Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

25/02/2024

Eddie Vedder - Discografia.

Eddie Vedder (nascido Edward Louis Severson III, em Evanston, 23 de dezembro de 1964) é um cantor, compositor e músico americano, mais conhecido por ser o vocalista e um dos guitarristas da banda de rock Pearl Jam. Ele é famoso por seu tom de voz barítono. Em 1991 fez parte do álbum Temple of the Dog da banda de mesmo nome formada por membros do Soundgarden e Pearl Jam em tributo a Andrew Wood.

Vedder também criou música para álbuns de outros artistas, além de ter uma carreira a solo começando em 2007, quando lançou o seu primeiro álbum como trilha sonora do filme Into the Wild (2007). O seu segundo álbum, Ukulele Songs, e um DVD, Water on the Road, foram lançados em 2011.

Início de vida.

Nascido em 23 de dezembro de 1964 em Chicago, Illinois, com o nome Edward Louis Severson III, é filho de Karen Lee Vedder e Edward Louis Severson, Jr. Seus pais se divorciaram em 1965, e sua mãe casou-se com o advogado Peter Mueller, que o criou. Ele cresceu pensando que Mueller fosse seu pai biológico e usava o nome Edward Mueller. Ele é de ascendência alemã e dinamarquesa.

Enquanto em Evanston, um bairro do subúrbio de Chicago, sua família cuidava de sete crianças adotivas em uma casa de grupo. Em meados da década de 1970, a família, incluindo os três meio - irmãos de Vedder, mudou-se para San Diego, Califórnia. Foi naquela época, aos 12 anos, que Eddie ganhou da mãe uma guitarra de presente de aniversário. Ele passou a usar a música e o surfe como fontes de conforto. Um álbum em especial que teve um grande impacto na sua vida foi Quadrophenia, do The Who. Ele mais tarde disse: "quando eu tinha uns 15 ou 16 anos... eu me sentia completamente só. Eu estava só - exceto pela música".

Sua mãe e seu padrasto se divorciaram quando ele era adolescente, e sua mãe e seus irmãos voltaram para Chicago, mas ele continuou na Califórnia para concluir o ensino médio. Após o divórcio, Vedder descobriu que Peter Mueller era na verdade seu padrasto, e não pai biológico, como havia crescido pensando. Ele havia conhecido seu pai verdadeiro quando criança, mas pensou que o mesmo era um amigo de sua mãe. Ao descobrir a verdade, seu pai já havia morrido anos antes.

Durante seu último ano no ensino médio, Vedder estava morando sozinho e se sustentado com um emprego em uma farmácia. Ele acabou tendo que largar os estudos por não conseguir conciliá-los com o emprego. Ele voltou para Chicago e mudou o nome para Eddie Vedder; sendo Vedder o sobrenome de solteira de sua mãe.

Na década de 1980, trabalhando como garçom, ele fez o supletivo e conseguiu o diploma de ensino médio, e brevemente estudou em uma faculdade por um semestre em Chicago. Em 1984, ele voltou para San Diego com sua namorada na época, Beth Liebling. Ele gravava fitas demo e alternava empregos, entre eles como segurança em um hotel. Ele participou de diversas bandas, como Surf and Destroy e The Butts. Uma dessas bandas, chamada Indian Style, contava com Brad Wilk, que mais tarde seria baterista das bandas Rage Against the Machine e Audioslave. Em 1988, Vedder tornou-se vocalista de uma banda de funk rock chamada Bad Radio. O som da banda era inspirado por Duran Duran, e depois que Vedder juntou-se ao grupo, mudou para um som influenciado pelo Red Hot Chili Peppers.

Carreira.

Em 1990, com o fim da banda Mother Love Bone após a morte do vocalista Andrew Wood devido a uma overdose, Mike McCready, Stone Gossard, Dave Krusen e Jeff Ament formaram a banda Mookie Blaylock. Vedder mandou uma fita demo para a banda e foi aprovado como vocalista. No mesmo ano a banda viria a se chamar Pearl Jam, e se juntaria aos membros do Soundgarden para formar a banda Temple of the Dog, criada por Chris Cornell em homenagem ao amigo Andrew Wood. Em 1991, a banda lançou o álbum homônimo e vendeu mais de 1 milhão de cópias. O single "Hunger Strike" interpretado por Vedder e Cornell, marca a primeira vez que Vedder teve sua voz em um álbum oficial. No documentário "Pearl Jam Twenty" de 2011, Vedder afirmou que essa canção é uma das suas favoritas ou a mais significativa. Vedder e Cornell cantaram a música juntos pela última vez em 26 de Outubro de 2014, num evento beneficente na escola Bridge School, uma instituição de ensino para crianças deficientes criada por Neil Young e sua ex-esposa Pegi, em Mountain View na Califórnia.

A banda lançou o primeiro álbum, Ten pela gravadora Epic Records em 1991. "Ten" (Dez) era o número da camisa do jogador de basquete Mookie Blaylock, que deu origem ao primeiro nome da banda. O álbum lançou a banda ao estrelato e teve várias indicações do Grammy.

Eddie fez ainda a voz de um concerto de The Doors (em memória de Jim Morrison) em 1993 quando a banda foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame.

Ao longo dos anos a banda tornou-se mais coesa, seguindo sempre os seus ideais, quase sempre polêmicos. As suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster tornaram-se marcos do panorama musical. No processo contra a distribuidora de bilhetes, a banda exigiu através dos tribunais que a empresa reduzisse os seus lucros, a fim de diminuir o preço dos bilhetes para os seus concertos, para que os fãs fossem beneficiados.

Somando-se isso ao ativismo político como em 2004 quando a banda realizou, com outras bandas de renome, uma digressão pelos Estados Unidos, numa tentativa de boicotar o voto no então presidente George Bush; chegando a ser criticado por ter queimado em palco uma máscara do mesmo.

Em defesa de causas humanitárias, sociais e ambientais, Pearl Jam tornaram-se uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock, vendendo até à data cerca de 30 milhões de discos nos Estados Unidos e 60 milhões em todo o mundo, sendo a banda recordista de álbuns ao vivo. Em 2006, a revista Rolling Stone descreveu a banda como tendo "passado grande parte da década passada deliberadamente destruir sua própria fama."

Até o momento, a banda já lançou onze álbuns de estúdio: Ten (1991), Vs. (1993), Vitalogy (1994), No Code (1996), Yield (1998), Binaural (2000), Riot Act (2002), Pearl Jam (2006), Backspacer (2009), Lightning Bolt (2013) e Gigaton (2020).

Em 7 de abril de 2017, a banda foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame.

Vida pessoal.

Vedder é ateu. Ele teve uma relação de 17 anos com Beth Liebling, baixista da banda Hovercraft, que se iniciou durante a adolescência, em 1983. Casaram-se em 1994, em Roma, e divorciaram-se em 2000. Em 2001, começou uma relação com a ex-modelo Jill McCormick, com quem tem duas filhas: Olivia James, nascida em 2004, e Harper Moon Margaret, nascida em 2008. Os dois ficaram noivos em 2009 e casaram-se em 18 de setembro de 2010.

Vedder era amigo de Layne Staley, vocalista da banda Alice in Chains, e escreveu a canção "4/20/02" na noite em que ele soube da morte do amigo em 20 de Abril de 2002. Vedder também fez uma homenagem para Staley durante um show do Pearl Jam em Chicago em 22 de Agosto de 2016, dia em que Staley completaria 49 anos; “Hoje é o aniversário de um cara chamado Layne Staley, e nós estamos pensando nele essa noite também. 49 anos”; Vedder disse para o público antes de dedicar a canção Man of the Hour para o amigo.

Vedder era um dos melhores amigos de Chris Cornell, vocalista das bandas Soundgarden e Audioslave. Cornell foi uma das primeiras pessoas que Vedder conheceu fora da banda Pearl Jam após ter se mudado para Seattle em 1990. Eles foram vizinhos por um tempo e fizeram parte da banda Temple of The Dog. Mike McCready, guitarrista do Pearl Jam, falou sobre a amizade deles para a revista Rolling Stone em 2016; "Ed era de San Diego e ele se sentia intimidado em Seattle. Chris recebeu ele de verdade. Ed era super, super tímido. Chris o levou para tomar cervejas e contar histórias. Ele foi tipo, "Ei, bem vindo a Seattle. Eu amo Jeff [Ament] e Stone [Gossard]. Eu te dou a minha benção." A partir daí, ele ficou mais relaxado. Foi uma das coisas mais legais que eu vi o Chris fazer.". Em entrevista para a revista britânica Uncut em Setembro de 2009, Vedder declarou que Cornell é "o melhor cantor que nós temos no planeta". Falando sobre o impacto que Cornell teve em sua vida, Vedder disse ao público de Alpine Valley antes de se apresentar com o amigo num show do Pearl Jam em Setembro de 2011; "Eu não tinha idéia de como ele afetaria minha vida e minha visão sobre música e sobre amizade e o grande impacto que ele teria. Esses caras [os outros membros da Pearl Jam conhecem ele há mais tempo do que eu e o seu impacto é profundo.". A amizade entre Vedder e Cornell também é destacada no documentário Pearl Jam Twenty de 2011.

