Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

04/02/2024

Flash And The Pan - Discografia.

Flash And The Pan foi um grupo musical australiano de new wave (essencialmente um projeto de estúdio em andamento) formado em 1976 por Harry Vanda e George Young, ambos ex-membros do Easybeats; eles eram uma equipe de produção e composição conhecida como Vanda & Young. O primeiro sucesso do grupo nas paradas foi seu single de estreia em 1976, "Hey, St. Peter", que alcançou o quinto lugar no Australian Kent Music Report Singles Chart. O single seguinte, "Down Among the Dead Men", alcançou a quarta posição na Austrália em 1978; foi renomeado como "And the Band Played On" para lançamento internacional.

Seu álbum de estreia homônimo foi lançado em dezembro de 1978, apresentando a faixa "Walking in the Rain", originalmente o lado B de "Hey St. Peter". A música foi posteriormente gravada por Grace Jones e lançada como o último single de seu álbum Nightclubbing (maio de 1981). Sua versão teve mais sucesso na Nova Zelândia, alcançando o número 34. O segundo álbum do Flash and the Pan, Lights in the Night (início de 1980), alcançou a posição número 1 na Swedish Albums Chart. "Waiting for a Train", o single principal de seu terceiro álbum, Headlines, alcançou o número sete no UK Singles Chart em 1983.

História.

Flash and the Pan foi formado em Sydney, Austrália, em meados de 1976, inicialmente como uma banda de estúdio de pop rock, por Harry Vanda e George Young, ambos na guitarra, teclado e voz. A dupla havia sido os principais membros criativos do Easybeats e, posteriormente, trabalharam como compositores e produtores, Vanda & Young, tanto na Austrália quanto no Reino Unido. Eles eram agentes de A&R da Albert Productions e seus produtores internos no Albert Studios em Sydney, a partir de meados de 1973.

O single de estreia de Flash and the Pan, "Hey, St. Peter", que eles co-escreveram e co-produziram "como uma distração envolvente do trabalho real de produção de discos para outros artistas", foi lançado em setembro de 1976 pela Albert Productions. Alcançou a 5ª posição no Kent Music Report Singles Chart em fevereiro de 1977. O musicólogo australiano Ian McFarlane sentiu que "a música foi baseada em um som acessível porém inventivo de synth-pop, com ênfase nos vocais falados de George e no refrão gritado".

John Paul Young (sem parentesco com o George), falando com Kathy McCabe da News Corp Australia, relembrou a história da música: "George estava em Nova York conversando com o porteiro do hotel sobre o tempo e o cara afro-americano disse 'Bem, cara, quando chegar a minha hora, direi a São Pedro: "Você não pode me mandar para o inferno, já cumpri minha pena no inferno em Nova York!" George apenas pegava coisas que eu ou você dizíamos e as transformava em canções." John Paul Young teve singles de sucesso escritos e produzidos por Vanda & Young, incluindo "Yesterday's Hero" (1975) e "Love Is in the Air" (1977).

"Hey, St. Peter" foi lançado internacionalmente em julho de 1977 pela Mercury Records para a Europa continental, onde alcançou a posição 6 na parada de singles Ultratop 50 da Bélgica e a posição 7 no Dutch Top 40 da Holanda. No Reino Unido, apareceu no selo Ensign Records, e para o mercado norte-americano foi lançado em julho de 1979 pela Epic Records - alcançou a posição 76 na Billboard Hot 100 em agosto daquele ano. "Down Among the Dead Men", seu segundo single, foi lançado na Austrália em julho de 1978, alcançando a quarta posição no Kent Music Report. No UK Singles Chart, alcançou a posição 54 (rebatizado de "And the Band Played On"). Em novembro eles lançaram seu terceiro single, "The African Shuffle".

O álbum de estreia do grupo, Flash and the Pan, foi lançado na Austrália em dezembro de 1978 pela Albert Productions, e internacionalmente no ano seguinte pela Mercury, Ensign e Epic. Foi gravado no Albert Studios em Sydney; a dupla co-produziu e co-escreveu nove de suas dez faixas. Além de Vanda e Young, os músicos incluíam Ray Arnott na bateria, Les Karski no baixo e Warren Morgan no piano. Arnott foi recrutado por Vanda & Young para Albert para um contrato de gravação; Karski produziu o primeiro álbum solo de Arnott, Rude Dudes (1979), além de tocar o baixo. A Ray Arnott Band, que incluía Karski e Morgan, fez uma turnê para divulgar o álbum.

