Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

02/10/2023

Boomerang - Discografia.

No final do ano de 1969 estava tudo acabado para o Vanilla Fudge. Foi neste ano que eles lançaram o seu último álbum, Rock N’ Roll. Devido a crises internas e perda de território para a nova geração do hard americano (Grand Funk, Mountain, Bloodrock), o jeito era dar um tempo mesmo.
 


Os quatro integrantes, então,começaram a “mexer os pauzinhos” e montaram novos grupos e projetos para a promissora década que surgia. Carmine Appice e Tim Bogert formaram o Cactus junto com dois figuras carimbadas da cena roqueira da cidade dos motores, Jim McCarty (ex-Mitch Rider and the Detroit Wheels e Rusty Day (ex-Amboy Dukes). O guitarrista do Vanilla Fudge, Vinnie Martell chegou até a receber uma oferta para tocar com Jimi Hendrix, o que só não rolou porque Hendrix morreu antes. E o líder, tecladista e vocalista do Vanilla Fudge, Mark Stein, formou um combo para tocar Hard pesado, um estilo que era sua verdadeira paixão, sobre o nome de Boomerang. 

O lance era competir com as novas bandas da América e também, quem sabe, até com as inglesas. Stein era muito influente na época e amigo do pessoal do Led Zeppelin (não é a toa que ele estava envolvido naquele mitológico episódio da orgia com peixes marinhos e groupies promovido pela banda inglesa). 

Esses contatos de Stein renderam de cara um contrato com a RCA para o lançamento da estreia do Boomerang em 1971. O resto da banda consistia em Jo Casmir (baixo, vocais), Richard Ramirez (guitarra) e James Galluzi (bateria). 

O estilo do grupo surpreendia logo de cara, com Stein e Casmir dividindo os vocais genialmente, técnica que seria “chupada” pelo Deep Purple em sua formação com David Coverdale e Glenn Hughes lá pelos idos de 1973 / 74. Basta ouvir o disco para confirmar a absurda semelhança das vozes. 

O disco abre com a vigorosa e cavernosa “Juke It”, uma paulada com órgão e guitarra pra lá de pesados. O trabalho de guitarra de Ramirez (com apenas 16 anos de idade) é genial e chega a lembrar o mestre Jimmy Page por volta de 1968/69, ou seja Led I e II meu chapa! Quem curte o estilo Hard do início da década de 70 já começa a vibrar logo na primeira faixa. “Fisherman” vem na sequência e traz um feeling agradável, típico das baladas da época. Aqui já pintam os duetos vocais de Stein e Casmir. 

A próxima é “Hard Times”, que começa acústica e com vocais altíssimos (como Stein já fazia no Fudge). O arranjo e a linha de baixo surpreendem, assim como o solo de guitarra gravado de trás pra frente de Ramirez. O clima continua alto com “Mockingbird” (não confundir com aquela maravilha homônima do Barclay James Harvest), que você jura estar ouvindo Coverdale e Hughes na melhor fase. Inacreditável! 

Em “Cynthia Fever” o timbre da voz de Casmir nos remete aos bons tempos de Trapeze e com não outro senão Mr. Glenn Hughes nos vocais. A semelhança chega a ser engraçada! Já a épica homenagem ao veteranos da guerra do Vietnã, “Brother’s Comin’ Home”, traz belas orquestrações e o piano de Stein, provando que a RCA até investiu uma grana com os rapazes, o que infelizmente acabou não refletindo na reputação comercial do grupo, que nunca existiu para o grande público. 

Esse grande disco termina com “The Peddler”, apostando firme no peso e na cadência tradicional do Hard setentista. 

Stein depois ainda tocaria com Alice Cooper (em sua tour pela Austrália e Nova Zelândia em 1977), Tommy Bolin e Dave Mason entre outros e também promoveu retornos do Vanilla Fudge nos anos 80 e ainda recentemente. Os demais integrantes simplesmente desapareceram, inclusive o jovem guitarrista Ricky Ramirez, que prometia bastante pelo que apresentou nesse álbum. Coisas do Rock, enfim… 

O Boomerang gravou um segundo disco em 1972, que foi arquivado pela gravadora e permanece inédito até os dias atuais por meios “oficiais”. Texto: Bento Araújo: Matéria originalmente publicada na revista Poeira Zine N°4.

Integrantes.

Mark Stein (Vocais, Órgão, Piano)
Richard Ramirez (Guitarra Elétrica e Acústica)
Jo Casmir (Baixo e Vocais)
James Galluzi (Bateria)

Boomerang (1971)
01. Juke It 
02. Fisherman 
03. Hard Times 
04. Mockingbird 
05. Cynthia Fever 
06. Brothers Comin Home 
07. The Peddler


Two (1973)
01. Gepeto Intro
02. Battle
03. Blues For 5
04. Living In The City
05. Montreal Jail
06. Mothers Blues
07. Red House
08. 99 And A Half
09. Gepeto Outro
10. Seawolf


 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.