Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

30/08/2023

Fifty Foot Hose - Cauldron (1967)

Fifty Foot Hose foi uma banda de rock psicodélico formada em São Francisco no final dos anos sessenta e reformada na década de 90. Foi uma das primeiras bandas a fundir o rock com a música experimental. Como outros grupos de seu tempo (muito notáveis nos EUA), sua consciência tentou combinar os sons contemporâneos do rock com os instrumentos eletrônicos e ideias de composição vanguardistas. 

Final dos Anos 60, O Grupo Original.

O grupo original era composto por três membros: o fundador e baixista Louis “Cork” Marcheschi, o guitarrista David Blossom, e sua mulher, a vocalista Nancy Blossom, aumentado pela entrada de Kym Kimsey (bateria) e Larry Evans (guitarra).

Cork Marcheschi (nascido em 1945) cresceu em Burlingame, Califórnia. Na sua juventude, ele tocou com o grupo Ethix, que tocava R&B nos clubes ao redor de São Francisco e Las Vegas, e compôs um single experimental e descontroladamente atonal, “Bad Trip”, em 1966, com a intenção de que a gravação pudesse ser tocada em qualquer velocidade. Interessado nas ideias de compositores experimentais como Edgard Varèse, John Cage, Terry Riley, e George Antheil, Cork construiu seu próprio instrumento eletrônico com uma combinação de elementos como theremins, fuzzboxes, um tubo de papelão e um alto-falante de um bombardeiro da Segunda Guerra Mundial.

David e Nancy Blossom contribuíram com influências psicodélicas e do jazz para a banda. Juntos, o trio gravou uma demo que levou a um acordo com a gravadora Limelight Records, uma subsidiaria da Mercury Records.

Lançaram um álbum, Cauldron, em dezembro de 1967. O álbum é composto por onze canções, incluindo “Fantasy”, “Red the Sign Post” e “God Bless the Child”, uma canção de Billie Holiday. Fizeram uma intrigante mistura de estilos jazzísticos, psicodélicos e rock com ferocidade e avançados efeitos eletrônicos. “Eu não sei se aquilo era imaturo ou prematuro”, disse o critico Ralph J. Gleason.

O disco vendeu muitas copias na época, embora o grupo tivesse um pequeno mas intenso grupo de seguidores em São Francisco e somente excursionarem com outros artistas incluindo Blue Cheer, Chuck Berry e Fairport Convention, quando houve a entrada de Robert Goldbeck (baixo) na banda. Eles se separaram no final de 1969 quando muitos de seus membros participaram do musical Hair, Nancy Blossom tomou a liderança em São Francisco da produção e posteriormente cantando em Godspelll, Larry Evans retorna para sua cidade natal em Muncie, Indiana onde participou de vários grupos de clubes até sua morte em 2008.

Anos 90 - Reforma. 

O interesse em Fifty Foot Hose ressurgiu na década de 1990, quando tornaram-se reconhecidos como precursores para sons de rock eletrônico em grupos como o Pere Ubu, Chrome, Throbbing Gristle e Cauldron, reeditados em CD. Enquanto isso, Marcheschi tornou-se um escultor respeitado, especializado em obras públicas usando neon, plástico e características cinéticas.

Em 1995, Marcheschi reuniu o grupo para performances ao vivo em São Francisco, com uma nova composição de músicos. Essas performances levaram ao lançamento do álbum Live & Unreleased, que foi seguido em 1997 por um novo álbum de estúdio, Sing Like Scaffold. Texto: Wikipédia.
 
Integrantes. 

Larry Evans (Vocal, Guitarra)
Nancy Blossom (Vocal)
David Blossom (Guitarra, Piano)
Terry Hansley (Baixo)
Kim Kimsey (Bateria)
Cork Marcheschi (Efeitos Eletrônicos)
 
01. And After
02. If Not This Time
03. Opus 777
04. The Things That Consern You
05. Opus 11
06. Red The Sign Dust
07. For Paula
08. Rose
09. Fantasy
10. God Bless The Child (Billie Holiday)
11. Cauldron
Bonus Tracks.
12. If Not This Time (Demo Version)
13. Red The Sign Post (Demo Version)
14. Bad Trip (Originally Released As A Single In 1966)
 
(320Kbps)

Opção 1.

Opção 2.
 
 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.