Embora Flash and the Pan aparecessem em várias paradas nacionais - incluindo alcançar a 14ª posição na Swedish Albums Chart da Suécia e a 80ª posição na Billboard 200 dos EUA - a dupla não apoiou seu lançamento com uma turnê: "eles preferiram a santidade de seu enclave de 24 faixas no Albert Studio." Steven McDonald do AllMusic avaliou o álbum com quatro estrelas e meia e explicou que o álbum tinha "algumas composições seriamente perturbadas, com música peculiar mas que chama a atenção, salpicada de letras estranhas e pontiagudas. Uma trilha sonora para o lado negro da lua que vale bastante a pena procurar."

Para o segundo álbum de estúdio do grupo, Lights in the Night (início de 1980), Vanda e Young usaram novamente Arnott, Karski e Morgan. Todas as oito faixas foram co-escritas por Vanda e Young, que também co-produziram. O álbum alcançou o top 100 na Austrália e alcançou o primeiro lugar na Swedish Albums Chart em junho. Forneceu dois singles, "Welcome to the Universe" (julho de 1980) e "Media Man" (dezembro de 1980).

Em outubro de 1981, a artista britânica Grace Jones lançou sua versão cover de "Walking in the Rain", o lado B de "Hey, St. Peter", como single, que alcançou a 34ª posição na Nova Zelândia. Dmetri Kakmi forneceu ao Stereo Stories sua lembrança de ouvi-lo pela primeira vez: "Fui transportado. As letras de Vanda e Young e a performance imparcial de Jones capturaram a inquietação, alienação e emoções reprimidas de uma adolescência sufocada ... No final da faixa, eu foi libertado, retirado de uma educação tradicional grega e dirigido para um futuro cheio de horizontes amplos."

Headlines, seu terceiro álbum de estúdio, apareceu em agosto de 1982. Juntando-se a Vanda e Young no estúdio estavam Arnott; Alan Dansow; Lindsay Hammond no backing vocal e vocal principal (emprestado pela Cheetah); Ian Miller na guitarra; Ralph White nos instrumentos de sopro e teclados; e Stevie Wright nos backing vocals, bem como nos vocais principais em duas faixas, "Where Were You?" (julho de 1982) e "Waiting for a Train" (dezembro de 1982), ambas lançadas como singles. McFarlane sentiu que Headlines "apresentava uma abordagem mais básica de rock, mas sem perda de potência ou originalidade". Headlines alcançou a 13ª posição na Swedish Albums Chart.

O grupo de Hammond, Cheetah, foi recrutado por Vanda & Young para Alberts em 1978. Arnott, Karski e Miller eram todos membros do Cheetah em 1982, ao lado de Hammond e sua irmã, Chrissie. Wright foi colega de banda da dupla no Easybeats, e eles escreveram e produziram material para sua carreira solo, incluindo seu hit número um "Evie" (abril de 1974).

"Waiting for a Train" alcançou o top 100 na Austrália, mas teve maior sucesso nas paradas da Europa quando lançado lá em abril de 1983: alcançou a 7ª posição no Reino Unido, No. 15 na Bélgica e No. 26 na Holanda. De acordo com Duncan Kimball do MilesAgo, é "uma música com claras conotações de drogas que poderia muito bem ter sido escrita sobre a situação de Stevie".

No final de 1984, eles lançaram seu quarto álbum de estúdio, Early Morning Wake Up Call, que Neil Lade do The Canberra Times opinou que mostrava que a dupla estava "contente em descansar sobre os louros... ele caíram no mundo das canções ‘engenhosas’ ... [e] um exercício do suave e enfadonho ... Letras banais ficam ainda mais moles com o trabalho vocal monótono." Seu próximo álbum de estúdio, Nights in France, apareceu em outubro de 1987 pela Epic Records. Forneceu dois singles, "Ayla" em setembro e "Money Don't Lie" em abril de 1988. Seu último álbum de estúdio, Burning up the Night, foi lançado em outubro de 1992 com mais dois singles, "Burning up the Night" (outubro ) e "Living on Dreams" (março de 1993). A partir daí, a dupla se concentrou em compor e produzir trabalhos para outros artistas. Texto: Wikipédia. Tradução por: Antonio Dutra Jr.
 


Bitrate: 192Kbps.
 
Álbuns.

Flash And The Pan (1978)
01. The African Shuffle
02. California
03. Man In The Middle
04. Walking In The Rain
05. Hey, St. Peter
06. Lady Killer
07. The Man Who Knew The Answer
08. Hole In The Middle
09. Down Among The Dead Men
10. First And Last
Bonus Tracks.
11. Down Among The Dead Men (Single Version)
12. The African Shuffle (Single Version)
13. First And Last (Single Version)

Opção 1. Opção 2.

Lights In The Night (1980)
01. Media Man
02. Headhunter
03. Restless
04. Welcome To The Universe
05. Make Your Own Cross
06. Lights In The Night
07. Captain Beware
08. Atlantis Calling
Bonus Tracks.
09. Early Morning Wake Up Call
10. Ayla
11. Where Were You
12. Midnight Man
13. Media Man (Single Mix)

Opção 1. Opção 2.

Headlines (1982)
01. Jetsetters Ball
02. Don't Vote
03. Waiting For A Train
04. War Games
05. Where Were You
06. Love Is A Gun
07. Up Against The Wall
08. Psychos On The Street
09. Hey Jimmy
10. Phil The Creole

Opção 1. Opção 2.

Pan-Orama (Coletânea 1983)
01. Down Among The Deadmen
02. Walking In The Rain
03. Captain Beware
04. Hole In The Middle
05. Hey St. Peter
06. Atlantis Calling
07. Lights In The Night
08. Where Were You
09. California
10. Waiting For A Train

Opção 1. Opção 2.

Early Morning Wake Up Call (1984)
01. Early Morning Wake Up Call
02. Communication Breakdown
03. Barking At The Moon
04. Downtown Too Long
05. Opera Singers
06. Midnight Man
07. On The Road
08. Look At That Woman Go
09. Fat Night
10. Believe In Yourself

Opção 1. Opção 2.

Nights In France (1987)
01. Money Don't Lie
02. Nights In France
03. Ayla
04. Yesterday's Gone
05. Drawn By The Light
06. Hard Livin'
07. Saviour Man
08. Bones

Opção 1. Opção 2.

Flash Hits (Coletânea 1988)
01. Waiting For A Train
02. The African Shuffle
03. Hole In The Middle
04. Media Man
05. Love Is A Gun
06. Walking In The Rain
07. Hey, St. Peter
08. Man In The Middle
09. Where Were You
10. Down Among The Dead Men
11. Restless
12. Lights In The Night

Opção 1. Opção 2.

Collection (Coletânea 1990)
01. Hey, St. Peter
02. Yesterday's Gone
03. Waiting For A Train
04. Walking In The Rain
05. Something About You
06. Media Man
07. Hey Jimmy
08. Money Don't Lie
09. Down Among The Dead Men
10. Early Morning Wake Up Call
11. Restless
12. Ayla
13. Where Were You
14. Midnight Man
15. Welcome To The Universe

Opção 1. Opção 2.

Burning Up The Night (1992)
01. Living On Dreams
02. Vacuum Of Emotion
03. Ivy Love
04. Searching For A Headline
05. Bad Love
06. Do It
07. On The Level With You
08. On My Way
09. Burning Up The Night
10. Only The Bad Survive
11. Secret Eyes
12. 3 Into 2

Opção 1. Opção 2.

Midnight Man (Coletânea 1998)
01. Midnight Man
02. Down Among The Dead Men
03. Hey, St. Peter
04. Money Don't Lie
05. Early Morning Wake Up Call
06. Waiting For A Train
07. Where Were You
08. Barking At The Moon
09. On The Road
10. Oper Singers
11. Belive In Youself
12. Fat Night
13. Downtown Too Long
14. Welcome To The Universe

Opção 1. Opção 2.

Ayla: The Best Of Flash And The Pan (Coletânea 2005)
01. Hey, St. Peter
02. Yesterday's Gone
03. Waiting For A Train (Single Mix)
04. Media Man (Single Mix)
05. Money Don't Lie (Single Mix)
06. Down Among The Dead Men
07. Early Morning Wake Up Call
08. Restless
09. Ayla (Single Mix)
10. Where Were You
11. Midnight Man
12. Welcome To The Universe (Single Mix)
13. Lady Killer
14. Captain Beware
15. Love Is A Gun
16. Man In The Middle
17. Make Your Own Cross
18. Atlantis Calling
19. The African Shuffle (Single Mix)
 
 
 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário