Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

02/02/2024

Europe - Discografia.

Europe é uma banda de rock, formada em Upplands Väsby, Suécia, em 1978 sob o nome Force pelo vocalista Joey Tempest e guitarrista John Norum. Apesar de largamente associada com glam metal, o som da banda incorpora elementos de sinfonia, heavy metal (nos primeiros dois discos) e hard rock. Desde a sua formação, os Europe lançaram oito álbuns de estúdio e um álbum ao vivo.
 


O Europe atingiu a fama internacional em 1986 com o seu 3º álbum The Final Countdown, que se tornou um grande sucesso comercial e vendeu mais de três milhões de cópias nos Estados Unidos neste período.  

O Europe foi uma das bandas rock mais bem sucedida dos anos 80 e vendeu neste período mais de quatro milhões de álbuns nos Estados Unidos e mais de 10 milhões de álbuns mundialmente. A banda atingiu dois Top 20 em álbuns na tabela Billboard 200 (The Final Countdown e Out of This World ).
Até hoje o Europe vendeu mais de 20 milhões juntando álbuns mundialmente, fazendo eles o 4º grupo mais bem sucedido da Suécia na história. 

O Europe entrou em hiato em 1992. Os integrantes reuniram-se temporariamente para uma atuação única em Estocolmo na Véspera de Ano Novo 2000 e anunciaram a volta oficial em outubro de 2003. Desde então o Europe lançou três álbuns, Start from the Dark, Secret Society e Last Look at Eden. Em abril de 2012 foi lançado mais um álbum de estúdio, que foi produzido por Kevin Shirley e em Março de 2015 foi lançado o Álbum "War Of Kings", produzido por Dave Cobb, o quinto álbum desde a volta do grupo. 

O Início. 

Em primeira aparição, a banda chamava-se Force, formada em 1978, em Upplands Väsby, Estocolmo e era formada pelo vocalista e tecladista Joey Tempest, o guitarrista John Norum, o baixista Peter Olsson e o baterista Tony Reno. A banda enviou vários demos para as gravadoras, mas disseram-lhes que para poderem ser publicados teriam que cortar os cabelos e cantar em sueco. Dois anos depois, Olsson saiu da banda e foi substituído por John Levén. Alguns meses mais tarde, Levén juntou-se à banda Rising Force de Yngwie J. Malmsteen e o baixista anterior de Malmsteen, Marcel Jacob juntou-se aos Force. Isto só durou três meses, contudo Levén aparentemente tinha conflitos com Malmsteen, portanto ele e Jacob trocaram de lugares novamente. 

Em 1982, a namorada de Tempest colocou o Force no concurso de talentos de Rock Sueco Rock-SM. Competindo contra 4 mil bandas, eles ganharam o concurso, as suas recompensas seriam um contrato de gravação de um álbum por uma pequena gravadora sueca. Tempest venceu a nomeação individual para melhor Vocalista e Norum venceu o nomeação para melhor guitarrista.

Durante o concurso, o Force mudou seu nome para Europe. O seu álbum homônimo foi lançado no ano seguinte alcançando a posição 8 na Suécia e 10 no Japão. O single "Seven Doors Hotel" tornou-se um êxito no top 10 da Tokio Hot 100, do Japão. O segundo álbum, Wings of Tomorrow foi lançado um ano mais tarde, chegando a posição 20 na Suécia. O single Open Your Heart chegou a posição 2 na Suécia, e colocou a CBS Records interessada na banda, oferecendo-lhes um contrato internacional em 1985. O tecladista Mic Michaeli foi brevemente recrutado para tocar nos concertos ao vivo e tornou-se um membro oficial pouco tempo depois. Ao mesmo tempo, Tony Reno foi despedido por causa da sua falta de motivação e por alegadamente faltar aos ensaios. O seu substituto foi Ian Haugland. Em 1985 os Europe gravaram a banda sonora para um filme de adolescentes sueco On the Loose, que lhes deu o êxito Rock the Night com a posição 4 na Suécia. Vários meses mais tarde, Tempest foi convidado a escrever uma canção para o projeto de solidariedade Swedish Metal Aid. Eles escreveu Give A Helping Hand, que iria representar as maiores nomes do rock sueco. O ganho das vendas do single, que foi produzido pelo Kee Marcello guitarrista dos Easy Action, foi doado às pessoas famintas da Etiópia.