Vedder é um fã do time de basquete Chicago Bulls e do time de futebol americano Chicago Bears, ele também é um fã de longa data do time de beisebol Chicago Cubs. Ele participou de muitos jogos dos playoffs dos Cubs em 2016 e esteve presente, juntamente com John Cusack, Bill Murray, Bonnie Hunt e Craig Gass na vitória histórica dos Cubs durante o World Series de 2016. Vedder também se tornou fã do time de basquete Seattle SuperSonics enquanto vivia em Seattle, e pôde ser visto na KeyArena muitas noites frequentando os jogos da equipe, antes de sua mudança de cidade em 2008. Ele é amigo de várias figuras esportivas de Chicago, incluindo o ex- lançador da White Sox Jack McDowell, o ex-jogador do Bulls Dennis Rodman, o ex-jogador do Blackhawks Chris Chelios, além de Theo Epstein e do ex-arremessador do Cubs, Kerry Wood. Vedder ocasionalmente usa uma camisa de Walter Payton enquanto se apresenta no palco.

Em novembro de 1993, Vedder e McDowell estavam envolvidos em uma briga de bar em New Orleans, Louisiana, que resultou na prisão de Vedder por embriaguez e perturbação da paz. A música do Pearl Jam "Black, Red, Yellow" (do single "Hail, Hail") é sobre Chicago / Bulls / Rodman / Michael Jordan / Phil Jackson da época do Chicago Bulls. O meio da música apresenta uma mensagem de correio de voz que Rodman deixou para Vedder pedindo a Vedder que retornasse sua ligação. Vedder cantou o hino nacional antes do terceiro jogo das finais da NBA de 1998 em Chicago, e cantou "Take Me Out to the Ball Game" em seis jogos do Cubs, incluindo o Jogo 5 da World Series de 2016. Em 2007, alguns dias antes de se apresentar com o Pearl Jam em Chicago para o Lollapalooza, ele fez o primeiro arremesso no Wrigley Field, a casa dos Cubs. Vedder escreveu uma música a pedido do ex-jogador do Cubs e primeiro baseman Ernie Banks em homenagem aos Cubs chamada "All the Way". Em 18 de setembro de 2008, a música foi disponibilizada para download digital via Pearl no site oficial do Jam por US$ 0,99. O dia depois que os Cubs venceram a World Series 2016, a conta oficial do Twitter dos cubs postou um vídeo de montagem apoiado pela música de Vedder em uma homenagem aos fãs de Cubs. Texto: Wikipédia.



Bitrate: 192Kbps.
 
Álbuns.

Into The Wild (Soundtrack 2007)
01. Setting Forth
02. No Ceiling
03. Far Behind
04. Rise
05. Long Nights
06. Tuolumne
07. Hard Sun
08. Society
09. The Wolf
10. End Of The Road
11. Guaranteed

Opção 1. Opção 2.

Ukulele Songs (2011)
01. Can't Keep
02. Sleeping By Myself
03. Without You
04. More Than You Know
05. Goodbye
06. Broken Heart
07. Satellite
08. Longing To Belong
09. Hey Fahkah
10. You're True
11. Light Today
12. Sleepless Nights
13. Once In A While
14. Waving Palms
15. Tonight You Belong To Me
16. Dream A Little Dream

Opção 1. Opção 2.

Matter Of Time (EP 2020)
01. Matter Of Time
02. Say Hi
03. Just Breathe (Acoustic At Home)
04. Future Days (Acoustic At Home)
05. Growin' Up (Acoustic At Home)
06. Porch (Acoustic At Home)

Opção 1. Opção 2.

Eddie Vedder, Glen Hansard And Cat Power - Flag Day (Soundtrack 2021)
01. My Father's Daughter
02. Flag Day
03. I Think Of Angels
04. Tender Mercies
05. Rather Be Home
06. I Am A Map
07. As You Did Before
08. There's A Girl
09. I'll Be Waiting
10. I Will Follow
11. Wave
12. Drive
13. Dream

Opção 1. Opção 2.
 
 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário