Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

06/09/2023

Grobschnitt - Discografia.

Grobschnitt é uma banda de rock alemã que existiu entre 1970 e 1989 e retornou à ativa em 2007. O estilo da banda modificou-se com a passagem do tempo, começando como rock psicodélico nos anos 1970 antes de transformar-se em rock progressivo sinfônico, NDW e finalmente pop rock na metade dos anos 1980. O Grobschnitt tinha por característica utilizar o humor em sua música na forma de barulhos inesperados e letras e conceitos propositalmente tolos (
Wikipédia).


Biografia.

Grobschnitt aconteceu para ‘Eroc’ e ‘Lupo’ em 1965, mas foi em fevereiro de 1971 quando ‘Lupo’ montou uma banda chamada “Charing Cross” com o baixista ‘Barra’ e o baterista ‘Felix’, que convidou ‘Stefan’ e ‘Eroc’ para tocarem juntos. Além deles haviam dois roadies chamados ‘Kleiner Mann’ e ‘Porneaux’.

Eles tocaram para diversas pessoas ao redor da cidade com este grupo. Em novembro de 1971 decidiram acrescentar um organista à banda com quem entraram em estúdio em fevereiro de 1972 gravando assim o primeiro álbum chamado ‘Grobschnitt’. O organista, ‘Hermann Quetting’ havia trazido outro roadie chamado ‘Fiffi’. Assim eram 9 pessoas que formavam o grupo ‘GROBSCHNITT’ inicialmente.

Era um grupo bastante grande. Tiveram o maior equipamento da Alemanha (quase 40 colunas de auto falantes e muitos amplificadores). O barulho era de se assustar. A maioria dos fãs tinham que pôr os dedos nas orelhas quando a banda começava a tocar, ainda mais porque faziam shows em lugares que só podiam suportar 150 pessoas. Imagine o barulho. Palavras de ‘Eroc’ - “Eu tive outras ambições musicais e imaginações. Eu não quis matar a audiência com barulho. Assim dividi o grupo em agosto de 1972. Eu realmente confessarei que este grupo cresceu em cima de minha cabeça.” Assim em setembro de 1972 ele achou o organista ‘Volker Kahrs’ que tocava órgão e baixo em um órgão de duplo teclado. Além deste órgão ele teve um piano-elétrico. Duas semanas depois ‘Lupo’ e ‘Stefan’ procuraram ‘Eroc’ perguntando se podiam se unir a eles. Assim aconteceu e a banda já possuía então dois violões, um baterista e um organista. Mais tarde os dois roadies ‘Kleiner’ e ‘Porneaux’ se uniram a eles também.

Palavras de ‘Eroc’ - “Eu tive outras ambições musicais e imaginações. Eu não quis matar a audiência com barulho. Assim dividi o grupo em agosto de 1972. Eu realmente confessarei que este grupo cresceu em cima de minha cabeça.” Assim em setembro de 1972 ele achou o organista ‘Volker Kahrs’ que tocava órgão e baixo em um órgão de duplo teclado. Além deste órgão ele teve um piano-elétrico. Duas semanas depois ‘Lupo’ e ‘Stefan’ procuraram ‘Eroc’ perguntando se podiam se unir a eles. Assim aconteceu e a banda já possuía então dois violões, um baterista e um organista. Mais tarde os dois roadies ‘Kleiner’ e ‘Porneaux’ se uniram a eles também.

Eles tocaram por toda a Alemanha com o nome ‘GROBSCHNITT’ com alguns números do álbum e muita matéria-prima nova ficando famosos por causa da onda de rock não comercial. Desenvolvendo-se cada vez mais na direção do teatro musical que consiste em música e interpretação os dois roadies passaram a atuar. Os dois mais uma terceira pessoa passaram a operar a maquinaria de efeitos que consistia em luzes, névoa artificial, fogos de artifício e muita ação usando fantasias e assim por diante. 

Com este GROBSCHNITT novo, aconteceram aproximadamente 80 shows. O espetáculo foi registrado para TELEVISÃO alemã. Eles tem as piores e as melhores críticas na Alemanha por causa desta fase - espetáculo. Algumas pessoas quizeram compará-los com Alice Cooper. Alice Cooper queria vender a música dele usando um show de publicidade já o GROB não. Eles queriam dar para o público mais que só música. Queriam mostrar mais do que 4 companheiros trabalhando duro nos instrumentos.

Do álbum tocaram dois números com o grupo novo: Sinfonia e Suntrip em uma versão muito longa com muitos acontecimentos. Decidiram então acrescentar um baixista ao grupo porque ‘Hermann’ se sentia frustrado tendo que fazer todas os baixos nos teclados. O órgão - baixo não era ruim, deu um som distintivo ao grupo, mas ‘Hermann’ podia fazer muito mais no instrumento dele quando não tiver que fazer o papel do baixista. Assim convidaram um baixista ‘Pepe’ para tocar no grupo. Ele ainda não tinha achado outra banda e sempre teve vontade de se unir ao GROB. Começaram então a ensaiar o disco novo ‘Ballermann’. Gastaram $3000 na compra de um baixo. Então ‘Pepe’ teve que vender o carro. Isso mostra que ele é um músico com toda sua alma.

Toda música do GROB era completamente organizada e sincronizada com o espetáculo para dar para o público uma qualidade boa, constante. Só no SUNTRIP todos os músicos podiam improvisar. Mas como disse Eroc, este número era o mais longo do espetáculo. Podia durar 40 ou 50 minutos. O comprimento do espetáculo inteiro era mais de três horas. Era o mais longo de todos os grupos alemães. 

GROBSCHNITT quer dizer ” Desbaste - Corte “. É o nome de um soldado morto em 1918. Um dia acharam uma fotografia velha dele e gostaram do nome. Era bastante incomum mas soava muito interessante, além do mais hoje existem bandas com nomes bem mais estranhos. Tocaram por toda a Alemanha mas nunca fora país. Uma excursão ao longo do Países Baixos foi cancelada por causa de dificuldades com o produtor. Enquanto isso o grupo registrava tudo em áudio. Lupo também era o “produtor” e isso dava a eles um pouco mais de dinheiro. As reações do público eram em todo lugar e tinham que dar bis em quase todos os shows . Havia quase uma briga ao término dos shows quando todo mundo queria adquirir um dos cartazes. Às vezes distribuíam mais de 400 cartazes durante 5 minutos. Haviam lugares onde tocavam 3 vezes durante 4 meses. E em todos shows a casa estava cheia.

O Rock Progressivo entrou na direção mais eletrônica, mais espetáculo e ação e um estilo mais complicado. Disse ‘Eroc’ “-Mesmo com pessoas fazendo música em casa através de computadores, a música tocada por instrumentos naturais nunca morrerá.” Eu fico feliz em dizer que Grobschnitt nunca foi influenciado por outros músicos nem grupos. Eles sempre gostaram da sua própria música. Só ‘Pepe’ gosta dos grupos “Yes” e “Genesis” da Grã Bretanha. Talvez Eroc fosse o único além de Kleiner Mann que tinha um aparelho reprodutor estéreo em casa. Ele tinha um pequeno estúdio onde trabalhava fora as partes eletrônicas e outras para o espetáculo de GROBSCHNITT. E ainda trabalhava para uma estação de rádio alemã fazendo alguns efeitos eletrônicos e assim por diante. Algumas semanas depois tentaram entrar em contato com uma companhia gravadora nova. O produtor em Hamburg tentou mostrar as demos novas a algumas empresas, para adquirir um contrato para o segundo álbum. Mas seis empresas grandes negaram as fitas. A razão: A música do GROBSCHNITT era agora muito distante, muito boa e muito complicada. Não podia vender isto na Alemanha.

Deveriam tentar trabalhar em um rock mais simples para ter a chance de vender um grande número de álbuns. Você pode imaginar o que significou para eles ouvir esta notícias. Decidiram então entrar num estilo próprio, talvez ” muito bom ” para a Alemanha, mas satisfazendo o próprio grupo. A tática era esperar a publicidade crescer o bastante até que as grandes companhias gravadoras viessem bater à porta. Enquanto isso prepararam um álbum duplo com músicas feitas por Eroc. Ele fez todas as trilhas usando um playback.

