Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

12 fevereiro 2024

Jim Croce - Collection.

Jim Croce nasceu no sul da Filadélfia, Pensilvânia, filho de James Albert Croce e Flora Mary (Babusci) Croce, ambos ítalo - americanos de Trasacco e Balsorano, em Abruzzo e Palermo na Sicília.
 


Croce cresceu em Upper Darby, Pensilvânia, nos arredores de Filadélfia e frequentou a Upper Darby High School. Graduando em 1960, ele estudou na Malvern Preparatory School por um ano antes de se matricular na Universidade de Villanova, onde se formou em psicologia e se especializou em alemão. Ele se formou com um diploma de bacharel em 1965. Croce era um membro do Villanova Singers e do Villanova Spires. Quando os Spires se apresentavam fora do campus ou faziam gravações, eram conhecidos como The Coventry Lads. Croce também foi aluno de um disc jockey na WKVU (que se tornou WXVU) 

Início de Carreira.

Croce não levou a música a sério até estudar em Villanova, onde formava bandas e se apresentava em festas de confraternização, cafés e universidades em torno da Filadélfia, tocando "qualquer coisa que as pessoas quisessem ouvir: blues, rock, a cappella e música ferroviária. .. qualquer coisa."

A banda de Croce foi escolhida para uma turnê de intercâmbio na África, no Oriente Médio e na Iugoslávia. Mais tarde, ele disse: “Eles comiam o que as pessoas comiam, viviam nos bosques que eles faziam e cantavam para eles. Claro, eles não falam inglês, mas as pessoas entendem o que você está cantando." 

Ao retornar à Filadélfia, ele decidiu se tornar "sério". Mas não havia dinheiro suficiente para viver, tocando em um grupo desconhecido e, então, ele deixou sua paixão.

“Eu trabalhava em um canteiro de obras e era soldador enquanto estudava na faculdade. Mas eu adoraria fazer outra coisa." 

Em 29 de novembro de 1963, Croce conheceu sua futura esposa, Ingrid Jacobson, no Philadelphia Convention Hall durante um hootenanny, onde ele estava julgando uma competição. 

Croce lançou seu primeiro álbum, "Facets", em 1966, com 500 cópias impressas. O álbum foi financiado como um presente de casamento de US $ 500 (US $ 3.861 em 2018 dólares) dos pais de Croce, que determinou que o dinheiro deveria ser gasto para fazer um álbum. Eles esperavam que ele abandonasse a música depois que o álbum falisse, e usasse sua educação universitária para seguir uma profissão "respeitável". No entanto, o álbum foi um sucesso, com cada cópia vendida. 

Anos 60.

Croce casou com sua esposa, Ingrid, em 1966, e se converteu ao judaísmo, pois sua esposa era judia. Ele e Ingrid se casaram em uma cerimônia judaica tradicional. Ele se alistou na Guarda Nacional do Exército no mesmo ano para evitar ser recrutado e enviado para o Vietnã, e serviu na ativa por quatro meses, deixando o serviço uma semana depois de sua lua de mel. Croce, que não era bom com autoridade, teve que passar por treinamento básico duas vezes. Ele disse que estaria preparado se "houver uma guerra em que tenhamos que nos defender com esfregões". 

De meados dos anos 1960 ao início dos anos 1970, Croce se apresentou com sua esposa como dupla. No início, suas performances incluíam canções de artistas como Ian e Sylvia, Gordon Lightfoot, Joan Baez e Arlo Guthrie, mas com o tempo eles começaram a escrever suas próprias músicas. Durante esse período, Croce fez seu primeiro show de longa duração em um bar e churrascaria suburbana em Lima, na Pensilvânia, chamado The Riddle Paddock. Seu set list cobria vários gêneros, incluindo blues, country, rock and roll e folk. 

Em 1968, os Croces foram encorajados pelo produtor de discos Tommy West a se mudar para Nova York. O casal passou um tempo na seção Kingsbridge do Bronx e gravou seu primeiro álbum com a Capitol Records. Durante os dois anos seguintes, eles percorreram mais de 480 mil quilômetros, tocando em pequenos clubes e concertos no circuito de concertos universitários promovendo seu álbum "Jim & Ingrid Croce". 

Desiludidos pela indústria da música e pela cidade de Nova York, eles venderam um violão para pagar o aluguel e voltaram para a Pensilvânia, estabelecendo-se em uma antiga fazenda em Lyndell, onde tocar por US $ 25 por noite (US $ 161 em 2018) não era dinheiro suficiente para viver, e Croce foi forçado a aceitar trabalhos estranhos, como dirigir caminhões, trabalhos de construção e um emprego como professor de violão em um acampamento de verão (“ociosos que preferiam usar mocassins, somente porque são muito preguiçosos para amarrar cadarços”) para pagar as contas, enquanto continuava a compor músicas, muitas vezes sobre os personagens que encontraria nos bares locais e paradas de caminhões, experiências no trabalho, etc. Estes, forneceram o material para músicas como "Big wheel" e "Workin' at the car wash blues". 

Anos 70.

Eles retornaram à Filadélfia e Croce decidiu ser "sério" sobre se tornar um membro produtivo da sociedade. "Eu trabalhei com equipes de construção e fui soldador enquanto estava na faculdade. Mas prefiro fazer outras coisas além de me queimar." Sua determinação de ser "sério" levou a um emprego em uma estação de rádio R&B AM da Filadélfia, onde ele traduziu os comerciais para "soul". 

Em 1970, Croce conheceu o pianista - violonista e cantor e compositor Maury Muehleisen, de Trenton, Nova Jersey, através do produtor Joe Salviuolo.

Salviuolo e Croce eram amigos quando estudavam na Universidade de Villanova, e Salviuolo conhecera Muehleisen quando lecionava no Glassboro State College, em Nova Jersey. Salviuolo reuniu Croce e Muehleisen no escritório de produção de Tommy West e Terry Cashman em Nova York. Croce primeiro apoiou Muehleisen no violão, mas gradualmente seus papéis se inverteram, com Muehleisen acrescentando um violão principal à música de Croce. 

Quando Jim Croce e Ingrid descobriram que iriam ter um filho, Jim tornou-se mais determinado a fazer da música sua profissão. Ele enviou uma fita cassete de suas novas músicas para um amigo e produtor em Nova York, na esperança de conseguir um contrato de gravação. Quando seu filho Adrian James Croce (A. J. Croce) nasceu em setembro de 1971, Ingrid se tornou uma mãe que fica em casa, enquanto Jim foi para a estrada para promover sua música. 

Em 1972, Croce assinou um contrato de três discos com a ABC Records, lançando dois álbuns, "You don't mess around with Jim" e "Life and times". Os singles "You don't mess around with Jim", "Operator (That's not the way it feels)", e "Time in a bottle" (escrito para seu filho ainda não nascido, A. J. Croce), todos receberam airplay. O maior single de Croce, "Bad, bad Leroy Brown", alcançou o primeiro lugar nas paradas americanas em julho de 1973. Também naquele ano, a família Croce mudou-se para San Diego, na Califórnia. 

Croce começou a excursionar pelos Estados Unidos com Muehleisen, apresentando-se em grandes casas de café, em campi universitários e em festivais folclóricos. No entanto, sua situação financeira ainda era ruim. A gravadora tinha lhe dado o dinheiro para gravar seu álbum, e muito do que ganhava era para pagar o adiantamento. Em fevereiro de 1973, Croce e Muehleisen viajaram para a Europa, promovendo o álbum em Londres, Paris, Amsterdã, Monte Carlo, Zurique e Dublin, recebendo críticas positivas. Croce, em seguida, começou a aparecer na televisão, incluindo sua estreia nacional no American Bandstand em 12 de agosto de 1972, The Tonight Show em 14 de agosto de 1972, The Dick Cavett Show em setembro 20/21 1972, The Helen Reddy Show ao ar 19 de julho de 1973, e o recém-lançado The Midnight Special, que ele organizou em 15 de junho. 

De 16 de julho a 4 de agosto de 1973, Croce e Muehleisen retornaram a Londres e se apresentaram no The Old Grey Whistle Test, onde cantaram "Lover's cross" e "Workin' at the car wash blues" de seu próximo álbum "I got a name". Croce terminou de gravar o álbum "I got a name" apenas uma semana antes de sua morte. Enquanto em suas turnês, ele ficou cada vez mais com saudades de casa, e decidiu fazer uma pausa na música e se contentar com Ingrid e A.J. quando sua turnê "Life and times" terminou. Em uma carta para Ingrid que chegou após sua morte, Croce disse a ela que decidiu abandonar a música e continuar escrevendo contos e roteiros de filmes como carreira, e se retirar da vida pública. 

Morte.

Em 20 de setembro de 1973, durante a turnê Croce's Life e Times e no dia anterior ao lançamento de seu single "I got a name", Croce e todos os cinco outros a bordo morreram quando o Beechcraft E18S fretado caiu em uma árvore durante a decolagem do Aeroporto Regional de Natchitoches, em Natchitoches, Louisiana. Outros mortos no acidente foram o piloto Robert N. Elliott, Muehleisen, o comediante George Stevens, o gerente e agente de reservas Kenneth D. Cortese, e o gerente de estradas Dennis Rast. Uma hora antes, Croce havia completado um concerto no Prather Coliseum da Northwestern State University em Natchitoches, e estava voando para Sherman, no Texas, para um concerto no Austin College. Ele tinha 30 anos de idade. 

Uma investigação mostrou que o avião bimotor caiu depois de cortar uma nogueira - pecã no final da pista. O piloto não conseguiu ganhar altitude suficiente para limpar a árvore e não tentou evitá-la, mesmo sendo a única árvore na área. Foi bem depois do pôr do sol, mas havia um céu claro, ventos tranquilos e mais de cinco milhas (8 km) de visibilidade com neblina. 

O relatório do NTSB indicou a causa provável como a falha do piloto em ver a obstrução por causa de sua deficiência física e a névoa reduzindo sua visão. Elliott, de 57 anos, sofria de grave doença arterial coronariana e havia corrido 5 km até o aeroporto, vindo de um motel. Ele tinha um certificado ATP, 14.290 horas de tempo total de voo e 2.190 horas no tipo Beech 18. Uma investigação posterior colocou a única culpa no erro do piloto devido a sua decolagem em direção ao vento em um "buraco negro" - escuridão evidente limitando o uso de referências visuais. 

Croce foi enterrado no Haym Salomon Memorial Park, em Frazer, na Pensilvânia. 

Legado.

O álbum "I got a name" foi lançado em 1 de dezembro de 1973. O lançamento póstumo incluiu três sucessos: "Workin' at the car wash blues", "I'll have to say I love you in a song", e a canção título, que tinha sido usado como tema para o filme "The last American hero", que foi lançado dois meses antes de sua morte. O álbum alcançou a posição nº 2 e "I'll have to say I love you in a song" alcançou a posição nº 9 na parada de singles. 

Um álbum de maiores hits intitulado "Photographs & memories" foi lançado em 1974. Mais tarde lançamentos póstumas incluíram  "Home Recordings: Americana", "The faces I've been, Jim Croce: Classic hits", "Down the highway" e os lançamentos em DVD e CD das apresentações de televisão de Croce: "Have you heard: Jim Croce live". Em 1990, Croce foi introduzido no Hall da Fama dos Compositores. 

No dia 3 de julho de 2012, Ingrid Croce publicou um livro de memórias sobre o marido dela intitulado "I got a name: The Jim Croce story". 

Em 1985, a Ingrid Croce abriu o Croce's Restaurant & Jazz Bar, um projeto que ela e Jim haviam discutido em tom de brincadeira ao longo de uma década antes, no histórico Gaslamp Quarter, no centro de San Diego. Ela possuiu e administrou até o fechamento em 31 de dezembro de 2013. Em dezembro de 2013, ela abriu o Croce's Park West na 5th Avenue, no bairro de Bankers Hill, perto de Balboa Park. Ela fechou este restaurante em janeiro de 2016. Texto: Prog Music Paradise. Site Oficial.



Bitrate: 192Kbps.
 
Álbuns.

You Don't Mess Around With Jim (1972)
01. You Don't Mess Around With Jim
02. Tomorrow's Gonna Be A Brighter Day
03. New York's Not My Home
04. Hard Time Losin' Man
05. Photographs And Memories
06. Walkin' Back To Georgia
07. Operator (That's Not The Way It Feels)
08. Time In A Bottle
09. Rapid Roy (The Stock Car Boy)
10. Box #10
11. A Long Time Ago
12. Hey Tomorrow


I Got A Name (1973)
01. I Got A Name
02. Lover's Cross
03. Five Short Minutes
04. Age
05. Workin' At The Car Wash Blues
06. I'll Have To Say I Love You In A Song
07. Salon And Saloon
08. Thursday
09. Top Hat Bar And Grill
10. Recently
11. The Hard Way Every Time


Life And Times (1973)
01. One Less Set Of Footsteps
02. Roller Derby Queen
03. Dreamin' Again
04. Careful Man
05. Alabama Rain
06. A Good Time Man Like Me Ain't Got No Business (Singin' The Blues)
07. Next Time, This Time
08. Bad, Bad Leroy Brown
09. These Dreams
10. Speedball Tucker
11. It Doesn't Have To Be That Way


Jim & Ingrid Croce - Croce, 1969 (1975)
01. Age
02. Spin, Spin, Spin
03. I Am Who I Am
04. What do People Do
05. Another Day, Another Town
06. Vespers
07. Big Wheel
08. Just Another Day
09. The Next Man That I Marry
10. What The Hell
11. The Man That Is ME


The Faces I've Been (1975)
1961-64 The Spires.
01. This Land Is Your Land
02. Greenback Dollar
03. Pig's Song
1964-67 Facets.
04. Gunga Din
05. Sun Come Up
06. Big Fat Woman
07. Charlie Green Play That Slide Trombone
1967-70.
08. Railroads and Riverboats
09. Railroad Song
10. The Way We Used To
11. Maybe Tomorrow
12. Stone Walls
13. I Remember Mary
14. Country Girl
After 1970.
15. Which Way Are You Goin'
16. King's Song
17. Mississippi Lady
18. Chain Gang Medley
19. Old Man River
The Raps.
20. Carmella...South Philly
21. Cars and Dates, Chrome and Clubs
22. The Chinese
23. Trucks and Ups
24. The Army


The Legend Of Jim Croce (1984)
01. Time In A Bottle
02. These Dreams
03. One Less Set Of Footsteps
04. I Got A Name
05. I'll Have To Say I Love You In A Song
06. Workin' At The Car Wash Blues
07. Alabama Rain
08. Bad Bad Leroy Brown
09. It Doesnt Have To Be That Way
10. New York's Not My Home
11. Tomorrow's Gonna Be A Brighter Day
12. You Don't Mess Around With Jim
13. Chain Gang Medley - Chain Gang He Don't Love You - Searchin'
14. Dreamin' Again
15. Roller Derby Queen
16. Photographs And Memories


Live: The Final Tour (1989)
01. Operator (That's Not The Way It Feels)
02. Roller Derby Queen Dialog
03. Roller Derby Queen
04. Next Time, This Time
05. Trucker Dialogue
06. Speedball Tucker
07. New York's Not My Home
08. Hard Time Losin' Man
09. Ball Of Kerrymuir Dialogue
10. Ball Of Kerrymuir
11. You Don't Mess Around With Jim
12. It Doesn't Have To Be That Way
13. Careful Man Dialogue
14. Careful Man
15. Shopping For Clothes
16. These Dreams


His Greatest Recordings (1998)
01. You Don't Mess Around With Jim
02. Operator (That's Not The Way It Feels)
03. Time In A Bottle
04. One Less Set Of Footsteps
05. Photographs And Memories
06. Tomorrow's Gonna Be A Brighter Day
07. New York's Not My Home
08. Walkin' Back To Georgia
09. I Got A Name
10. Bad, Bad Leroy Brown
11. I'll Have To Say I Love You In A Song
12. Workin' At The Car Wash Blues
13. Dreamin' Again
14. Roller Derby Queen
15. Lover's Cross
16. Hey Tomorrow


Words And Music (1999)
01. Age
02. Operator (That's Not The Way It Feels)
03. The Hard Way Every Time
04. Careful Man
05. A Good Time Man Like Me Ain't Got No Business
06. Next Time, This Time
07. Recently
08. Mississippi Lady
09. Country Girl
10. I Remember Her
11. Five Short Minutes
12. More Than That Tomorrow
13. King's Song
14. Child Of Midnight
15. Stone Walls
16. Which Way are You Goin'?
17. Top Hat Bar And Grill
18. Hey Tomorrow


Classic Hits (2004)
01. You Don't Mess Around With Jim
02. Operator (That's Not The Way It Feels)
03. One Less Set Of Footsteps
04. Bad, Bad Leroy Brown
05. I Got A Name
06. Time In A Bottle
07. It Doesn't Have To Be That Way
08. I'll Have To Say I Love You In A Song
09. Workin' At The Car Wash Blues
10. Photographs And Memories
11. Roller Derby Queen
12. New York's Not My Home
13. Rapid Roy (The Stock Car Boy)
14. Lover's Cross
15. These Dreams
16. A Long Time Ago
17. Alabama Rain
18. Dreamin' Again
19. Salon And Saloon
20. Thursday


The Way We Used To Be: The Anthology (Box Set 2004)
CD 1.

01. You Don't Mess Around With Jim
02. Tomorrow's Gonna Be A Brighter Day
03. New York's Not My Home
04. Hard Time Losin' Man
05. Photographs And Memories
06. Walkin' Back To Georgia
07. Operator (That's Not The Way It Feels)
08. Time In A Bottle
09. Rapid Roy (The Stock Car Boy)
10. Box #10
11. A Long Time Ago
12. Hey Tomorrow
13. One Less Set Of Footsteps
14. Roller Derby Queen
15. Dreamin' Again
16. Careful Man
17. Alabama Rain
18. A Good Time Man Like Me Ain't Got No Business (Singin' The Blues)
19. Next Time, This Time
20. Bad, Bad Leroy Brown
21. These Dreams
22. Speedball Tucker
23. It Doesn't Have To Be That Way

CD 2.

01. I Got A Name
02. Lover's Cross
03. Five Short Minutes
04. Age
05. Workin' At The Car Wash Blues
06. I'll Have To Say I Love You In A Song
07. Salon And Saloon
08. Thursday
09. Top Hat Bar And Grill
10. Recently
11. The Hard Way Every Time
12. Circle Of Style
13. Carnival Of Pride
14. Wear Out The Turnpike
15. Can't Wait
16. (The) Migrant Worker
17. Railroad Song
18. (And) I Remember Her
19. More Than Tomorrow
20. Cotton Mouth River
21. Child Of Midnight
22. The Way We Used To Be
23. Maybe Tomorrow
24. Stone Walls
25. Country Girl
26. Which Way Are You Goin'
27. Mississippi Lady
28. Chain Gang Medley (Chain Gang/He Will Break Your Heart AKA He Don't Love You/...)
29. Ol' Man River
 

CD 3.

01. Operator (That's Not The Way It Feels)
02. Roller Derby Queen Dialog
03. Roller Derby Queen
04. Next Time, This Time
05. Trucker Dialogue
06. Speedball Tucker
07. New York's Not My Home
08. Hard Time Losin' Man
09. Ball of Kerrymuir Dialogue
10. Ball of Kerrymuir
11. You Don't Mess Around With Jim
12. It Doesn't Have To Be That Way
13. Careful Man Dialogue
14. Careful Man
15. Shopping For Clothes
16. These Dreams


The Studio Album Collection (Box Set 2015)
CD 1: Facets (1966)
01. Steel Rail Blues
02. Coal Tattoo
03. Texas Rodeo
04. Charley Green, Play That Slide Trombone
05. The Ballad Of Gunga Din
06. Hard Hearted Hannah (The Vamp From Savannah)
07. Sun Come Up
08. The Blizzard
09. Running Maggie
10. Until It's Time For Me To Go
11. Big Fat Woman

CD 2: Jim & Ingrid Too (1966)
01. Child Of Midnight
02. Marianne
03. Railroads And Riverboats
04. Hard Times Are Over
05. The Railroad Song
06. Maybe Tomorrow
07. PA (Song For A Grandfather)

CD 3: Jim And Ingrid Croce (1969)
01. Age
02. Spin, Spin, Spin
03. I Am Who I Am
04. What Do People Do
05. Another Day, Another Town
06. Vespers
07. Big Wheel
08. Just Another Day
09. The Next Man That I Marry
10. What The Hell
11. The Man That Is Me

CD 4: You Don't Mess Around With Jim (1972)
01. You Don't Mess Around With Jim
02. Tomorrow's Gonna Be A Brighter Day
03. New York's Not My Home
04. Hard Time Losin' Man
05. Photographs And Memories
06. Walkin' Back To Georgia
07. Operator (That's Not The Way It Feels)
08. Time In A Bottle
09. Rapid Roy (The Stock Car Boy)
10. Box # 10
11. A Long Time Ago
12. Hey Tomorrow

CD 5: Life And Times (1973)
01. One Less Set Of Footsteps
02. Roller Derby Queen
03. Dreamin' Again
04. Careful Man
05. Alabama Rain
06. A Good Time Man Like Me Ain't Got No Business (Singin' The Blues)
07. Next Time, This Time
08. Bad, Bad Leroy Brown
09. These Dreams
10. Speedball Tucker
11. It Doesn't Have To Be That Way

CD 6: I Got A Name (1973)
01. I Got A Name
02. Lover's Cross
03. Five Short Minutes
04. Age
05. Workin' At The Carwash Blues
06. I'll Have To Say I Love You In A Song
07. Salon And Saloon
08. Thursday
09. Top Hat Bar And Grille
10. Recently

CD 7: The Lost Recordings (2015)
01. You Don't Mess Around With Jim
02. New York's Not My Home
03. Tomorrow's Gonna Be A Brighter Day
04. Walkin' Back To Georgia
05. Hard Time Losin' Man
06. Operator
07. Time In A Bottle
08. Seems Like Such A Long Time Ago
09. Mississippi Lady
10. These Dreams
11. A Good Time Man Like Me Ain't Got No Business (Singin' The Blues)
12. Lover's Cross
 


 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.