Sucesso Mundial. 

No final do ano eles começaram a gravar o seu próximo álbum. O resultado foi The Final Countdown, um êxito mundial lançado em 1986. A faixa título foi Nº1 em 26 países (incluindo as paradas da Gra-Bretanha) e a balada “Carrie” atingiu a 3ª posição na tabela Billboard Hot 100 nos EUA, enquanto a faixa título ficou em oitavo (o álbum também), vendendo ao todo mais de 18 milhões de cópias até hoje, sendo 10 do single da faixa título, e mais 8 do álbum. Faixas como “Rock The Night”, que foi regravada e “Cherokee” também entraram no top 100 da Billboard. Não satisfeito com a predominância de teclados na produção do álbum nem com a imagem comercializada da banda, John Norum decidiu deixar os Europe em Novembro de 1986 para seguir uma carreira solo. Kee Marcello foi convidado a substituí-lo e depois de alguma consideração como compor e cantar (o que acabou não ocorrendo mais tarde) decidiu juntar-se à banda. O ano seguinte incluiu digressões de sucesso pelo continente Europeu e nos EUA. O sucessor de The Final Countdown foi intitulado Out of This World e foi lançado em 1988, com um som muito mais voltado ao AOR que o álbum anterior, numa altura em que os Guns N’ Roses, INXS e os U2 tinham quebrado o monopólio que o hard rock melódico tinha na indústria da música. O álbum venderia dois milhões de cópias, que foi considerado um fiasco comparado com as vendas do álbum e single do anterior. Mais digressões seguiram-se, incluindo uma digressão nos EUA com Def Leppard e um concerto num festival no National Bowl em Milton Keynes, Inglaterra com Bon Jovi, Skid Row e Vixen. 

No final de 1989, o Europe fez um concerto no clube Whisky a Go Go em West Hollywood, Califórnia, sob o pseudónimo Le Baron Boys. Esse nome seria mais tarde usado como o título para uma muito circulada bootleg dos Europe, que continha gravações demo de músicas recusadas pela gravadora. A banda passou os dois anos seguintes praticamente sem atividades (somente tocando no Chile no Festival de Viña Del Mar, além de uma turnê na Ásia), e o álbum Prisoners in Paradise foi lançado no final de 1991 (alcançando apenas a posição 9 na Suécia). Ele recebeu atenção limitada da parte da mídia devido ao "boom" do movimento grunge, começado pelo Nirvana e Pearl Jam. Na véspera de ano novo de 1991, o Europe começou uma nova turnê com um festival Tokyo Dome, onde Tesla, Thunder e Metallica também atuaram. Curiosamente, o espetáculo chamava-se The Final Countdown. Depois de dez anos de viver, gravar e digressar juntos, o Europe decidiu parar no meio da turnê em março de 1992. Desde então, Joey, Norum e Kee lançaram álbuns solo, enquanto os outros membros participaram em diferentes projetos e bandas.

Retorno.

Na celebração do milênio, o Europe tocou em Estocolmo na Véspera de ano novo de 2000. Esse seria o primeiro e único concerto deles com os dois guitarristas. Contudo esta não foi um retorno oficial e sim um evento único. Ao longo dos anos, houve vários rumores da reunião da banda, e em outubro de 2003 foi dado como oficial: o Europe anunciou planos para um novo álbum e uma turnê mundial. A banda então voltou à formação clássica da época de The Final Countdown, com John Norum como único guitarrista. No verão de 2004 o Europe fez uma turnê de verão pela Europa. Os alinhamentos dos concertos incluíam vários clássicos antigos, mas também introduziu a faixa-título do seu novo álbum - Start from the Dark, que foi lançado no final de 2004 (chegando a posição dois na Suécia), e recebeu boas críticas dos críticos da música, vendendo 600 mil cópias.

O Europe começou uma turnê mundial (lançando um vídeo, Live From The Dark, gravado em Londres) e depois de dois anos lançou Secret Society, em outubro de 2006, segundo álbum de estúdio após o retorno, e saindo em turnê mundial. O álbum foi considerado o mais pesado já feito pela banda, sendo bastante superior e melhor produzido que o anterior (chegando a posição 4 na Suécia e 70 na paradas da Europa). O single "Always The Pretenders" chegou a posição 2 na Suécia. Uma nova turnê mundial foi realizada, desta vez tocando também em países do leste europeu pela primeira vez.

Em 2008, o Europe fez um show acústico em Nalen, Estocolmo, chamando o evento de Almost Unplugged. A banda foi acompanhada por um quarteto de violinos e tocou versões trabalhadas das suas músicas, assim como versões cover de músicas de bandas que os influenciaram - Pink Floyd, UFO, Led Zeppelin e Thin Lizzy. Foi lançado em CD no final 2008, e mais tarde em vídeo.
Europe ao vivo em Lovech, 2007

O Europe lançaram em 2009, Last Look at Eden, o terceiro álbum após a volta do Europe, sendo mais comercial que os anteriores, e chegou ao primeiro lugar na Suécia. Em 2010 a banda tocou pela primeira vez no Brasil, se apresentando na cidade de São Paulo.

Em 2011 a banda gravou uma apresentação no glorioso palácio de concertos de Sheperds Bush, em Londres, na qual saiu o vídeo Live in Shepherds Bush, mostrando como o vocalista Joey Tempest tem se mostrado satisfeito com o desempenho do público londrino, pois foi o segundo vídeo gravado lá.
John Leven Durante show ao vivo do Europe em 2010

Em 2012 mais um álbum de estúdio foi lançado, chamado Bag of Bones (que chegou a posição dois na Suécia). Foi produzido com o produtor Kevin Shirley e gravado nos Estados Unidos. A banda voltou ao Brasil, fazendo um show novamente em São Paulo.

Para comemorar o seus trinta anos de carreira em 2013, o grupo fez um show de duas horas e meia no Sweden Rock Festival. Nesta ocasião, participaram: Scott Gorham (Thin Lizzy) e Michael Schenker (UFO). A apresentação saiu em vídeo saiu no final de 2013.

A banda fez uma turnê pela Suécia em 2014, para comemorar os trinta anos do lançamento do álbum Wings of Tomorrow. A turnê se chamou "Wings Over Sweden", onde a banda tocou o álbum na íntegra, incluindo "Lyin' Eyes", nunca tocada ao vivo. A banda continuou em 2014 tocando em grandes festivais na Europa, até pausar para gravar seu novo álbum.

Joey Tempest, junto com os outros integrantes da banda entraram em estúdio no final de 2014 para a gravação do décimo álbum da carreira da banda, War of Kings (que chegou a posição dois na Suécia e cinquenta na Inglaterra). O álbum foi lançado em 2015. A banda fez uma turnê mundial, e voltou aos Estados Unidos após dez anos (o álbum chegou a posição dezoito nas paradas de rock da Billboard e 44 nos álbuns independentes).
Europe em concerto na turnê especial Wings Over Sweden, em Março de 2014

Em 2016 a banda fez uma turnê de verão na Europa e no fim do ano fez uma nova turnê europeia especial, em comemoração aos trinta anos do álbum The Final Countdown. O álbum foi tocado na íntegra, além do mais recente trabalho também tocado na íntegra. A apresentação em Londres foi gravada, e mais um vídeo da banda saiu em 2017, The Final Countdown 30th Anniversary Show - Live at the Roundhouse, sendo a terceira vez na Inglaterra desde 2004.

A banda confirmou em janeiro de 2017 o lançamento de um novo álbum de estúdio, que foi gravado na Abbey Road, em Londres intitulado Walk the Earth, que foi lançado em outubro. Eles tocaram pela terceira vez no Brasil, de novo em São Paulo.

Europe fez uma turné mundial em 2018, promovendo seu novo trabalho. No mesmo ano, a banda foi introduzida ao Swedish Music Hall of Fame. Em 2019, o Europe tocou duas vezes no Brasil, no festival Rockfest, em São Paulo, e também em Curitiba.

Em 2022 o Europe se apresentou pela quarta vez no Brasil, em Fortaleza.
Texto: Wikipédia. Site Oficial.

Integrantes.

Atuais.

