Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

31/08/2023

Metropolis (1974)

O núcleo da Metropolis eram o tecladista Manfred Opitz e o baixista Michael Westphal, que já tocavam juntos com Zarathustra. Com Michael Sauber (saxofone), Tom Hildebrand (bateria, percussão - anteriormente com a banda Mythos) e Mickie Duwe (voz, guitarra - Agitation Free, Ash Ra Tempel), a banda começou a ensaiar no já lendário Wrangel-Kaserne em Kreuzberg. Pouco tempo depois, a banda conheceu Ute Kannenberg, também conhecida por muitos como Tanja Berg, que era uma convidada regular com esse nome e na época nas paradas, mas já querendo dizer adeus ao negócio de sucesso. Michael Sauber, que mais tarde trabalharia como engenheiro de som (incluindo Morgenrot), deixou a banda após um curto período de tempo. No entanto, todos eles permaneceram juntos como um grupo em vários palcos por um longo tempo. Com o guitarrista Helmut Binzer (Professor Wolff) de Ulm, o programa para a produção do lp planejado foi então elaborado nesta formação.

A Agitation Free recomendou o Studio 70 de Munique, no qual a banda gravou o lp "Metropolis" em dezembro de 1973. O disco contou com a participação do conjunto da Filarmônica de Munique, sob a direção de Hartmut Westphal, irmão do baixista da banda, que arranjou as cordas de algumas faixas e as conduziu em estúdio.

Logo após o lançamento do álbum, que apareceu no recém-fundado selo Pan, de Ariola/BMG, Ute Kannenberg (ela se juntou a Pecks is Food) e Helmut (ele foi para Munique) deixaram a banda. Com o elenco menor, Metropolis desenvolveu um novo programa com o título “Kaleidoscope”. Baseados na história do autor de ficção científica Ray Bradbury, eles criaram um show multimídia com as técnicas de projeção usuais na época (Alf Heuer) e muito gelo seco (e até ingredientes olfativos!), que estreou no esgotado cinema Kant no Natal de 1975. Este concerto, iniciado pela banda foi, aliás, o primeiro evento do gênero que aconteceu na véspera de Natal, deliberadamente colocado no final da noite para que os presentes fossem feitos com antecedência.

Além dos concertos em Bonn (Underground e Beethovenhalle), Frankfurt aM (Sinkkasten), Hamburgo (Grünspan) ou Nuremberg (Komm-Zentrum), também ocorreram eventos em Berlim, seja na escotilha de Mehringdamm, no cinema Kant, no Quartier Latin ou no RIAS Studio 10. Depois de um último show no Sommergarten unter dem Funkturm no verão de 1976, os membros da banda encerraram o projeto. Michael Duwe fundou a Albatros, agência de concertos de Berlim, e em 1978, juntamente com Klaus Schulze, produziu seu primeiro álbum solo "Mickie d's unicorn", lançado em 1979. Manfred Opitz foi, entre outras coisas, o "mentor" da banda Lilli Berlin nos anos 80, tocando com Stefan Waggershausen, George Kranz e Lüül. Michael Westphal foi baixista da The Outs, Ash Ra Tempel, Group 66, entre outras. Ute Kannenberg cantou ao lado de seus projetos solo com a formação jazz-rock da Os Mundi e, mais tarde, voltou com Manfred Opitz, Micky Westphal e Tom Hildebrand na banda Tequila Sunrise. Texto: ProgMusic Paradise! 

Integrantes.

Helmut Binzer (Guitarras)
Michael Westphal (Baixo)
Thomas Hildebrand (Bateria, Percussão)
Manfred Opitz (Teclados, Vocais, Violão)
Michael Duwe (Vocais, Violão, Guitarra Elétrica)
Ute Kannenberg (Vocais, Percussão)

Convidados.

Heinz Loch (Flauta)
Giuseppe Solera (Oboé)

01. Birth (5:16)
02. Superplasticclub (4:30)
03. Metropolis (9:23)
Part 1: Haven't You Heard?
Part 2: Nostalgia
Part 3: The Dream
Part 4: I'm Leaving The City
04. Dreamweaver (6:12)
05. Glass Roofed Courts (4:42)
06. Ecliptic (9:10)
Part 1: Spaziergang
Part 2: Panic
Part 3: Reassurance

Como Baixar / How To Download.

(320Kbps)

Opção 1.

Opção 2.

 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário