Nina
Hagen (nascida Catharina Hagen no dia 11 de março de 1955, na cidade de
Berlim, Alemanha), é uma cantora alemã de grande sucesso internacional,
especialmente por suas atuações e por suas extravagâncias vocais.
Apesar de ser uma renomada roqueira representante da música popular, anteriormente, ela recebeu treinamento vocal formal como cantora de ópera (o que transparece, por exemplo, em sua interpretação de New York, New York).
História.
Filha de Hans Hagen, um argumentista, e de Eva-Maria Hagen, uma atriz e cantora. Seus avós paternos judeus morreram no campo de concentração Sachsenhausen. Seus pais se divorciaram quando ela tinha dois anos de idade. Aos quatro anos, ela começou a estudar balé, ópera e era considerado um prodígio aos nove anos de idade.
Aos 11 anos, sua mãe se casou novamente com Wolf Biermann, cantor de música Popular, que era contra o estabilishment. Biermann influenciou a jovem Hagen que começou a participar da Juventude Livre, grupo alemão ativista nos protestos contra o governo socialista da Alemanha Oriental.
Aos 16 anos, Hagen abandonou a escola após completar o 10º grau e ingressou na banda de “Fritzens Dampferband” . Ela acrescentou canções de Janis Joplin e Tina Turner ao “admissível” setlists.
Começou a estudar música e após a formatura, formou a banda Automobil.
Música e Carreira.
Anos 1970.
Na Alemanha de Leste, se apresentou com a banda Automobil, tornando-se uma das mais conhecidas jovens estrelas. Sua mais famosa canção a partir do início de sua carreira foi “Du tens den Farbfilm vergessen” ( “Você esqueceu o Color Film”) em 1974. No entanto, sua carreira musical na Alemanha de Leste foi abreviada, quando ela e sua mãe deixaram o país em 1976, na sequência da expulsão de seu padrasto.
As circunstâncias que envolveram emigração da família foram excepcionais: foi concedido a Biermann permissão para realizar um concerto televisionado, em Colonia, mas a permissão de voltar a atravessar a fronteira para o seu país de origem foi negada. Durante um período em que a burocracia era a norma, e as famílias divididas pelo muro de Berlim, Hagen apresentou um pedido para deixar o país. Nele, ela alegou ser filha biológica de Biermann, e ameaçou se tornar o próximo Wolf Biermann. Quatro dias depois, seu pedido foi concedido, e ela saiu de Hamburgo. Assinou com a gravadora CBS-filiados. Seu selo a aconselhou a para conhecer a cultura ocidental através de viagens, e ela chegou em Londres durante o auge do movimento punk rock. Hagen foi rapidamente absorvida por um círculo que incluiu The Slits e the Sex Pistols; Johnny Rotten era um admirador especial.
De volta a Alemanha a partir do Verão de 1977, Hagen formou a Nina Hagen Band, em Berlim Ocidental do bairro Kreuzberg. Em 1978 foi lançado seu álbum de estreia.
O álbum ganhou atenção significativa em toda a Alemanha e no estrangeiro, tanto para o seu hard rock e também pelos vocais teatrais de Nina Hagen. No entanto, as relações entre Hagen e os outros membros da banda se deteriorou ao longo das tournées pela Europa, e Hagen decidiu deixar a banda em 1979, embora ainda havia contrato para produzir um segundo álbum. Este LP, Unbehagen (que em alemão significa também desconforto ou inquietação), acabou por ser produzido com a banda, que gravou o instrumental em Berlim e os vocais em Los Angeles, Califórnia. Os outros membros da banda desenvolveram uma bem sucedida carreira musical independente como Spliff.
Entretanto, Hagen persona pública da comunicação social foi constantemente criando tumulto e ela se tornou famosa por uma aparição em um austríaco talk show chamado Clube 2, no qual ela ensinou técnicas de masturbação. Ela também atuou em neerlandês rocker Herman Brood e com a cantora Lene Lovich no filme Cha Cha.
Anos 1980.
A tournée europeia com uma nova banda, em 1980 foi cancelada, Hagen foi para os Estados Unidos. Uma edição limitada de 10 polegadas foi lançado em vinil. Duas músicas de seu primeiro álbum a Nina Hagen Band foi um dos lados, e de duas canções de seu segundo álbum foram Unbehagen sobre o lado-B. Todas as quatro músicas foram cantadas em alemão.
No Outono de 1980, Hagen descobriu que estava grávida, rompeu com o futuro pai da criança, Karmelk Ferdinand, e se mudou para Los Angeles. Sua filha, Cosma Shiva Hagen, nasceu em Santa Monica em 17 de maio de 1981. Em 1982, Hagen lança seu primeiro álbum em Inglês: NunSexMonkRock, dissonantes uma mistura de punk, funk, reggae, e de ópera.
Em 1983, ela lançou o álbum Angstlos na Europa. As aparições públicas foram se tornando estranhas e frequentemente incluíam discussões de Deus, UFOs, questões sociais e de suas convicções políticas, dos direitos dos animais e vivissecção e pedidos de estrangeiro avistamentos.
Seu álbum 1985 Nina Hagen Em Ekstasy foram menos bem sucedidos, mas fez gerar clube hits como “Radio Universal” e uma cobertura de “Spirit in the Sky” e também incluiu uma gravação de 1979, hardcore punk usando a My Way de Frank Sinatra, que tinha sido uma de suas músicas em anos anteriores.
Seu contrato com a CBS terminou e ela lançou o Punk Wedding, independente em 1987, uma celebração de seu casamento com um punk de 18 anos apelidado “Iroquois”. Ela lançou um single em 1986 independente com Lene Lovich, Não matem os animais. Em 1989, o álbum lançado tinha o título Nina Hagen, que foi lançado em tour pela Alemanha.
Em 1989 ela teve um relacionamento com Frank Chevallier de França, com quem ela tem um filho, Otis Chevallier-Hagen.
Anos 1990.
Na década de 1990, Hagen viveu em Paris com seus filhos, Cosma Shiva e Otis. Em 1991 ela visitou a Europa em apoio ao lançamento de seu novo álbum, Street. Em 1992, Hagen tornou-se apresentadora de um programa de TV na RTLplus. No ano seguinte, ela lançou Revolution Ballroom .Em 1996, Hagen colaborou com o compositor de música eletrônica Christopher Franke, e com Rick Jude em “Alquimia do Amor”, a música tema para o filme Tenchi Muyo! In love. Em 1997 ela colaborou com músico alemão de hip hop Thomas D.
Em 1998, Hagen tornou-se a anfitriã de um show britânico semanal de ficção científica ,o Sci-Fi Channel, além de embarcar em outra turnê pela Alemanha. Em 1999, ela lançou o devocional álbum Om Namah Shivay, que foi distribuído exclusivamente on-line, e incluiu uma pura versão musical do mantra Hare Krishna (na vida real, ela acredita que os hindus encarnação de Deus Krishna era conhecido como “o rei de Jerusalém” ). Ela também cantou “Witness” em KMFDM’s Adios.
Também em 1998, ela registrou o hino oficial clube (Eisern União!) Para a União FC Berlim e quatro versões foram emitidas em um único CD com música e Distribuição GmbH Gib.
Em 1999, ela desempenhou o papel de Celia Peachum em The Threepenny Opera de Berthold Brecht e Kurt Weil, juntamente com Max Raabe.
Em 2000, sua canção Schön ist die Welt tornou-se a canção oficial da Expo 2000. Outra canção “Der Wind hat mir ein Lied erzählt” foi um hit menor do mesmo ano. O álbum do regresso foi lançado em fevereiro de 2001, acompanhado por outro tour pela Alemanha. Em 2001 ela colaborou com Rosenstolz e Marc Almond sobre o único Total eclipse / Die Schwarze Witwe.
Hagen foi a voz de Sally na versão alemã de Tim Burton’s The Nightmare Before Christmas, e ela também fez vocais para o filme Hot Dogs por Michael Schoemann. Hagen tem participado em músicas de outras bandas, por exemplo, Oomph!’s song “Fieber”. Texto: Last FM. Fonte: Wikipédia. Editado por: Arruzzo.