Logo após veio JUMBO que era o tipo de música que Eroc gostava. Não tinha nada que ver com o grupo. Ele não pensava que este álbum seria vendido nos E.U.A… Seguramente gostariam de passar em excursão pelo E.U.A. mas tinham que ter um contrato com alguma agência americana. E não pensavam que alguma dessas pessoas ja tivessem ouvido falar em GROBSCHNITT. A maioria dos grupos alemães se mantinham em fazendas em algum lugar do país onde podiam ensaiar e fazer barulho tanto quanto queriam. E viver deste modo é bastante barato.

Mas isto não era possível para um grupo como GROBSCHNITT. Todos os músicos da banda eram de um caráter muito difícil. Eroc estava seguro que se passassem junto em uma casa durante só 4 semanas, haveria alguém morto. Eram grandes amigos, mas há reais brigas em qualquer relacionamento.

Especialmente baseado em diferenças musicais. Não é que alguém quebrasse uma garrafa de coca cola em cima do outro se ele não quisesse aceitar uma opinião. O grupo GROBSCHNITT tirou férias aproximadamente 60 ou 70 vezes desde 1971. Mas alguns dias depois estavam juntos novamente. Isso mostra que ele é um grupo com uma personalidade muito bem definida, que consiste em músicos que têm uma opinião muito forte sobre o som que fazem. Isso é bom se você olhar para a maneira letárgica de muitos outros grupos.

GROBSCHNITT nunca ficará falido e separado, porque eles se tornaram fortes com o passar do tempo e aprenderam a viver com este fato.

O grupo tinha se transformado em um puro grupo de Rock Progressivo sinfônico com sinais muito fortes no terceiro álbum. A maioria das pessoas parece pensar que Grobschnitt lembra YES. Eu não discordarei, mas eles têm um som muito próprio. O vocal de Stefan Danielak (Wildschwein) lembra assim de longe Jon Anderson como você pode conferir no CD JUMBO. JUMBO (que também foi gravado em uma versão alemã) consiste em Rock Progressivo sinfônica do melhor tipo para se desfrutar. Nele você encontrará músicas deliciosas como CLOWN e SUNNY SUNDAY SUNSET. DREAM AND REALITY tem um tom mais relaxado, e a parte vocal no meio fecha com chave de ouro esta obra prima.

Do conceito à perfeição. Música, arranjos e atmosfera. ROCKPOMMEL’S LAND é um álbum de Rock Progressivo Sinfônico COMPLETO! Um álbum perfeito sobre um menino jovem que voa em um avião de papel e encontra um pássaro gigantesco que o leva para uma terra de fantasia chamado a Terra de Rockpommel. O álbum consiste em quatro faixas prolongadas, complexas e maravilhosas com absolutamente nenhuma falha. Os arranjos são preenchidos com tudo de melhor: mellotron, órgão e muitos synths soando saboroso aos ouvidos e alguns violões. Não é frequentemente que se tem o prazer de ouvir um álbum tão bom. O que me faz lembrar por que comecei a escutar Rock Progressivo em primeiro lugar. Sinfônico, majestoso, grande e um conceito assim longe da realidade.

Simplesmente declarado: Maravilhoso! A música é bem escrita e o instrumental perfeito, e não há nenhum ponto mostrando destaques aqui. Para qualquer fã de Rock Progressivo Sinfônico, o álbum inteiro é um destaque! As letras são muito divertidas e levam o álbum para um mundo próprio. Próximo a Novalis ” Sommerabend “, Rockpommel’s Land traduz com muita nitidez a personalidade do Grobschnitt, e vale a pena ser conferido.

Daí por diante o grupo fez maravilhas como: 1978 - Solar Music- Live, 1979 - Merry-Go-Round, 1980 - Volle Molle, 1980 - Rock on, 1980 - Illegal, 1982 - Razzia, 1984 - Kinder und Narren, 1985 - Sonnentanz-live, 1987 - Fantasten, 1990 - Last Party - Live. Texto: Karen Rocha (Last FM). 

Integrantes.

Atuais.

Damian Hache (Percussão)
Toni Moff Mollo (Vocais)
Mila Kapolke (Baixo)
Manu Kapolke (Guitarra)
Deva "Tatti" Tatva (Teclados)
Stefan "Willi Wildschwein" Danielak (Vocais, Guitarra)
Stefan "Nuki" Danielak Jr. (Guitarra)
Rolf "Admiral Top Sahne" Moller (Bateria)
 

Ex - Integrantes. 

Gerd-Otto "Lupo" Kuhn (Guitarra)
Joachim "Eroc" Ehrig (Vocais, Bateria, Percussão, Electronics)
Axel "Felix" Harlos (Bateria, Percussão)
Hermann "Quecksilver" Quetling (Teclados, Spinet, Percussão)
Bernhard "Bar" Uhleman (Baixo, Flauta, Percussão)
Volker "Mist" Kahrs (Teclados)
Wolfgang "Popo" Jager (Baixo)
Thomas "Tarzan" Wasskonig (Teclados)
Harald "Commodore Stulle" Eller (Baixo)
Dirk "Sugar Zuckermann" Lindemann (Teclados)

Grobschnitt (1972)
01. Symphony:
Introduction
Modulation
Variation
Finale

02. Travelling
03. Wonderful Music
04. Sun Trip: Am Olberg (Mountain Of Olives)
05. Sun Trip: On The Way
06. Sun Trip: Battlefield
07. Sun Trip: New Era
Bonus Tracks.
08. About My Town (Live At Thg Aula, Hagen 1971)
09. Another Symphony (Live At Stadt. Gymnasium, Gutersloh 1977)


Ballermann (1974)
01. Hello My Dear Friends
02. Sahara
03. Nickelodeon
04. Drummer's Dream
05. Morning Song
06. Magic Train
07. Solar Music Part 1
08. Solar Music Part 2
09. Sahara (Alternate Version-Bonus Track)


Jumbo (English Version 1975)
01. Jupp
02. The Excursion Of Father Smith
03. The Clown
04. Dream And Reality
05. Sunny Sunday's Sunset
06. Auf Wiedersehen
Bonus Tracks.
07. Vater Schmidt / Father Smith (Live At Quartier Latin, Berlin 1981)
08. The Clown (Live At Stadt. Gymnasium, Gutersloh 1977)
09. Sunny Sunday's Sunset (Live At Stadt. Gymnasium, Gutersloh 1977)
10. The A.F. Lunen (Live At Haus der Jugend, Lunen 1977)
11. Snowflakes (Basic Version)


Jumbo D (German Version 1975)
01. Jupp
02. Vater Schmidt's Wandertag
03. Der Clown
04. Traum Und Wirklichkeit
05. Sonntag's Sonnabend
06. Auf Wiedersehen
Bonus Tracks.
07. Vater Schmidt / Father Smith (Live At Jugendheim Niedermuhlenkamp, Bielefeld 1977)
08. The Clown (Live At Haus Der Jugend, Lunen 1977)
09. Sunny Sunday's Sunset (Live At Haus Der Jugend, Lunen 1977)
10. Sonnenflug (Live)
11. Der Olberg, Wie Er Singt Und Lacht (Live At Haus Der Offenen Tur, Rheine 1975)


Rockpommel's Land (1977)
CD 1.

01. Ernie's Reise
02. Severity Town
03. Anywhere
04. Rockpommel's Land
Bonus Tracks.
05. Anywhere (Meditative Instrumental Mix)
06. Rockpommel's Land (Meditative Instrumental Mix)
07. Rockpommel's Medley (Live At Schwarzwaldhalle, Appenweier 1981)

CD 2.

(Live At Winterhuder Fahrhaus, Hamburg 1977)
01. Hallo Hamburg
02. Eroc Tells ... Part 1
03. Ernie's Reise
04. Lupo Tells ... Part 1
05. Severity Town
06. Eroc Tells ... Part 2
07. Rockpommel's Land
08. Lupo Tells ... Part 2
(Live At Grugahalle, Essen 1979)
09. Anywhere
(Live At Stadthalle, Bremen 1979)
10. Rockpommel's Medley


Solar Music Live (1978)
CD 1: Live At Otto Pankok Forum, Mulheim 1978.

01. Solar Music I
02. Food Sicore
03. Solar Music II
04. Muhlheim Special
05. Otto Pankrock
06. Golden Mist
07. Solar Music III
Bonus Tracks.
08. The Missing 13 Minutes (Live At Otto Pankok Forum, Mulheim 1978)
09. Vanishing Towards The East (Live At Otto Pankok Forum, Mulheim 1978)
10. Suntrip (The Roots Of Solar Music)

CD 2: Live At Winterhuder Fahrhaus, Hamburg 1977.

01. Das Fahrhaus-Lied
02. Solar Fahrhaus I
03. Lupo's Theme
04. Solar Fahrhaus II
05. Fahrhaus Special
06. Solar Guitar-Battle
07. Eroc's Fahrhaus
08. Wonderful Mist
09. Solar Fahrhaus III
10. Solar Melody
11. Heavenly Music


Merry-Go-Round (1979)
01. Come On People
02. Merry-Go-Round
03. A.C.Y.M.
04. Du Schaffst Das Nicht
05. Coke Train
06. May Day
Bonus Tracks.
07. Merry-Go-Round (Live At Volkshaus, Zurich 1979)
08. Die Saule Der Nation (Live At Volkshaus, Zurich 1979)
09. May Day (Live At Volkshaus, Zurich 1979)
10. Come On People (Live At Ostwestfalenhalle, Kaunitz 1978)
11. Coke Train (Live At Ostwestfalenhalle, Kaunitz 1978)
12. Merry-Go-Round (Session Remix)


Volle Molle (1980)
01. Kleiner Hauptling Grober Bar
02. Snowflakes
03. A.C.Y.M.
04. Wuppertal Punk
05. Beifall
06. Ein Traum Vom Wald
07. Waldeslied
08. Coke-Train-Show
09. Rockpommel's Land
10. Solar Music Power Play Koln (Bonus Track)


Illegal (1980)
01. The Sniffer
02. Space Rider
03. Mary Green
04. Silent Movie
05. Joker
06. Illegal
07. Simple Dimple
08. Raintime
Bonus Tracks.
09. Silent Movie (Alternate Mix)
10. Joker (Alternate Mix)
11. Mary Green (Live At Quartier Latin, Berlin 1981)
12. The Sniffer (Live At Quartier Latin, Berlin 1981)
13. Du Schaffst Das Nicht (Live At Grugahalle, Essen 1981)

Razzia (1982)
01. Wir Wollen Sterben
02. Remscheid
03. Razzia
04. Der Alte Freund
05. Schweine Im Weltall
06. Poona Express
07. Wir Wollen Leben
Bonus Tracks.
08. Live Intro (Tour 1981 / Live At The Shed, Sprockhovel 1981)
09. Razzia (Alternate Mix / Feat. Volker Mist On Keyboards)
10. Wir Wollen Sterben (Extended Version)
11. Live Intro (Tour 1983 / Live At Philipshalle, Dusseldorf 1983)
12. Razzia (Live At Philipshalle, Dusseldorf 1983)
13. Lupo's Dusseldorfer Komplimente (Live At Philipshalle, Dusseldorf 1983)
14. Poona Express (Live At Philipshalle, Dusseldorf 1983)
15. Wir Wollen Leben (Live At Philipshalle, Dusseldorf 1983)


Kinder + Narren (1984)
01. Kinder Und Narren
02. Paradox
03. Orakel
04. Geradeaus
05. Keine Angst
06. Ich Liebe Dich
07. Augenstern
08. Wie Der Wind
09. Die Kinder Ziehn Zum Strand
10. Konige Der Welt
Bonus Tracks.
11. Keine Angst (Alternate Version)
12. Wie Der Wind (Alternate Version)
13. Konige Der Welt (Alternate Version)
14. Paradox (Live At Hellweghalle, Erwitte 1984)
15. Orakel (Live At Hellweghalle, Erwitte 1984)
16. Die Kinder Ziehn Zum Strand (Live At Hellweghalle, Erwitte 1984)
17. Wie Der Wind (Alternate Mix)


Sonnentanz (Live 1985)
Live At University Hall, Saarbrucken 1985.
01. Explosionen
02. Polar Traum
03. Sonnentanz
04. Neonherz
05. Wir Sind Die Sonne
06. Uhrkampf
07. Solar Energie
Bonus Tracks: Live At Open Flair Festival, Eschwege 1986.
08. Go For Love '86
09. Geradeaus
10. Sonnentanz '86

Fantasten (1987)
01. Auf Dem Seil
02. Fantasten
03. Unser Himme
04. Hallo Mama
05. Sous Le Tapis
06. Mein Leben
07. Mauerblumen
08. Komm' Und Tanz'
09. Film Im Kopf
10. Der Weg Nach Haus
Bonus Tracks.
11. Fantasten (Alternate Mix)
12. Hallo Mama (Alternate Mix)
13. Mein Leben (Alternate Mix)
14. Opening Eschwege (Live At Open Flair Festival, Eschwege 1986)
15. Fantasten (Live At Open Flair Festival, Eschwege 1986)
16. Wie Der Wind (Live At Open Flair Festival, Eschwege 1986)
17. Hallo Mama (Live At Open Flair Festival, Eschwege 1986)
18. Nie Wieder Monotonie (Live At Stadthalle, Hagen 1985)


Last Party (Live 1990)
CD 1.

01. Keine Angst
02. Space Rider
03. Razzia / Illegal
04. Silent Movie
05. Raintime
06. Lupo's Marchenstunde
07. Wie Der Wind
08. Mary Green
09. Anywhere
10. Simple Dimple
11. Unglaublich
12. Silent Movie (Part 2)
Bonus Tracks.
13. Die 5 Wuppertaler
14. Go For Love '89
15. Unser Himmel
16. Komm Und Tanz

CD 2: Live At Stadthalle, Hagen 1989.

01. Ansage Lupo
02. Explosionen '89
03. Polar Traum '89
04. Sonnentanz '89
05. Neonherz '89
06. Wir Sind Die Sonne '89
07. Uhrkampf '89
08. Merlin's Sonne
09. Solar Energie '89
10. Finale Last Party
11. Mary Green
12. Der Weg Nach Haus
13. Abschied


Die Grobschnitt Story 1 (1994)
CD 1.

01. Epilog
02. Winfrid's Worte
03. Live Intro '81
04. Razzia
05. Die Panne von Osnabruck
06. Vater Schmidt in Wuppertal
07. Interview HLV-III
08. Sweetwater
09. Raintime Session
10. Interview WDR-II
11. Dimple Street
12. Der Zauberer
13. Sahara Show
14. Bielefelder Sinfonie
15. Interview AFN
16. Solar Impro
17. Live Finale '81

CD 2.

01. Space Rider
02. Lupo whips it out
03. Illegal
04. Solar Music (Powerplay)
05. Introduction
06. Goodbye Illegal
 


Die Grobschnitt Story 2 (1998)
CD 1.

01. Tom Apple
02. Poona Express
03. Die Story Von 1968 Pt. 1
04. Born To Be Wild
05. Die Story Von 1968 Pt. 2
06. My Little Girl
07. 15 Jahre Später
08. Die Ernie-Show
09. Ernie's Reise
10. Rockpommel's Land
11. Sonnenflug
12. Reicht Das, Otto?
13. Die Mulattin
14. Der Entenmörder
15. Der Skisprung
16. Brutalrock
17. Tom Apple (Live)
18. Remember '71

CD 2.

01. The Real Rider
02. Private Solar Excursion
03. Silent Movie (Alt. Mix)
04. Balli Balli
05. Die Salzmann Show
06. Mary Green (Live)
07. Simple Dimple (Alt. Mix)
08. Herr Thiele
09. Nickelodeon (Playback)
10. Severity Town (Alt. Mix)


The History Of Solar Music 1 (2001)
CD 1.

01. Banana Boat Song
02. I Walk The Line
03. Solar Music Warburg '78
04. Skip ID @ 9 min
05. Skip ID @ 15 min
06. Skip ID @ 23 min
07. Skip ID @ 34 min
08. Skip ID @ 41 min
09. Skip ID @ 50 min
10. Zugabe

CD 2.

01. Solar Music Munster '79
02. Skip ID @ 5 min
03. Skip ID @ 9 min
04. Skip ID @ 15 min
05. Skip ID @ 20 min
06. Skip ID @ 25 min
07. Merry Go Round
08. Solar Music Studio '74
09. Skip ID @ 4 min
10. Skip ID @ 10 min
11. Skip ID @ 14 min
12. Skip ID @ 20 min
13. Skip ID @ 26 min
14. Skip ID @ 29 min


The History Of Solar Music 2 (2002)
CD 1.

01. Solar Music Mysteria
02. Skip ID @ 11 min
03. Skip ID @ 21 min
04. Skip ID @ 30 min
05. Skip ID @ 38 min
06. Skip ID @ 46 min
07. Skip ID @ 50 min
08. Skip ID @ 55 min
09. The J.R. connection '82

CD 2.

01. Solar music Koln '79
02. Skip ID @ 14 min
03. Skip ID @ 21 min
04. Skip ID @ 28 min
05. Solar music Osterholz ' 73
06. Skip ID @ 4 min
07. Skip ID @ 10 min
08. Skip ID @ 15 min
09. Skip ID @ 20 min
10. Skip ID @ 25 min
11. Skip ID @ 29 min
12. Skip ID @ 34 min
13. Skip ID @ 36 min


The History Of Solar Music 3 (2002)
CD 1.

01. Im Schonen Sauerland
02. Etwas Spater ...
03. The Hostalit Chopper
04. Space Rider Meschede '81
05. Lutzows Wilde Verwegene Jagd
06. Erkes Endlose Einleitung
07. Solar Music Meschede '81
08. Skip ID @ 8 min
09. Skip ID @ 15 min
10. Percussion Part
11. The Band in the Band
12. Final Part
13. Zugabe Travelling
14. Zugabe Illegal

CD 2.

01. Suntrip Hagen '69
02. Ansage
03. Solar Music Hagen '75
04. Skip ID @ 12 min
05. Skip ID @ 19 min
06. Skip ID @ 29 min
07. Skip ID @ 38 min
08. Zugabe AF-Song 1
09. Zugabe AF-Song 2
10. Hausmeister Jung
11. Zugabe Sinfonie


The History Of Solar Music 4 (2003)
CD 1.

01. Solar Music Berlin '78
02. Skip lD@ 4 min
03. Skip lD@ 13 min
04. Skip lD@ 19 min
05. Skip lD@ 27 min
06. Skip lD@ 32 min
07. Skip lD@ 39 min
08. Skip lD@ 43 min
09. Skip lD@ 48 min
10. Zugabe Wesel '78
11. Zugabe Koblenz '79

CD 2.

01. Ende Sahara-Show
02. Yorck'scher Marsch
03. Der Western
04. Jerks & Jokes
05. Solar Music Lunen '77
06. Skip ID @ 10 min
07. Skip ID @ 20 min
08. Skip ID @ 30 min
09. Erke's "500"
10. Skip ID @ 45 min
11. Absage
12. Zugabe AF-Song


The History Of Solar Music 5 (2004)
CD 1.

01. Solar Music Gevelsberg '75
02. Skip ID @ 13 min
03. Skip ID @ 23 min
04. Skip ID @ 33 min
05. Razzia Dortmund '83
06. Ansage Lupo
07. Poona Express
08. Ansgae Milla
09. Mary Green
10. Illegal

CD 2.

01. Ansage Lupo
02. Silent Movie
03. Ansage Lupo
04. Raintime
05. Ansage Eroc
06. 12 Jahre Grobschnitt...
07. Ansage Eroc
08. Solar Music Dortmund '83
09. Silent Ride
10. The Flare Factory
11. J.R. whips it out
12. Solar Energy
13. Finale

Zippyshare.

Uloz.to.

The International Story (2006)
CD 1.

01. Die Sinfonie (Live 1973)
02. Nickelodeon (Live 1974)
03. Solar Music Berlin (Live 1978)
04. Skip ID @ 4 min
05. Skip ID @ 13 min
06. Skip ID @ 19 min
07. Skip ID @ 27 min
08. Skip ID @ 32 min
09. Skip ID @ 39 min
10. Skip ID @ 43 min
11. Skip ID @ 48 min

CD 2.

01. Ernies Reise (Live 1977)
02. Severity Town (Alt. Mix 1977)
03. Rockpommel´s Land Finale (Live 1977)
04. Du schaffst das nicht (Live 1981)
05. Simple Dimple (Live 1980)
06. Silent Movie (Live 1981)
07. Raintime (Live 1981)
08. Vater Schmidts Wandertag (Live 1981)
09. Private Solar Excursion (1981)
10. Magic Train (Live 1973)


Live Hagen, 1971 (2007)
01. Take Off (THG Aula)
02. Das Rodeo (THG Aula)
03. About My Town (Volkspark)
04. Die Maschine (Volkspark)
05. About My Town (HDB)


Live Bielefeld 1, 1977 (2007)
01. Der Western
02. Panik...Toni schiebt mit Gas
03. The Excursion of Father Smith
04. The Clown
05. Prof. Dr. Erwin Senkellfub
06. Sunny Sunday Sunset
07. Toni und der Skisprung
08. Bielefelder Sinfonie


Live Bielefeld 2, 1977 (2007)
01. Start
02. Bielefelder Brutalrock
03. Solar Music Bielefeld
04. Skip ID @ 5 min
05. Skip ID @ 20 min
06. Skip ID @ 34 min
07. Skip ID @ 45 min
08. Der A.F. Song
09. End


Live Dusseldorf, 1983 (2007)
01. Start
02. Solar Music Düsseldorf 1983
03. Skip ID @ 15 min
04. Skip ID @ 23 min
05. Skip ID @ 32 min (Bereich)
06. Wir wollen leben
07. Space Rider Zugabe
08. End


Live Donaueschingen, 1981 (2007)
01. Space-Rider
02. Solar Music Powerplay
03. Travelling
04. Illegal Zugabe


Live Emden, 1979 (2008)
01. Die Ernie Show
02. Rockpommels's Land
03. A.C.Y.M
04. Anywhere
05. Solar Music Powerplay
06. Skip ID @ 07 min
07. Skip ID @ 15 min
08. Skip ID @ 23 min
09. Symphony


Live Osnabruck, 1981 (2008)
01. Du schaffst das nicht
02. Space Rider
03. Solar Music Powerplay
04. Skip ID @ 08 min
05. Skip ID @ 12 min
06. Skip ID @ 19 min
07. Skip ID @ 24 min
08. Travelling
09. Illegal


Live (2008)
01. Powerplay Finale
02. Film Im Kopf
03. Medley
04. Könige Der Welt
05. Sonnentanz 2008

Zippyshare.

Uloz.to.

Live (2010)
01. Behind
02. Before
03. Ernie's Reise
04. Severity Town
05. Anywhere
06. Stoney Dance
07. Rockpommels's Land
08. Beyond


Live Hilchenbach, 1974 (2010)
01. Der Western
02. Nickel Odeon
03. Magic Train
04. Etwas Unerwartetes
05. Die Sinfonie


Live Münster, 1977 (2010)
01. Banana Boat Song
02. I Walk The Line
03. Solar Music Münster Pt. 1
04. Solar Music Münster Pt. 2
05. Solar Music Münster Pt. 3
06. Solar Music Münster Pt. 4
07. Solar Music Münster Pt. 5
08. Solar Music Münster Pt. 6
09. Solar Music Münster Pt. 7
10. The Big Munster Cheers
11. Sinfonie Zugabe


Die Grobschnitt Story 0 (2010)
CD 1.

01. Whazz Gaddit (Wutpickel)
02. Die Sinfonie
03. Das Reiselied
04. Wonderful Music
05. Suntrip
06. About My Town
07. Fallstone
 

CD 2.

01. Das D-Lied
02. Das Teelied
03. Die Maschine
04. Das D-Lied (Live)
05. Die Sinfonie (Live)


Live Oldenburg, 1977 (2011)
01. Ansage Eroc
02. I Walk The Line
03. Solar Music Oldenburg Pt. 1
04. Solar Music Oldenburg Pt. 2
05. Solar Music Oldenburg Pt. 3
06. Solar Music Oldenburg Pt. 4
07. Solar Music Oldenburg Pt. 5
08. AF-Song Zugabe
09. Fretter's Record Shop


 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.