Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

26/08/2023

Semiramis - Dedicato a Frazz (1973)

Banda obscura e pouco conhecida do progressivo italiano, Semiramis lançou um só disco em 1973 para desgraça dos bolhas de plantão e aficionados pelos bons sons. Falo desgraça porque parece não haver mesmo qualquer outro registro do grupo (se alguém souber de outro, me avisa) e os fãs têm que se contentar com as 7 faixas do disco Dedicato a Frazz… material belíssimo e de qualidade excepcional!


Músicos jovens e de raro talento como Michele Zarrillo, guitarrista e vocalista que, apesar de seus 16 anos à época, possuía uma maturidade técnica impressionante para sua idade, impondo riffs calibrados e solos na medida certa. Seu irmão Maurizio Zarrillo é outro que detona, criando sequencias rítmicas cabulosas no piano e sintetizador. Completam o line-up Paolo Faenza (bateria, percussão e vibrafone), Marcello Reddavide (baixo) e Giampiero Artegiani (violões clássico e de 12 cordas e sintetizador), todos moleques na faixa dos 17/18 anos, todos mandando muito bem…

O que se ouve é o equilíbrio entre o peso e a leveza, arranjos dissolvidos em esquartejantes quebras de andamento, encaixes precisos de teclados e violões nas linhas harmônicas e intervenções maneiras de vibrafone nas melodias. Destaques para as faixas “La bottega del rigattiere”, “Luna Park”, “Dietro una porta di carta” e “Frazz”, com passagens rítmicas de tirar o fôlego. Uma dica é escutar o disco várias vezes para se acostumar com a sonoridade e complexidade musicais inerentes à obra.

Destaque também para a arte gráfica de Gordon Faggetter, presente na capa e capa interna, ilustrando personagens sugeridos nas letras. Esse disco fica lado a lado com o grandioso Museo Rosenbach - Zarathustra também lançado em 1973.

Integrantes.

Paolo Faenza (Bateria, Vibrafone)
Marcello Reddovide (Baixo, Sinos)
Gianpiero Artegiani (Sintetizador, Guitarras)
Michele Zarrillo (Guitarras, Vocal)
Maurizio Zarrillo (Teclados)
 
 
01. La Bottega Del Rigattiere (6:01)
02. Luna Park (5:58)
03. Uno Zoo Di Vetro (4:28)
04. Per Un Strada Affolata (5:00)
05. Dietro Una Porta Di Carta (5:42)
06. Frazz (5:05)
07. Clown (4:34)



(320Kbps)

 
 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário