com Mouzon e Berlin sendo uma cozinha fantástica de ritmo, precisão e técnica, onde Mouzon estraçalha os pratos, a caixa e os bumbos, enquanto Berlin vai fazendo a sombria marcação, acompanhado pelo dedilhado de DeAnthony.
A sequência do duelo entre moog e guitarra encerra em um agitado jazz-rock, com Moraz solando no sintetizador, trazendo a voz de Vivienne cantando a pequena letra da canção, para Moraz solar no moog (no mesmo timbre do solo da clássica “Sound Chaser” de Relayer). Vivienne retorna com a letra e Moraz passa a solar com dois moogs diferentes, fazendo duelos com o baixo em escalas intrincadas e muito velozes, enquanto Mouzon acompanha a loucura do jazz-fusion progressivo de Moraz com uma técnica fantástica.
Por fim, longos acordes de sintetizador encerram a canção, levando para a balada “Best Years of Your Lives”, que dá ao ouvinte a oportunidade de recuperar o fôlego depois da agitada sessão de pouco mais de três intensos minutos de “Indoors”, auxiliado pelo final do Lado A do LP.
The Story of i foi eleito o melhor disco de teclados do ano de 1976, mesmo ano de seu lançamento, enquanto Moraz foi eleito o mais novo talento da música naquele ano, principalmente pelo trabalho em Story of i. Porém, Wakeman voltou para o Yes, e Moraz seguiu carreira solo, lançando o bom Out in the Sun (1977), repleto de sonoridades brasileiras. Nesse ano, Moraz muda-se para o Brasil, onde formou um grupo de percussionistas e também foi membro do grupo Vímana, ao lado de Lulu Santos, Ritchie e Lobão, chegando inclusive a gravar algumas canções, e deixando muita raiva e desentendimentos, principalmente por parte de Lulu Santos, como ele explica nesse vídeo, onde chama o tecladista de “Marick Pra Trás”.
Além de participar de outra maravilha prog composta por um membro do Yes (“Begginings“, de Steve Howe), Moraz foi capaz de construir uma bonita ópera-rock progressiva, com “Indoors” sendo o orgasmo da orgia proporcionada no interior da Torre i.
Em 1978, ingressou na nova geração do Moody Blues, onde permaneceu por um bom tempo, gravando sete álbuns e fazendo com que o grupo chegasse ao número 1 em vendas nos Estados Unidos. Além disso, gravou com Bill Bruford dois álbuns para bateria e piano, além de também registrar com o flautista romeno Simion Syrinx Stanciu dois bons álbuns de New Age, mantendo também seu grupo de instrumentistas brasileiros na ativa, além de tocar em festivais de jazz ao lado de nomes como George Duke, Stan Getz e Chick Corea, mantendo também sua carreira solo e sendo um dos músicos mais respeitados e admirados tanto pelos fãs quanto pelos seus ex-colegas de Yes, Moody Blues e jazz em geral. Texto: Mairon Machado (Consultoria do Rock).
02. Warmer Hands (3:31)
03. The Storm (0:52)
04. Cachaca (Baiao) (4:02)
05. Intermezzo (2:58)
06. Indoors (3:38)
07. Best Years Of Our Lives (4:04)
08. Descent (1:43)
09. Incantation (Procession) (1:51)
10. Dancing Now (4:36)
11. Impressions (The Dream) (2:50)
12. Like A Child Is Disguise (4:05)
13. Rise And Fall (5:34)
14. Symphony In The Space (2:58)
03. The Storm (0:52)
04. Cachaca (Baiao) (4:02)
05. Intermezzo (2:58)
06. Indoors (3:38)
07. Best Years Of Our Lives (4:04)
08. Descent (1:43)
09. Incantation (Procession) (1:51)
10. Dancing Now (4:36)
11. Impressions (The Dream) (2:50)
12. Like A Child Is Disguise (4:05)
13. Rise And Fall (5:34)
14. Symphony In The Space (2:58)
02. Rana Batucada (5:34)
03. Nervous Breakdown (3:23)
04. Silver Screen (4:33)
05. Tentacles (3:33)
06. Kabala (4:58)
07. Love-Hate-Sun-Rain-You (4:52)
08. Time For A Change (9:10)
09. Batucada XXX (5:09)
03. Nervous Breakdown (3:23)
04. Silver Screen (4:33)
05. Tentacles (3:33)
06. Kabala (4:58)
07. Love-Hate-Sun-Rain-You (4:52)
08. Time For A Change (9:10)
09. Batucada XXX (5:09)
02. Temples of Joy
(6:16)
03. Conflict, The (9:25)
04. Primitivisation (5:26)
05. Keep the Children Alive (3:31)
06. Intentions (3:58)
07. Realization (4:27)
08. Museeka Magika (9:19)
03. Conflict, The (9:25)
04. Primitivisation (5:26)
05. Keep the Children Alive (3:31)
06. Intentions (3:58)
07. Realization (4:27)
08. Museeka Magika (9:19)
02. Black Silk
(Piano Solo-Part 2) (5:56)
03. Eastern Sundays (Part 1) (4:40)
04. Eastern Sundays (Part 2) (4:08)
05. Metamorphoses Movement 1 (5:28)
06. Metamorphoses Movement 2 (4:59)
07. Metamorphoses Movement 3 (7:30)
08. Paris In A bottle (4:07)
03. Eastern Sundays (Part 1) (4:40)
04. Eastern Sundays (Part 2) (4:08)
05. Metamorphoses Movement 1 (5:28)
06. Metamorphoses Movement 2 (4:59)
07. Metamorphoses Movement 3 (7:30)
08. Paris In A bottle (4:07)
02. Boonoonoonoos (4:13)
03. Soundrise (4:40)
04. Adagio For A Hostage (4:11)
05. Freedom To... (2:56)
06. Black Gold (4:02)
07. Moments Of Love (4:17)
08. Chain Reaction (6:02)
09. Peace On The Hills (4:29)
Bonus Tracks.
10. Boonoonoonoos Remix (4:18)
11. Working Jam With PM And Syrinx (4:17)
03. Soundrise (4:40)
04. Adagio For A Hostage (4:11)
05. Freedom To... (2:56)
06. Black Gold (4:02)
07. Moments Of Love (4:17)
08. Chain Reaction (6:02)
09. Peace On The Hills (4:29)
Bonus Tracks.
10. Boonoonoonoos Remix (4:18)
11. Working Jam With PM And Syrinx (4:17)
02. Living Space (4:01)
03. Any Suggestions (5:47)
04. Eastern Sundays (6:54)
05. Blue Brains (4:58)
06. Symmetry (3:51)
07. Galantea (5:30)
08. Hazy (6:32)
09. Blue Brains (4:49)
10. Flags (4:22)
11. Hazy (10:38)
03. Any Suggestions (5:47)
04. Eastern Sundays (6:54)
05. Blue Brains (4:58)
06. Symmetry (3:51)
07. Galantea (5:30)
08. Hazy (6:32)
09. Blue Brains (4:49)
10. Flags (4:22)
11. Hazy (10:38)
02. I Want U (4:02)
03. Beyond The Pleasure (3:49)
04. Life In The Underworld (4:17)
05. Overload (3:33)
06. Elastic Freedom (In Search Of) (4:18)
07. Black Brains Of Positronic Africa (Instrumental) (5:05)
08. Shakin' With A Passion (4:06)
09. You Are The Vision Of My Dream (5:07)
10. No Sleep Tonight (Remix) (5:06)
11. Black Brains Of Positronic Africa (Remix) (6:00)
03. Beyond The Pleasure (3:49)
04. Life In The Underworld (4:17)
05. Overload (3:33)
06. Elastic Freedom (In Search Of) (4:18)
07. Black Brains Of Positronic Africa (Instrumental) (5:05)
08. Shakin' With A Passion (4:06)
09. You Are The Vision Of My Dream (5:07)
10. No Sleep Tonight (Remix) (5:06)
11. Black Brains Of Positronic Africa (Remix) (6:00)
02. Split Seconds (4:42)
03. Karu (3:47)
04. Impromtu, Too! (3:37)
05. Flags (4:30)
06. Machine Programmed by Genes (5:17)
07. The Drum Also Waltzes (2:55)
08. Infra Dig (3:15)
09. A Way With Words (1:36)
10. Everything You Heard is True (6:17)
03. Karu (3:47)
04. Impromtu, Too! (3:37)
05. Flags (4:30)
06. Machine Programmed by Genes (5:17)
07. The Drum Also Waltzes (2:55)
08. Infra Dig (3:15)
09. A Way With Words (1:36)
10. Everything You Heard is True (6:17)
02.
Eastern Sundays (8:50)
03. Metamorphoses, Mvts II & III (11:42)
04. Search (4:50)
05. Heroic Fantasy (6:57)
06. Video Games (How Basic Can You Get?) (4:07)
07. Satellite (6:41)
08. Navigators (7:23)
09. Flippers (4:18)
10. Pilot's Games (6:55)
11. Chess (6:16)
03. Metamorphoses, Mvts II & III (11:42)
04. Search (4:50)
05. Heroic Fantasy (6:57)
06. Video Games (How Basic Can You Get?) (4:07)
07. Satellite (6:41)
08. Navigators (7:23)
09. Flippers (4:18)
10. Pilot's Games (6:55)
11. Chess (6:16)
02. Beyond Binary (4:32)
03. Cin-A-Mah (5:51)
04. Stormtroops on Loops (1:15)
05. Modular Symphony (1st Movement) (3:07)
06. Go to Ophioplomel (4:06)
07. Kyushu (11:04)
08. Stressless (6:09)
09. Hyperwaves (6:09)
Bonus Tracks.
10. Go to Ophioplomel - Intro (4:49)
11. Stressless (8:28)
03. Cin-A-Mah (5:51)
04. Stormtroops on Loops (1:15)
05. Modular Symphony (1st Movement) (3:07)
06. Go to Ophioplomel (4:06)
07. Kyushu (11:04)
08. Stressless (6:09)
09. Hyperwaves (6:09)
Bonus Tracks.
10. Go to Ophioplomel - Intro (4:49)
11. Stressless (8:28)
02. Soul Eternal
(5:20)
03. Initiation: Soulstice (4:08)
04. Lost Way (4:12)
05. Kaaru (3:49)
06. Oral Contact: Shout! (0:04)
07. Talisman (6:20)
08. Gaia Tea 'Reflections' (5:44)
09. Festival (5:54)
10. 'Reflections' Too (1:52)
11. The Best Years Of Our Lives (3:49)
12. Isle Of View (4:29)
13. Liberation (5:58)
14. Ascend (1:03)
03. Initiation: Soulstice (4:08)
04. Lost Way (4:12)
05. Kaaru (3:49)
06. Oral Contact: Shout! (0:04)
07. Talisman (6:20)
08. Gaia Tea 'Reflections' (5:44)
09. Festival (5:54)
10. 'Reflections' Too (1:52)
11. The Best Years Of Our Lives (3:49)
12. Isle Of View (4:29)
13. Liberation (5:58)
14. Ascend (1:03)
02. Prelude In C# (Little
Diamond) (3:05)
03. Prelude In C# (3:14)
04. Sonata In C (1st Movement Allegro In C) (3:18)
05. Sonata In C (2nd Movement Andante In G) (5:11)
06. Sonata In C (3rd Movement Allegrettho In C-F-C) (3:32)
07. Prelude In A Min. (Andante Inspired By "Keep The Children Alive") (4:49)
08. Etude In Bb (2:23)
09. Etude In F# (Waterfalls) (2:45)
10. Etude-Fugue In A (Starts In F#) (2:16)
11. Etude In Bb (Dynamic Symmetry) (1:31)
12. Etude In F# (2:28)
13. Etude In F (Chords In 5ths) (2:49)
14. Prelude In G And Bb (3:54)
15. Prelude In Bm (5:57)
16. Grand Sonata In Dm (1st Movement Allegro) (8:57)
03. Prelude In C# (3:14)
04. Sonata In C (1st Movement Allegro In C) (3:18)
05. Sonata In C (2nd Movement Andante In G) (5:11)
06. Sonata In C (3rd Movement Allegrettho In C-F-C) (3:32)
07. Prelude In A Min. (Andante Inspired By "Keep The Children Alive") (4:49)
08. Etude In Bb (2:23)
09. Etude In F# (Waterfalls) (2:45)
10. Etude-Fugue In A (Starts In F#) (2:16)
11. Etude In Bb (Dynamic Symmetry) (1:31)
12. Etude In F# (2:28)
13. Etude In F (Chords In 5ths) (2:49)
14. Prelude In G And Bb (3:54)
15. Prelude In Bm (5:57)
16. Grand Sonata In Dm (1st Movement Allegro) (8:57)
02. Change Of Space (8:19)
03. Sonique Prinz Suite: Movement 1 (2:16)
04. Sonique Prinz Suite: Movement 2 (2:39)
05. Sonique Prinz Suite: Movement 3 (5:25)
06. One Day In June (7:28)
07. Cum Spiritu (4:53)
08. The Power Of Emotion (6:01)
09. Stellar Rivers & Streams Of Lucid Dreams: Movements 1 - 3 (6:37)
10. Stellar Rivers & Streams Of Lucid Dreams: Movement 4 (5:31)
11. Alien Spaces (5:52)
03. Sonique Prinz Suite: Movement 1 (2:16)
04. Sonique Prinz Suite: Movement 2 (2:39)
05. Sonique Prinz Suite: Movement 3 (5:25)
06. One Day In June (7:28)
07. Cum Spiritu (4:53)
08. The Power Of Emotion (6:01)
09. Stellar Rivers & Streams Of Lucid Dreams: Movements 1 - 3 (6:37)
10. Stellar Rivers & Streams Of Lucid Dreams: Movement 4 (5:31)
11. Alien Spaces (5:52)
02. Hazy (9:51)
03. Eastern Sundays (7:32)
04. Cachaca (8:11)
05. Galatea (6:37)
06. The Drum Also Waltzes (3:47)
07. Flags (4:24)
08. Children's Concerto (5:00)
09. Jungles of the World (6:27)
10. Temples of Joy (4:52)
03. Eastern Sundays (7:32)
04. Cachaca (8:11)
05. Galatea (6:37)
06. The Drum Also Waltzes (3:47)
07. Flags (4:24)
08. Children's Concerto (5:00)
09. Jungles of the World (6:27)
10. Temples of Joy (4:52)
02. Strictly Organic (5:20)
03. Canyon Afternoon (4:33)
04. Jazz in the Night (3:53)
05. The Drums Also Solo (4:32)
06. The Real Feel (5:50)
07. Alien Intelligence (5:07)
08. Mumbai Mantra (6:09)
09. Alien Species (5:40)
03. Canyon Afternoon (4:33)
04. Jazz in the Night (3:53)
05. The Drums Also Solo (4:32)
06. The Real Feel (5:50)
07. Alien Intelligence (5:07)
08. Mumbai Mantra (6:09)
09. Alien Species (5:40)
Opção 1.
Opção 2.
Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br
Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.
Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.
Links alheios não serão permitidos.
Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.
Opção 2.
Todos
comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do
seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.
Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br
Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.
Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.
Links alheios não serão permitidos.
Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.