Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

09/02/2024

Roger Waters - Discografia.

George Roger Waters (Surrey, 6 de setembro de 1943) é um músico, cantor e compositor inglês.
 


É um dos fundadores da banda de rock progressivo/rock psicodélico Pink Floyd, na qual atuou como baixista e vocalista. Após a saída de Syd Barrett do grupo, em 1968, Waters se tornou o letrista da banda, o principal compositor e o líder conceitual do grupo. Subsequentemente, a banda conquistaria sucesso internacional nos anos 70 com os álbuns conceituais The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals e The Wall. Ainda que seu instrumento primário no Pink Floyd tenha sido o baixo, ele também já experimentou sintetizadores e tape loops, além de tocar guitarra rítmica e violão em gravações e apresentações. Alegando diferenças criativas com o grupo, Waters deixou o Pink Floyd em 1985, iniciando uma batalha legal com os membros restantes pelo direito futuro de usar o nome e o material do grupo. A disputa encerrou-se em 1987 e levaram quase dezoito anos para que ele tocasse novamente com o Pink Floyd em 2005, no evento Live 8. Estima-se que, até o ano de 2010, o grupo tenha vendido mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo, incluindo 75 milhões vendidos apenas nos Estados Unidos. 

A carreira solo de Waters inclui três álbuns de estúdio: The Pros and Cons of Hitch Hiking (1984), Radio K.A.O.S. (1987) e Amused to Death (1992). Em 1990, Waters produziu um dos maiores concertos de rock da história, The Wall — Live in Berlin, com um público estimado de duzentas mil pessoas. Em 1996, ele foi induzido ao Hall da Fama do Rock and Roll, como membro do Pink Floyd. Waters tem estado em turnê extensivamente desde 1999, tocando The Dark Side of the Moon integralmente em suas turnês mundiais de 2006 a 2008. 

Em 2 de julho de 2005, ele reuniu os seus ex-parceiros de Pink Floyd Nick Mason, Richard Wright e David Gilmour para o Live 8, um concerto de caridade. Foi a primeira aparição do grupo com Waters desde a última performance deles, 24 anos antes. Em 2010, ele iniciou a turnê The Wall Live, que inclui uma performance completa do álbum The Wall. Durante essa turnê, Gilmour e Mason (os únicos remanescentes do Pink Floyd, dada a morte de Richard Wright), mais uma vez, se uniram à Waters, em 12 de maio de 2011, na O2 Arena, em Londres. Tocou, com Gilmour, "Comfortably Numb"; Mason se juntou em "Outside the Wall". 

Waters se casou três vezes, tendo três filhos: Harry (1976), India (1978) e Jack Fletcher (1997). 

Biografia.

Em 6 de Setembro de 1943, George Roger Waters, filho de Mary e Eric Fletcher Waters, nasceu em Surrey. Seu pai prestou vários serviços a Inglaterra nos anos da Segunda Guerra Mundial, onde acabou morto como um dos oficiais enquanto Roger tinha 5 meses. A morte de seu pai na guerra foi alvo de vários trabalhos futuros na carreira de Roger, principalmente em The Final Cut. Posteriormente se mudou com sua mãe e seu irmão para Cambridge. 

Em sua educação em Cambridge conheceu Syd Barrett, com quem futuramente junto de Nick Mason e Richard Wright fundou o Sigma 6, futuramente a banda de rock psicodélico Pink Floyd. Após adulto ergueu grandes críticas negativas ao sistema educacional inglês, principalmente internatos, onde segundo ele os professores oprimiam os alunos e destacavam fraquezas, algo bem detalhado na ópera rock The Wall. 

Tocando na maioria das vezes o contra baixo no Pink Floyd, lançaram seu primeiro álbum: The Piper at the Gates of Dawn. Com temas sugestivos, ficções sobre gnomos, e outros assuntos peculiares, alcançaram um sucesso inicial. 

Após outro dos fundadores, Syd Barrett, ter abandonado o grupo devido a distúrbios psicológicos e psiquiátricos, causados, possivelmente por conta do abuso de drogas, no fim dos anos 60, Waters definiu a direção artística da banda, levando os Pink Floyd para o centro das atenções, produzindo uma série de álbuns que continuam entre os mais aclamados pela crítica e dos mais vendidos de todos os tempos. Essa certa liderança porém sobre o quarteto, sempre de uma forma democrática, pelo menos até o The Wall. 

Após a saída de Syd, no comando de Waters o quarteto de Cambridge formou alguns álbuns que mantiveram a banda nessa fase de transição de características, mas foi alcançar o seu grande auge com o The Dark Side of the Moon, em 1973. Considerado por muitos um dos maiores álbuns da história, e um dos melhores do Pink Floyd (se não o melhor), esse iniciou a sequencia dos 4 álbuns de grande sucesso da banda. Depois dele, Wish You Were Here, Animals e a ópera rock The Wall. As grandes obras da banda inglesa se destacaram principalmente por suas abordagens filosóficas, questionáveis, abordagens metafísicas, existencialistas,críticas principalmente políticas e o modo da raça humana de viver, sendo lideradas por Roger, e quase sempre, pessimistas. Esses temas abordados levaram alguns críticos de décadas passadas usar sr. Sombrio, o homem mais triste do rock, e outros epítetos para descrever Waters,mas dentro do grupo era carismático e sorridente nas gravações.Tinha dias que terminavam a gravação, saia do estúdio e ia assistir seu time jogar o Arsenal.

A relação de Waters com David Gilmour foi-se tornando tensa nos finais dos anos 70, à medida que Waters ia exercendo cada vez mais o controle criativo sobre o grupo, o ego foi tomando conta de si e com isso foi acabando com a amizade entre os membros do Pink Floyd. A última colaboração Waters/Gilmour, The Final Cut de 1983 foi creditada como sendo um trabalho de Waters, com música tocada pelos Pink Floyd (no verso da capa),a relação deles na época era terrível,os 3 gravavam separadamente em estúdios e horários opostos. Waters deixou a banda, e o desacordo sobre a intenção de Gilmour continuar a usar o nome dos Pink Floyd levou-os à barra do tribunal. Waters argumentava que tendo a banda sido criada por ele, Syd Barrett, Nick Mason, e Richard Wright, não havia razão para o grupo continuar a se chamar Pink Floyd, devido ao fato de contar apenas com um dos elementos originais, (Wright havia sido "demitido" da banda por Waters por conta de desentendimentos, antes da gravação de The Final Cut, retornando mais tarde quando a banda já estava sob o controle de Gilmour). Outro dos argumentos de Waters era o fato de ser o autor da maior parte das letras das músicas dos Pink Floyd desde o abandono de Syd Barrett,o que deu mais fúria principalmente a David Gilmour. Mesmo assim, Gilmour ganhou o direito de usar o nome dos Pink Floyd e a maioria das suas músicas, ficando Waters apenas com os direitos do álbum The Wall e de todas as suas músicas. 

O artista Roger Waters foi considerado o 22º melhor baixista do Milênio, numa lista divulgada pela revista Guitar, há poucos anos. 

Carreira Pós-Pink Floyd.

Após sair do Pink Floyd, Waters embarcou numa carreira a solo, editando três álbuns e a trilha sonora de um filme. Em 1984 lançou The Pros and Cons of Hitch Hiking que já estava sendo preparado desde 1978, em 1987 lançou RADIO KAOS e por último o álbum Amused to Death de 1992. Esses três porém não chegaram a se destacar quanto os titânicos da era Pink Floyd, um destaque um pouco maior foi Amused to Death. Fora esses, Waters passou a maior parte dos anos 90 (16 anos de trabalho) a compor uma ópera de três atos chamada Ça Ira cujo lançamento ocorreu em 27 de setembro de 2005. A obra tratava-se de representar a Revolução Francesa de uma forma musical,sendo apresentada em Maio de 2013 no teatro municipal de São Paulo. 

Após a destruição do Muro de Berlim em 1989, Waters produziu em 21 de Julho de 1990 em Berlim um grande concerto de “The Wall” com fins de solidariedade e para comemorar o fim da divisão entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. O concerto teve lugar na Potsdamer Platz um local que fazia parte da terra de ninguém do Muro de Berlim, foi considerado o maior concerto de rock e teve vários artistas convidados como :Bryan Adams, The Scorpions e Van Morrison,Cindy Lauper,Ute Lemper,Joni Mitchell entre outros. 

Depois de um longo hiato, Waters voltou à estrada outra vez em 1999, tocando as suas músicas mais conhecidas do tempo do Pink Floyd juntamente com material da sua carreira a solo e uma música nova chamada Each Small Candle, tendo conseguido grande audiência. Um dos shows da tour de 2000 foi gravado no DVD IN THE FLESH filmado em Portland, Oregon, Estados Unidos. Em 2002 a tour continuou e em março passou pelo Brasil,tocando nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Neste ano Roger apresentou mais uma nova composição chamada Flickering Flame. 

Roger Waters só voltou aos palcos em 2007/2008 com uma grande tour mundial que recebeu o nome de The Darh Side Of The Moon passando pelo Brasil com duas datas em março de 2007 no Rio de Janeiro e São Paulo. 

Em Setembro de 2004 Waters publicou duas novas faixas: "To kill the child" e "Leaving Beirut" apenas para a internet; um CD single foi lançado apenas no Japão. Ambas as faixas são inspiradas na invasão do Iraque pela Inglaterra e Estados Unidos em 2003. A sua mensagem era clara em versos como: "Oh George! Oh George! That Texas education must have fucked you up when you were very small" (Leaving Beirut). 

O pai de Waters, Eric Fletcher Waters, soldado dos Royal Fusiliers do Regimento de Londres, perdeu a vida na 2ª Guerra Mundial na campanha de Anzio (que é descrita em “When the tigers broke free”). Esta perda é inspiração para não só este album solo mas para muitos dos outros trabalhos de Waters apresentando uma crítica negativa as guerras,na maioria dos pensamentos líricos de Waters ele descreve que a guerra afasta as pessoas,demonstrando poder desnecessário entre as nações. Waters foi um dos personagens firmes na Guerra das Malvinas,dando razão a Argentina contra seu pais a Inglaterra.

Em 2011, iniciou mais uma turnê mundial, chamada The Wall, um grande show elaborado que passou por diversos países, e prosseguirá em 2012, inclusive tendo shows no Brasil. 

Roger Waters é defensor da causa palestina. Em 2012, ele regravou a canção "We Shall Overcome", para protestar contra o bloqueio à Gaza. No mesmo ano, Waters fez um grafite no muro em que Israel segrega o Estado Palestino com os dizeres: "We don't need no thought control" (Não precisamos de controle mental). 

Roger Waters no Brasil.

Em 2002 Roger Waters passou no Brasil na sua tour "In The Flesh?", fazendo quatro apresentações, uma no Rio de Janeiro, no Sambódromo no dia 9 de Março ; fez uma em Porto Alegre no Estádio Olímpico no dia 12 de março; e por fim fez duas apresentações em São Paulo no Estádio do Pacaembu no dias 14 e 15 de março. 

No ano de 2007 Roger Waters fez shows da "tour" "The Dark Side Of The Moon" fazendo apenas 2 apresentações, uma no Rio de Janeiro, no Praça da apoteose no 23 de Março e outra apresentação em São Paulo no Estádio do Morumbi no dia 24 de Março. 

Em Abril de 2008, Roger Waters voltou ao Brasil para apresentar sua ópera Ça-Ira, baseada na Revolução Francesa. Com atores brasileiros e tocada pela orquestra Amazonas Filarmônica, ela foi representada no Teatro Amazonas na abertura do XII Festival Amazonas de Ópera, em Manaus e supervisionada, durante toda a sua montagem, por Roger. 

Em 2011, durante a sua turnê The Wall Live, ele mudou a letra da música Another Brick in the Wall em homenagem ao brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado em Londres por ter sido confundido com um terrorista. O nome não-oficial dessa versão é "Another Brick in the Wall Part. 2 Reprise". 

Em Abril de 2012, retornou ao Brasil para shows em Porto Alegre, São Paulo ( dias 1º e 3 ) e Rio de Janeiro em dia 29 de Março no Estádio Engenhão. 

Passou duas vezes no Brasil para apresentar sua ópera Ça Ira: em 2008 em Manaus e em 2013 em São Paulo. Texto: Wikipédia.



Bitrate: 192Kbps.

Álbuns.

Ron Geesin & Roger Waters - Music From The Body (Soundtrack 1970)
01. Our Song
02. Sea Shell and Stone
03. Red Stuff Writhe
04. A Gentle Breeze Blew Through Life
05. Lick Your Partners
06. Bridge Passage for Three Plastic Teeth
07. Chain of Life
08. The Womb Bit
09. Embryo Thought
10. March Past of the Embryos
11. More Than Seven Dwarfs in Penis-Land
12. Dance of the Red Corpuscles
13. Body Transport
14. Hand Dance
15. Breathe
16. Old Folks Ascension
17. Bed-Time-Dream-Clime
18. Piddle in Perspex
19. Embryonic Womb-Walk
20. Mrs. Throat Goes Walking
21. Sea Shell and Soft Stone
22. Give Birth to a Smile


The Pros And Cons Of Hitch Hiking (1984)
01. 4:30 AM (Apparently They Were Travelling Abroad)
02. 4:33 AM (Running Shoes)
03. 4:37 AM (Arabs with Knives and West German Skies)
04. 4:39 AM (For the First Time Today, Part 2)
05. 4:41 AM (Sexual Revolution)
06. 4:47 AM (The Remains of Our Love)
07. 4:50 AM (Go Fishing)
08. 4:56 AM (For the First Time Today, Part 1)
09. 4:58 AM (Dunroamin, Duncarin, Dunlivin)
10. 5:01 AM (The Pros and Cons of Hitch Hiking, Part 10)
11. 5:06 AM (Every Stranger’s Eyes)
12. 5:11 AM (The Moment of Clarity)


Roger Waters & The Bleeding Heart Band - When The Wind Blows 
(Soundtrack 1986)
01. When The Wind Blows
02. The Russian Missile
03. Towers Of Faith
04. Hilda's Dream
05. The American Bomber
06. The Anderson Shelter
07. The British Submarine
08. The Attack
09. The Fallout
10. Hilda's Hair
11. Folded Flags


Radio K.A.O.S (1987)
01. Radio Waves
02. Who Needs Information
03. Me Or Him
04. The Powers That Be
05. Sunset Strip
06. Home
07. Four Minutes
08. The Tide Is Turning (After Live Aid)


The Wall: Live In Berlin (1990)
CD 1.

01. In the Flesh?
02. The Thin Ice
03. Another Brick in the Wall (Part 1)
04. The Happiest Days of Our Lives
05. Another Brick in the Wall (Part 2)
06. Mother
07. Goodbye Blue Sky
08. Empty Spaces
09. Young Lust
10. One of My Turns
11. Don't Leave Me Now
12. Another Brick in the Wall (Part 3)
13. Goodbye Cruel World

CD 2.

01. Hey You
02. Is There Anybody Out There?
03. Nobody Home
04. Vera
05. Bring the Boys Back Home
06. Comfortably Numb
07. In the Flesh
08. Run Like Hell
09. Waiting for the Worms
10. Stop
11. The Trial
12. The Tide Is Turning


Amused To Death (1992)
01. The Ballad of Bill Hubbard
02. What God Wants, Pt. 1
03. Perfect Sense, Pt. 1
04. Perfect Sense, Pt. 2
05. The Bravery of Being Out of Range
06. Late Home Tonight, Pt. 1
07. Late Home Tonight, Pt. 2
08. Too Much Rope
09. What God Wants, Pt. 2
10. What God Wants, Pt. 3
11. Watching TV
12. Three Wishes
13. It’s a Miracle
14. Amused to Death


In The Flesh (Live 2000)
CD 1.

01. In The Flesh
02. The Happiest Days Of Our Lives
03. Another Brick In The Wall, Part 2
04. Mother
05. Get Your Filthy Hands Out Of My Desert
06. Southampton Dock
07. Pigs On The Wing, Part 1
08. Dogs
09. Welcome To The Machine
10. Wish You Were Here
11. Shine On You Crazy Diamond (Parts 1-8)
12. Set The Controls For The Heart Of The Sun
 

CD 2.

01. Breathe (In The Air)
02. Time
03. Money
04. Every Strangers Eyes
05. Perfect Sense Part I And II
06. The Bravery Of Being Out Of Range
07. It's A Miracle
08. Amused To Death
09. Brain Damage
10. Eclipse
11. Comfortably Numb
12. Each Small Candle


ÇA IRA: There Is Hope (2005)
CD 1.

01. Gathering Storm
02. Overture
03. Garden in Vienna 1765
04. Madame Antoine Madame Antoine
05. Kings Sticks And Birds
06. Honest Bird Simple Bird
07. I Want to Be King
08. Let Us Break All the Shields
09. Grievances of the People
10. France in Disarray
11. To Laugh Is to Know How to Live
12. Slavers Landlords Bigots at Your Door
13. The Fall of the Bastille
14. To Freeze in the Dead of Night
15. So to the Streets in the Pouring Rain
16. Dances And Marches
17. Now Hear Ye
18. Flushed With Wine
19. The Letter
20. My Dear Cousin Bourbon of Spain
21. The Ship of State Is All at Sea
22. Silver Sugar And Indigo
23. To the Windward Isles
24. The Papal Edict
25. In Paris There´s a Rumble Underground

CD 2.

01. The Fugitive King
02. But the Marquis of Boulli Has a Trump Card Up His
03. To Take Your Hat Off
04. The Echoes Never Fade From That Fusillade
05. The Commune de Paris
06. Vive la Commune de Paris
07. The National Assembly Is Confused
08. The Execution of Louis Caapet
09. Adieu Loius for You It´s Over
10. Last Night on Earth
11. Adieu My Good And Tender Sister
12. Liberty
13. And in the Bushes Where They Survive

Opção 1. Opção 2.

The Wall (2015)
CD 1.

01. In the Flesh
02. The Thin Ice
03. Another Brick in the Wall Part I
04. The Happiest Days of Our Lives
05. Another Brick in the Wall Part II
06. The Ballad of Jean Charles de Menezes
07. Mother
08. Goodbye Blue Sky
09. Empty Spaces
10. What Shall We Do Now
11. Young Lust
12. One of My Turns
13. Don't Leave Me Now
14. Another Brick in the Wall Part III
15. Last Few Bricks
16. Goodbye Cruel World

CD 2.

01. Hey You
02. Is There Anybody Out There?
03. Nobody Home
04. Vera
05. Bring the Boys Back Home
06. Comfortably Numb
07. The Show Must Go On
08. In The Flesh
09. Run Like Hell
10. Waiting For The Worms
11. Stop
12. The Trial
13. Outside The Wall


Opção 1. Opção 2.

Is This The Life We Really Want? (2017)
01. When we were Young
02. Déjà Vu
03. The Last Refugee
04. Picture That
05. Broken Bones
06. Is this the Life we Really Want?
07. Bird in a Gale
08. The Most Beautiful Girl
09. Smell the Roses
10. Wait for Her
11. Oceans Apart
12. Part of Me Died

Opção 1. Opção 2.

The Soldier's Tale: Narrated By Roger Waters (2018)
01. Part I: The Soldiers March
02. Part I: The Soldier is Tired
03. Part I: Airs by a Stream
04. Part I: As You Can Hear...
05. Part I: The Soldiers March (Reprise)
06. Part I: Eventually, Joseph Reaches his Home Village...
07. Part I: Pastorale
08. Part I: The Soldier, Disconsolate...
09. Part I: Pastorale (Reprise)
10. Part I: The Soldier, Slowly Coming Back to Himself...
11. Part I: Airs by a Stream (Reprise) - To Stretch Out on the Grass...
12. Part I: Hey Satan, You Bastard...
13. Part I: Airs by a Stream (2nd Reprise)
14. Part I: Nowt to be Gained Here...
15. Part II: The Soldiers March (2nd Reprise): Down a Hot and Dusty Track...
16. Part II: He Doesn't Even Know Himself...
17. Part II: The Soldiers March, (3nd Reprise): Will he Take the Road to Home...
18. Part II: He doesn't have a Home Anymore...
19. Part II: The Royal March
20. Part II: So all was Arranged...
21. Part II: Later that Night...
22. Part II: The Little Concert - Light Floods the Eastern Sky...
23. Part II: The Soldier, with a Confident Air...
24. Part II: Three Dances - Tango, Pt. 1
25. Part II: Three Dances - Tango, Pt. 2
26. Part II: Three Dances - Waltz & Ragtime
27. Part II: So First a Tango...
28. Part II: The Devil's Dance
29. Part II: The Devil, Confused...
30. Part II: The Little Chorale
31. Part II: The Devil Recovers Some of his Wits
32. Part II: The Devil's Song - All Right! You'll be Safe at Home...
33. Part II: Hm, a Fair Warning...
34. Part II: Grand Chorale (Part 1)
35. Part II: Spring, Summer, Autumn...
36. Part II: Grand Chorale (Part 2)
37. Part II: Steady Now...
38. Part II: Grand Chorale (Part 3)
39. Part II: Steady, Just Smell the Flowers...
40. Part II: Grand Chorale (Part 4)
41. Part II: Now I have Everything...
42. Part II: Grand Chorale (Part 5)
43. Part II: The Princess, all Excited...
44. Part II: Grand Chorale (Part 6)
45. Part II: And so, Off They Go...
46. Part II: Triumphal March of the Devil

Opção 1. Opção 2.
 
Us + Them (2020)
Live In Amsterdam, June, 2018.

CD 1.

01. Intro
02. Speak to Me
03. Breathe
04. One of These Days
05. Time
06. Breathe (Reprise)
07. The Great Gig In the Sky
08. Welcome to the Machine
09. Déjà Vu
10. The Last Refugee
11. Picture That
12. Wish You Were Here
13. Happiest Days of Our Lives
14. Another Brick In the Wall (Part 2)
15. Another Brick In the Wall (Part 3)

CD 2.

01. Dogs
02. Pigs (Three Different Ones)
03. Money
04. Us & Them
05. Brain Damage
06. Eclipse
07. The Last Refugee (Reprise)
08. Déjà Vu (Reprise)

Opção 1.
Opção 2.
 
The Lockdown Sessions (2022)
01. Mother
02. Two Suns In the Sunset
03. Vera
04. The Gunner's Dream
05. The Bravery of Being Out of Range
06. Comfortably Numb 2022

Opção 1. Opção 2.
 
The Dark Side Of The Moon Redux (2023)
01. Speak To Me
02. Breathe
03. On The Run
04. Time
05. The Great Gig In The Sky
06. Money
07. Us And Them
08. Any Colour You Like
09. Brain Damage
10. Eclipse

Opção 1. Opção 2.

 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.