Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

18/08/2023

Odissea (1973)

Nascido como "Pow-Pow" no início dos anos setenta, o grupo mudou seu nome para "ODISSEA" em 1972, após a entrada do guitarrista Luigi "Jimmy" Ferrari. Assim, a formação base era composta de Roberto Zola (vocais, guitarra), Luigi Ferrari (guitarra), Ennio Cinguino (teclados), Alfredo Garone (baixo) e Paolo Cerlati (bateria).

Seu único álbum contém um estilo progressivo melódico inspirado, com oito faixas. Nenhum épico, nenhum conceito. A música é baseada em partes vocais, principalmente, com algumas excelentes pausas instrumentais. O sentimento geral seria algo bem semelhante ao primeiro álbum da banda JUMBO, mesmo que sem os excessos vocais e líricos de Alvaro Fella.

Duas faixas do álbum foram lançadas como compacto duplo, "Unione", juntamente com o instrumental "Crisalide", enquanto “Cuor Di Rubino” foi baseada em uma letra de Jacques Prevert.

O grupo teve uma atividade ao vivo de destaque, apoiando a banda inglesa GENESIS em suas turnês italianas em Abril de 1972 e tocando no “Festival d'Avanguardia In Mestre”, na “IX Mostra di Musica Leggera” em Veneza, juntamente com as bandas BANCO DEL MUTUO SOCCORSO e Rocky’s Filj.

Em 1974 o cantor Roberto Zola deixou a banda para uma carreira solo que nunca começou, enquanto os outros voltaram a tocar como banda de apoio para a cantora Michele (com a qual já haviam tocado em 1971) e com a banda LA FAMIGLIA DEGLI ORTEGA em alguns concertos nos Estados Unidos.

Em 1976, Elio Vergnaghi (vocal) e Aldo Ambrosi (guitarra) se juntaram ao grupo e Odissea fez alguns concertos na Suíça, mas, quando o baterista Paolo Cerlati resolveu parar em 1977, os demais voltaram a tocar com Michele por muitos anos.

Ennio Cinguino (que havia tocado nos anos 60 com o New Blues) e Alfredo Garone ainda tocam no circuito piano-bar.

A banda não tem seu próprio site, mas muitas informações podem ser encontradas aqui: Italianprog. Tradução por: Francisco Pimentel.

Integrantes.

Roberto Zola (Violão de 12 Cordas, Guitarra Acústica, Vocais)
Luigi "Jimmy" Ferrari (Guitarra Elétrica e Acústica, Guitarra de 12 Cordas)
Ennio Cinguino (Piano, Órgão, Mellotron)
Alfredo Garone (Baixo, Violão de 12 Cordas)
Paolo Cerlati (Bateria)
 
 
01. Unione (6:06)
02. Giochi Nuovi Carte Nuove (4:57)
03. Crisalide (4:45)
04. Cuor di Rubino (2:48)
05. Domanda (5:32)
06. Il Risveglio di un Mattino (4:16)
07. Voci (4:04)
08. Conti e Numeri (4:34)
 

(320Kbps)

 
 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.