Joey Tempest (Vocal, Guitarras Ocasional, 1979-1992, 1999, desde 2003, Teclados, Piano, 1979-1984)
John Norum (Guitarra,
Backing Vocals, 1978-1986, 1999, desde 2003)
John Levén (Baixo,
Backing Vocals, 1981-1992, desde 2003)
Mic Michaeli (Teclados, Piano, 
Backing Vocals, Guitarra Ocasional, 1984-1992, 1999, desde 2003)
Ian Haugland (Bateria, Percussão, 
Backing Vocals, 1984-1992, 1999, desde 2003)

Ex - Integrantes.

Peter Olsson (Baixo, Backing Vocals, 1978-1981)
Marcel Jacob (Baixo,
Backing Vocals,1981, R.I.P 2009)
Tony Reno (Bateria, Percussão, 1978-1984)
Kee Marcello (Guitarra, 
Backing Vocals, 1986-1992, 1999)



Bitrate: 192Kbps.
 
Álbuns.

Force (Pré Europe) - Demos (1982)
01. Hold On
02. Strange
03. The Roses
04. Black Rose
05. Give Me A break
06. Rock On
07. Mystery
08. Midnight Show
09. Endless Voyage Of Dreams
10. Can't Work It Out
11. The Power Of Rock
 

Europe (1983)
01. In the Future to Come
02. Farewell
03. Seven Doors Hotel
04. The King Will Return
05. Boayzont (Instrumental)
06. Children Of This Time
07. Words Of Wisdom
08. Paradize Bay
09. Memorie
 


Wings Of Tomorrow (1984)
01. Stormwind
02. Scream Of Anger
03. Open Your Heart
04. Treated Bad Again
05. Aphasia
06. Wings Of Tomorrow
07. Wasted Time
08. Lyin’ Eyes
09. Dreamer
10. Dance The Night Away


On The Loose (EP 1985)
01. Rock the Night    
02. On the Loose    
03. Broken Dreams    
04. Rock the Night (Movie Edit-Bonus Track)


The Final Countdown (1986)
01. The Final Countdown
02. Rock the Night
03. Carrie
04. Danger on the Tark
05. Ninja
06. Cherokee
07. Time Has Come
08. Heart of Stone
09. On the Loose
10. Love Chaser
 
Bonus Tracks (Live At Hammersmith Odeon, London 1987).
11. The Final Countdown
12. Danger On The Track
13. Carrie


Out Of This World (1988)
01. Superstitious
02. Let The Good Times Rock
03. Open Your Heart
04. More Than Meets The Eye
05. Coast To Coast
06. Ready Or Not
07. Sign Of The Times
08. Just The Beginning
09. Never Say Die
10. Lights And Shadows
11. Tower´s Callin´
12. Tomorrow


Prisoners In Paradise (1991)
01. All or Nothing
02. Halfway to Heaven
03. I'll Cry for You
04. Little Bit of Lovin'
05. Talk to Me
06. Seventh Sign
07. Prisoners in Paradise
08. Bad Blood
09. Homeland
10. Got Your Mind in the Gutter
11. Until My Heart Beats Down Your Door
12. Girl from Lebanon
 
Bonus Tracks. 
13. Break Free
14. Yesterday`s News


Start From The Dark (2004)
01. Go To Have Faith
02. Start From The Dark
03. Flames
04. Hero
05. Wake Up Call
06. Reason
07. Song No. 12
08. Roll With You
09. Sucker
10. Spirit Of The Underdog
11. America
12. Settle For Love
 


Secret Society (2006)
01. Secret Society
02. Always the Pretenders
03. Getaway Plan
04. Wish I Could Believe
05. Let the Children Play
06. Human After All
07. Love Is Not the Enemy
08. Mother’s Son
09. Forever Traveling
10. Brave and Beautiful Soul
11. Devil Sings the Blues


Extended Versions (Live 2007)
01. The Final Countdown
02. Danger On The Track
03. Carrie
04. Time Has Come
05. Rock the Night
06. I'll Cry for You
07. On The Loose
08. Cherokee
09. On Broken Wings
10. Let The Good Times Rock


Almost Unplugged (2008)
01. Got To Have Faith
02. Forever Travelling
03. Devil Sings The Blues
04. Wish You Where Here (Pink Floyd Cover)
05. Dreamer
06. Love To Love
07. The Final Countdown
08. Yesterdays News
09. Since I Been Loving You
10. Hero
11. Suicide
12. Memories
13. Superstitious
14. Rock The Night


Last Look At Eden (2009)
01. Prelude
02. Last Look At Eden
03. Gonna Get Ready
04. Catch That Plane
05. New Love In Town
06. The Beast
07. Mojito Girl
08. No Stone Unturned
09. Only Young Twice
10. U Devil U
11. Run With The Angels
12. In My Time
 


The Final Countdown: The Best Of Europe (2010)
CD 1.

01. The Final Countdown
02. Carrie
03. Rock The Night
04. Superstitious
05. Love Chaser
06. Cherokee
07. Open Your Heart
08. Let The Good Times Rock
09. Sign Of The Times
10. More Than Meets The Eye
11. Tomorrow
12. Prisoners In Paradise (Single Edit)
13. I'll Cry For You (Radio Edit)
14. Halfway To Heaven
15. Sweet Love Child (Previously Unreleased)
16. The Final Countdown 2000
17. Time Has Come
18. Heart Of Stone
 

CD 2.

01. On Broken Wings
02. In The Future To Come
03. Seven Doors Hotel
04. Stormwind
05. Scream Of Anger
06. Dreamer
07. Ninja
08. Coast To Coast
09. Ready Or Not
10. Seventh Sign
11. Got Your Mind In The Gutter
12. Aphasia
13. A Long Time Comin'
14. Girl From Lebanon
15. Wings Of Tomorrow
16. Danger On The Track
17. Never Say Die
18. Lights And Shadows


Live Look At Eden (2011)
01. Last Look At Eden
02. Love Is Not The Enemy
03. Superstitious
04. Scream of Anger
05. No Stoner Unturned
06. New Love In Town
07. Seventh Sign
08. Rock The Night
09. The Beast
10. The Final Countdown
 


Bag Of Bones (2012)
01. Riches To Rags
02. Not Supposed To Sing the Blues
03. Firebox
04. Bag Of Bones
05. Requiem
06. My Woman My Friend
07. Demon Head
08. Drink And A Smile
09. Doghouse
10. Mercy You Mercy Me
11. Bring It All Home
12. Beautiful Disaster
 


Live At Sweden Rock: 30th Anniversary Show (2013)
CD 1.

01. Intro/Riches To Rags
02. Firebox
03. Not Supposed To Sing The Blues
04. Scream Of Anger
05. Superstitious
06. No Stone Unturned
07. New Love In Town
08. In The Future To Come
09. Paradize Bay
10. Girl From Lebanon
11. Prisoners In Paradise
12. Always The Pretenders
13. Drink And A Smile
14. Open Your Heart
15. Love Is Not The Enemy
16. Sign Of The Times
 

CD 2.

01. Start From The Dark
02. Wings Of Tomorrow
03. Carrie
04. Jailbreak (Special Guest: Scott Gorham)
05. Seven Doors Hotel
06. Drum Solo
07. The Beast
08. Let The Good Times Rock
09. Lights Out (Special Guest: Michael Schenker)
10. Rock The Night
11. Last Look At Eden
12. The Final Countdown
 


War Of Kings (2015)
01. War Of Kings
02. Hole In My Pocket
03. The Second Day
04. Praise You
05. Nothin' To Ya
06. California 405
07. Days Of Rock 'N' Roll
08. Children Of The Mind
09. Rainbow Bridge
10. Angels (With Broken Hearts)
11. Light It Up
12. Vasastan (Instrumental) (Bonus Track)

Opção 1. Opção 2.

The Final Countdown: 30th Anniversary Show, Live At The Rondhouse (2017)
01. Hole in My Pocket
02. The Second Day
03. Praise You
04. Nothin to Ya
05. California 405
06. Angels (With Broken Hearts)
07. Days of Rock 'N' Roll
08. Children of the Mind
09. Rainbow Bridge
10. Vasastan
11. Light it Up
12. War of Kings
13. The Final Countdown
14. Rock the Night
15. Carrie
16. Danger on the Track
17. Ninja
18. Cherokee
19. Time Has Come
20. Heart of Stone
21. On the Loose
22. Love Chaser
23. The Final Countdown (Reprise)


Opção 1. Opção 2.

Walk The Earth (2017)
01. Walk The Earth
02. The Siege
03. Kingdom United
04. Pictures
05. Election Day
06. Wolves
07. GTO
08. Haze
09. Whenever You're Ready
10. Turn To Dust
 

Opção 1. Opção 2.

 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário