Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript!

11/08/2023

Campo Di Marte - Discograia.

Campo di Marte foi mais uma das inúmeras bandas one shot surgidas na Itália durante a década de 70 que após o lançamento de um disco e devido a falta de apoio pra prosseguir, tiveram que encerrar as atividades precocemente. Mas como boa parte do que aconteceu com essas bandas, o disco deixado é de qualidade ímpar. A maioria das músicas é na verdade uma ótima combinação entre riffs pesados e a fineza progressiva da escola italiana. Os músicos tocaram de forma impecável. O único ponto negativo eu diria que é a produção, mas se pegarmos o fato que o disco foi feito em 1973 e sem muito apoio é completamente compreensível.

Suas peculiaridades são a presença de um dos guitarristas mais importantes na cena italiana progressiva, Enrico Rosa, a ideia de um álbum conceitual antimilitarista, um som muito difícil com características de hard rock e a presença original de duas baterias. Uma característica muito interessante também é a particular dissonância entre o preenchimento dos sons (guitarra, baixo e bateria) e o vazio da voz de Rosa. Os textos antimilitaristas são muito poéticos e descrevem as consequências da guerra que supera a paisagem e a vida dos homens, transformando prados verdes em cemitérios.

Enrico Rosa pode ser considerado um dos guitarristas italianos mais técnicos, fato que é comprovado através de sua grande carreira desenvolvida no jazz e no rock. O nome do grupo lembra a área de Florença e o deus da guerra. A capa do álbum mostra guerreiros turcos que se auto - infligem feridas dolorosas para mostrar sua coragem. A capa também visa mostrar a loucura e o absurdo da guerra.

O disco começa com “Primo Tempo”, uma música que mais me faz lembrar Black Sabbath do que uma banda sinfônica italiana. Bateria dissonante e guitarra entrando em colisão com os teclados criam um hard progressivo. Essas passagens pesadas são contrastadas com climas pastorais de vocais reservados e órgão flutuante além de um momento acústico e de flauta muito bem direcionada. O baixo é pulsante e a bateria não deixa a música perder o oxigênio. Um belo e sinistro início de álbum.

Em “Secundo Tempo” sim eu posso dizer que começa de maneira que podemos esperar de uma banda italiana, suave e acústica com uma bela melodia em que os músicos daquele país sabem fazer muito bem, a flauta onírica cria uma atmosfera densa, mas melódica e só é interrompida com a bateria que ao entrar cria um excelente contraste a música. À medida que a música vai avançando também lhe são acrescidos um tipo de jazz latino e influência em Genesis reforçados por mellotron. Tudo flui suavemente até o maravilhoso final com guitarras distorcidas.

“Terzo Tempo” é uma verdadeira caixa de surpresa. Traz um início confuso e meio cacofônico com Enrico Rossa torturando a guitarra quase em uma veia metal, mas depois de alguns segundos, o piano e os vocais tradicionais mudam radicalmente o humor da música para uma espécie de balada melancólica, mas que logo em seguida muda novamente o seguimento através de um piano que desvia a sua direção para uma música de melodia mais sinfônica. Na verdade as mudanças são continuas nessa faixa, mantendo sempre o interesse do ouvinte, como o bom rock progressivo deve ser.

“Quarto Tempo” parece na verdade duas faixas diferentes, onde a primeira é composta por um solo de órgão barroco na veia de Johan Sebastian Bach, mas que de repente se transforma em uma canção de rock sinfônico de tirar o fôlego, onde todos os instrumentistas dão tudo que eles têm a oferecer. E se isso já não fosse o bastante, apresenta um final acústico surpreendente e que pode ser visto como a cereja do bolo.

“Quinto Tempo” tem o início com intrincados fio de guitarra, seguido por belíssima melodia de flauta, belo também são as melodias vocais. A levada da bateria, guitarra acústica e o órgão é algo fabuloso, assim como uma parte engrandecida pelo uso de mellotron. Na parte final novamente encontra-se a agradável melodia vocal antes que a faixa chegue ao fim. De certa forma uma música bastante previsível, mas que os sutis e inesperados detalhes sempre me agarram em cheio.

“Sesto Tempo” é uma música de excentricidade absurda, parece que a banda misturou todos os estilos que conseguiram criar e os juntou com o único propósito de surpreender o ouvinte despreparado, mas apesar disso, o resultado é fantástico, cada colisão entre as seções acontecem de maneira natural. Tem bastante energia, guitarra às vezes fervorosa, órgão nervoso, sintetizadores e trompetes bem encaixados, um baixo latejante e bateria extremamente bem direcionada e tocada de forma sólida. Deliciosa do começo ao fim.

“Settimo Tempo” é a última música do álbum. Apresenta bons contrastes entre uma guitarra intrincada com o órgão e bateria. Mas é uma faixa tão contraditória e complexa que possui várias mudanças de temas e estilos musicais. Confesso que descrevê-la é complicado, pois fico com receio das palavras destruírem a sua beleza. Um final extremamente digno de encerrar uma obra tão maravilhosa.

Em 2003 gravaram um disco duplo ao vivo, um gravado em 1972 e o outro em 2003. Texto: 80 Minutos.

Integrantes.

Enrico Rosa (Guitarra, Mellotron, Vocal)
Mauro Sarti (Bateria, Flautas, Vocais)
Alfredo Barducci (Trompas, Flauta, Piano, Órgão, Vocal)
Carlo Felice Marcovecchio (Bateria, Vocal)
Paul Richard (Baixo, Vocal)



Bitrate: 320Kbps.
 
Álbuns.

Campo Di Marte (1973)
01. V Tempo (Originally Named Prologo Parte I) (5:57)
02. VI Tempo (Originally Named Prologo Parte II) (6:05)
03. VII Tempo (Originally Named Prologo Parte III) (7:20
04. I Tempo (Originally Named Riflessione Parte I) (8:03)
05. II Tempo (Originally Named Riflessione Parte II) (3:24)
06. III Tempo (Originally Named Epilogo Parte I) (6:20)
07. IV Tempo (Originally Named Epilogo Parte II) (3:12)

Opção 1.

Opção 2.

Concerto Zero Live (1972/2003)
CD 1: Live 1972.
01. Prologio Parte 2 Setimo Tempo (7:55)
02. Alba Secondo Tempo (12:32)
03. Epilogo Quarto Tempo (5:42)
04. Prologio Parte 1 Qinto & Sexto Tempo (5:27)

CD 2: Live 2003.
01. Primo Tempo Settimo Tempos (10:02)
02. Back in Time (3:26)
03. Bluesy Rocky (6:07)
04. Italian Irish (5:02)
05. Secondo Tempo (4:07)
06. Terzo Tempo Quarto Tempo (8:13)
07. Rock Barock (2:45)
08. Outro (3:51)

Opção 1.

Opção 2.
 
 
Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: alex.classicrock@yahoo.com.br

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.